segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Nova ocupação suscita considerações



Tenho curiosidade em saber como será viver numa sociedade nórdica. Existe uma reputação tão boa a respeito da forma como tudo está estruturado lá para o Norte do Norte do equador, que dei por mim a achar que não pertenço por onde tenho andado. Pelo menos não nesse sentido.

Desde a semana passada arranjei uma ocupação nova. Estou num hotel a fazer Test-and-trace aos funcionários para o vírus do Covid. Um trabalho temporário (como é evidente) mas que me está a dar um gozo imenso. Também está a abrir-me os olhos. Em mais que um sentido.

1) Constatei, por exemplo, que desde que cheguei ao Reino Unido (cinco anos!) nunca tinha tido um emprego semelhante. Um em que faço pouco e não me canso nada. E ainda sou bem paga. Além disso, trabalho sentada. Não faço quaisquer esforços físicos extremos.

Isto é o oposto de toda a ocupação que arranjei até hoje. E estou a gostar. Trabalho fácil... finalmente descubro-lhe o gosto. (por isso mesmo não vai durar).

2) Esperava, num lugar onde tem de se desinfetar tudo, usar máscaras, luvas e testar todos os funcionários para a presença do virus do Covid, encontrar um esquema de organização fixo e regras específicas para se seguir. Qual quê! Fico pasma como tudo funciona como um outro emprego qualquer. Uns fazem corpo mole, chegam horas atrasados e desaparecem durante o expediente. Outros trabalham mais, cumprem as regras e fazem por as seguir quase à risca. E os empregados a ser testados não se esforçam para colher uma amostra eficaz de células nas vias respiratórias. 

Imaginei então se seria assim em qualquer lugar. Ou será que algumas sociedades são educadas para levar este e qualquer outro tipo de emprego muito a sério, seguindo à risca todos os procedimentos para se evitar contra-contaminação e não deixarem passar nenhuma pessoa com COVID para o meio de outras saudáveis?


Será que na Suécia seria diferente? Noruega? Filândia? Mesmo na Alemanha

Bom, enquanto vos deixo com esta reflexão, vou descansar. Porque daqui a 10 horas estarei novamente pronta a receber aquela zaragatoa no tubo onde despejei algumas gotas de uma solução misteriosa, para depois colocar mais umas gotas na swap que em segundos faz surgir uma linha. Depois digo à pessoa "pode ir" e é esta a minha nova ocupação Aha.

PS: Nisto de estarmos cheios de cuidados, foi possível, a semana passada, detectar um outro vírus - altamente contagioso, que, não sendo o Covid, é também perigoso. O nome não me recordo. Mas foi preciso desinfectar tudo e a médica - presente no local por causa da ameaça do Covid, apareceu para se certificar que o contaminado não espalhou o virus. Graças ao Covid, outras maleitas podem ser apanhadas a tempo. 


4 comentários:

  1. Pois...
    Nunca levei com a zaragatoa, por enquanto!:)
    .
    Deambulava num sonho inacabado
    .
    Beijo, e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  2. Ter um trabalho assim não é para toda a gente. Estime-o lol
    Confesso que não me fascina viver noutro País que não seja Portugal
    .
    Uma semana feliz - cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viver gostava de viver em Portugal. MAS:... Mais do que NUNCA agora apetece-me conhecer o mundo. Não de passeio como antigamente. Mas escolher um canto num país qualquer para lá viver uns dois anos. E depois outro. E outro. E outro.

      Já sabia que ia sofrer de adolescência tardia ahah. É quase sempre o efeito de uma educação castradora :)

      Iria dois anos para um país Nórdico. Digamos que... a Dinamarca. Depois dois anos num país mais quente... Caraíbas. Depois algo mais oriental... o meu Japão!

      Gostava de o ter feito nos 20, que assim ainda me restava muito para viver :)

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!