segunda-feira, 28 de março de 2022

999 Critical Condition

 Não compreendo como um cirurgião que opera um cérebro humano ganha menos que um Cristiano Ronaldo.

Acabei de ver na TV uma cirurgia cerebral para remover um tumor. Um processo altamente tecnologico que requer uma meticulosa atenção e também muita sorte. Todos os passos deste tipo de cirurgia, que pode levar mais de 24 horas, precisam de uma pessoa que não é dada a pânico, que é focado e, talvez, que saiba "desligar-se" de sentimentalismos onde estes não vão contribuir para nada de bom. 

É tão fácil cortar uma veia por engano. Ou danificar uma das areas cognitivas do cerebro, como aquela que coordena os movimentos. Tão próximo que o paciente está da morte. A vida deste está toda na vontade do Senhor e nas mãos de um semelhante que estudou para ser cirurgião. 

A sorte desempenha um factor importante. O tumor a ser removido encontrava-se perto de uma zona muito sensível e de difícil acesso. Só foi possível remover cerca de 80% do tumor. Depois surgiu um sangramento que impediu que a cirurgia, de já 16 horas, continuasse. 

Infelizmente o paciente, que ficou intumbado sem capacidade para respirar por si mesmo, nunca mais acordou. Piorou bastante e veio a falecer. 

Deve ter custado uma fortuna - esse derradeiro acto de tentar salvar a própria vida. Provavelmente tem o preço de um pequeno apartamento.

Digam-me lá se o Ronaldo ou algum desportista- não querendo fazer pouco caso do seu trabalho, dedicação e treino, mas digam-me lá se existe alguma partida de futebol que os obrigue a correr em campo por 16 horas.

Infelizmente o paciente teve mais complicações. Incapaz de respirar sem o auxílio de máquinas, não recuperou a consciência e faleceu. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!