terça-feira, 3 de agosto de 2021

Música Clássica

Estava no youtube a ouvir uma colectânea de música clássica e a curtir "bué" quando subitamente reparo que a melodia que escuto já há algum invulgar tempo, não me agrada tanto quanto as outras. Vou espreitar o compositor: Beethoven. 

Solto uma risada interior. Só podia...

Quando mais nova perguntaram-me "Qual gostas mais"? - referiam-se a dois diferentes estilos de compositores, onde de um lado estava Beethoven e Mozart e do outro "os outros". 

Escutei excertos e pediram-me para escolher, dando a conhecer a sua preferência pessoal por Beethoven e Mozart. O meu coraçãozinho de oito anos gostou mais das outras. Mas a pessoa pareceu-me interessada em que a minha preferência fosse para Beethoven. Então respondi que gostava da mesma melodia que ela.

Não é que não goste de Beethoven. É dele a melodia que primeiro me emocionou profundamente, sem entender o porquê, que até me deixava muda e introspetiva, cidrada na música. Sem dúvida um compositor sem igual, dentro do seu estilo único e um génio. Claro que gosto. Mas outras composições de outros compositores levam-me mais depressa às emoções. É como se cada nota pudesse ser sentida e tivesse equivalência emotiva. 

A melodia de Beethoven da qual não estava a gostar tanto? Qual é? - pergunta vocemecesses

Sinfonia Nº3 em E Maior. Também conhecida por "Eroica". 

Dizem os peritos (aqueles que sabem tocar e ler música, o que não é o meu caso), que se trata da melhor composição de Bethoven. É um marco na música clássica, porque foi inovadora no estilo, na duração e desafiante. Até então ninguém tinha apresentado composições como aquela e é também a primeira no estilo romântico. 

Composta entre 1803 e 1804 o que eu não sabia mas fiquei a saber é que esta peça musical foi dedicada a Napoleão Bonaparte, e tinha como título o nome de Napoleão. Beethoven identificava-se com os ideais políticos do então primeiro-concil Napoleão Bonaparte e acreditava no conceito anti-monarquico francês. Mas aí Napoleão auto-proclamou-se Imperador de França e Beethoven, enraivecido, rasgou o cabeçalho da pauta, dizendo que afinal ele era como os outros, que ia ignorar o povo e oprimi-lo. 

                         A página aqui apagada até rasgar onde o nome de Napoleão aparecia

Ah, saber que Napoleão chateou Beethoven tal como me chateou a mim quando fui procurar os acervos de registos de casamentos que não existiam numa certa região de portugal porque o sr. "imperador" francês invadiu-nos e destruiu tudo...  Beethoven, estou contigo. 

E assim se aprende tanto sobre história, com uma simples melodia clássica romântica.

Acho que os meus gostos em música clássica têm actual equivalência aos grandes gostos populares por rock. Eu curto mais outras músicas. Não sou tanto main-stream :) 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!