sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Lembram-se da Jamala?

 Um ano antes de Salvador Sobral ter feito o feito de vencer o euro festival da Cançao a vitoria foi para Jamala, uma artista natural da Ucrania.

Vi a sua prestacao ja consagrada  vencedora num blogue que perguntava "qual gostas mais?". Haviam outras favoritas e a autora do blogue, assim como muitos outros comentadores, nao simpatizou com a musica de Jamala e era da opiniao que neste tipo de festival devia-se preferir cancoes mais "roqueiras".

Nestes coisas gosto de nao ter preconceitos e sigo pela emocao. Quando ouvi a seleccao concordei com a escolha.  Jamala emocionou-me com a cancao, na sua voz escutei muita emocao e senti gravidade.

Nao entendo a lingua que fala - mas como grande parte da cancao e cantada em ingles, o tema ficava sub entendido. Se bem que, para mim, tudo estava na emocao.

Oh boy! E se isso se veio a comprovar no ano seguinte com a vitoria de Salvador Sobral! Ninguem entendia a musica toda cantada em portugues. Mas a emocao chegou aos coracoes da maioria e por isso a melodia venceu - com uma GRANDE ajuda da INTERPRETACAO e VOZ do cantor. 

"Music is not fireworks. We live in a time of disposable music". 

Ainda me causa goose bumps lembrar os caminhos que aquela voz conseguia trilhar. Ainda lamento que o SS nao sinta vontade de explorar outros estilos musicais para alem do jazz, para assim partilhar aquela voz e onde ela consegue chegar noutros estilos.

Seja como for, Jamala apareceu na lista de sugestoes do YouTube e com prazer voltei a escutar a sua cancao vencedora do eurofestival da cancao 2016. A letra, para quem nao entendeu o sotaque ingles de Jamala, diz mais ou menos assim.

Quando estranhos aproximam-se e aparecem na tua casa, matam todos e dizem: nao somos culpados. (A emocao na voz dela...)

Onde está a tua mente? A humanidade chora. Voces se acham Deuses, mas todos morrem. Nao engulam a minha alma. A nossa alma.

É aqui que entra o refrao na lingua dela. Não o  entendendo, mas nao é preciso.  Para mim soa a um lamento, um grito e um choro muito emotivo. A certa altura da cancao, ela solta um grave que e mesmo o grito dos gritos do sofrimento humano e da injustica.

A canção era intitulada: 1944.

Tendo eu passado uma hora e meia no YouTube a ouvir as palestras de sobreviventes do holocausto e tambem palestras de descendentes de nazis, sabendo eu que Campos de concentracao nao sao coisas do passado estao bem vivos por toda as partes do mundo, continuo a achar pertinente e emocionante esta cancao de Jamala.

(E no ano seguinte Salvador Sobral enverga uma T-shirt negra a dizer "refugiados" e fala sobre os Campos de refugiados para os quais a Europa  deve prestar mais atenção). 

Penso que, mais recentemente, Jamala fez esta outra musica, que para mim mostra que ela ate tem uma boa voz e, em duvida, sente paixao pelo que faz. Ainda que tenha ajuda eletronica aqui e ali para causar mais impacto a voz é bonita. Concordam?











3 comentários:

  1. Desconheço completamente porque não sigo o festival da canção, mas gostei de ver e ouvir um dos vídeos.

    Quando Sobral ganhou só vi mesmo o final desse festival porque sempre gostei do que o Sobral fazia em termos musicais assim como a sua irmã.

    Beijocas e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual dos videos gostou?
      Tambem nao acompanhava o festival nem o vi esse ano. Mas num convivio familiar o facto de Portugal ser apontado como um dos favoritos do certame e a coincidencia da final se dar nesse dia fez-me ter curiosidade e vemos todos a final. Acho que todos achavam que a musica nao pertencia Ali e duvidavam que vingasse. Entao foi como ver um milagre. Um que algumas pessoas naquela sala aguardavam ha 40 anos, pois em miudos costumavam grocer pela vitoria portuguesa no eurofestival e nunca sentiram outra coisa senao frustracao.

      Vem o Salvador, um interprete emotivo com voz com timbre de anjo e a Irma dele que composed uma melodia a altura da voz do brother. E pronto: combinacao de successo, que levou uma plateia as lagrimas sem entenderem a letra, mas a sentir a emocao que o interprete deu a melodia.

      Foi bonito. E sempre bonito quando somosnl surpreendidos inesperadamente por diversas emocoes so por termos escutado uma melodia.
      😪👏🥰😨🥴😁🎶

      😙

      Eliminar
  2. Também não vejo o festival, mas vi o Salvador Sobral e agora a sua sugestão.
    Tem razão a interprete também canta com o coração e isso faz toda a diferença.

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!