terça-feira, 24 de agosto de 2021

Mariquinhas pé de salsa

 

Estava a observá-los a fazer a si mesmos a colheita de muco nasal. De pé, a olhar em frente, a enfiar a zaragatoa no nariz, sem sequer inclinarem a cabeça para trás. Pergunto-me porquê tanta resistência à ideia de o fazer correctamente. Custa assim tanto inclinar a cabeça para trás?

1) Inclinar a cabeça para trás:
Fazem-no voluntariamente quanto têm de aplicar gotas no nariz. E isso sim, é uma sensação desagradável. Líquido a entrar na cavidade nasal! No entanto, não se queixam e lá vai a cabeça para trás. Porque é que, tratando-se do Covid-19, um vírus altamente contagioso, sem cura e em alguns casos, fatal, esse gesto é recusado? 


2) Enfiar coisas no nariz:
Minha mãe está sempre a lembrar-me: quando era criança enfiava coisas no nariz. E o clássico "dedo dentro do nariz?". Natural até nos bebés.

Não há vez em que esteja na paragem do autocarro ou dentro de um, em que num automóvel parado no semáforo não veja um gajo a escarafunchar ali dentro como se não houvesse amanhã. Uma visão altamente repulsiva e condenável. Julgam-se invisíveis? Pensam que, por estarem dentro do seu espaço pessoal, que ninguém repara no que fazem. E por isso fazem com total à vontade. 


Sim, gajos. É NOJENTO. 
Façam-no em privado, sff.

Mas já que não se incomodam de enfiar o dedo pela cavidade nasal e andar a brincar por lá, porquê a resistência ao uso de um cotonete?

Se inventassem uma brincadeira bem porca envolvendo enfiar coisas no nariz, tenho a certeza que estariam a inclinar a cabeça e a levar com coisas dentro da cavidade nasal com joio. 

Mas como se trata de uma imposição, por um motivo de saúde... perde a graça.

Acho que as pessoas não se apercebem que estão a ser imaturas e infantis.


A mim não me custa absolutamente NADA enfiar a zaragatoa pelo nariz. Não desgosto. Não incomoda. Gosto de perceber a que profundidade esta pode ir. Até dá uma sensação agradável - no sentido de que se andou ali a fazer uma "limpeza à casa". Fica uma sensação Zen

Se inventassem um ritual holístico para melhorar as energias ou acabar com as dores de cabeça, dores de coluna, cansaço nas pernas etc que envolvesse uma zaragatoa a ser enfiada pelo nariz por um médico qualificado e especializado, pagando por isso uns 200 euros, iam as gajas todas a correr ao consultório do charlatão!

E os gajos? Que tanto gostam de se divertir a enfiar os dedos por ali a dentro quando parados no trânsito? Se calhar os gajos deviam profundamente enfiá-las mais vezes pelo nariz... quem sabe deixassem de ser totalmente propensos a ressonar?

"Enfiem-nos" até o cérebro, rapazes!

3 comentários:

  1. Será que existe alguém no Mundo que NUNCA tenha metido o dedo no nariz?
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou essa pessoa de certeza :)
      Como a minha maezinha gosta de me lembrar ocasionalmente, contando "aquela história" do dia em que teve te enfiar um arame pela minha narina a ver se a "desentupia" da obstrução... Aha

      Eliminar
  2. Subscrevo inteiramente e é algo que não custa nada. Vejo muita gente a limpar o sótão e inda mais nojento é escarrarem para o chão.

    Beijos e um bom fim de semana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!