quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A natureza

 Depois de escrever sobre a neve voces comentaram que ando mais feliz. A realidade é que, se o sou por uns momentos, o devo à natureza. Que é tao bela, calmante, honesta, serena'mesmo quando violenta.

Se depender da natureza humana ando muito triste. No emprego tive provas irrefutaveis de descriminação racial e nepotismo. Demorei a abrir os olhos e quando eles se abrem fico espantada com o meu nivel de ingenuidade.

 Acredito sempre que a minha postura de trabalho é o que vai marcar a sorte. Mas nao é. E ando aqui todo o santo dia a aguardar que me sejam enviados turnos, sem poder relaxar. Nao vejo um filme, nao tiro uma soneca, nao saio para ir as compras.

Enquanto isso a miudas filhas de quem ja la esta a trabalhar que entraram ontem, sao dados turnos de segunda a sabado, recebem treino nas maquinas onde eu PEDI para trabalhar em Outubro e me impediram de o fazer dizendo que precisava do tal treino. 

Na noite de passagem de ano fui chamada a trabalhar, paguei 10 libras a um taxi para la chegar a tempo, enviaram-me para a maquina e respondi que nao tinha treino. "Não faz'mal"- foi a resposta. Cheguei la, o gerente muçulmano viu-me e perguntou-me se já lá  tinha trabalhado. Respondi que não. Mandou-me embora. Mas não mandou as outras que tambem responderam nao ter treino. 

-Elas nao vem comigo? - perguntei. Tambem nunca trabalharam na maquina. - acrescentei.

Descriminação é uma acusação que aqui em inglaterra evitam como a peste. Entao dias mais tarde deixaram-me "brincar" uma hora na maquina e nunca mais la meti os pés.

Depois o meu cérebro poe-se a lembrar dos detalhes...

-"Nem todos se dão bem com a maquina" - disse um. 

-"Algumas pessoas não gostam do tipo de trabalho que é" - comenta outro. 

Mais todos os entraves que me colocaram para atingir esse objectivo começo a perceber que estavam a tentar dissuadir-me.

Chega mais uma indiana à empresa e é logo chamada para trabalhar na dita. Umas atras das outras, enturmadas na sua lingua materna, continuam a receber tratamento preferencial.

Muçulmanas e indianas. Ali dentro sao um grupo que recebe tratamento preferencial.

- "Nao é o que sabes e quem conheces aqui dentro. Ja devias saber isso a esta altura"- responde-me uma funcionaria permanente.

Mas eu nao sei. Rejo-me por  principios de maior simplicidade e coisas dessas nao me passam pela cabeça. Mesmo quando me são ditas. Acho que chego ali, mostro a minha capacidade para trabalho e isso basta. Entao separo-me dessa realidade. 

Depois verifico que aquela ex-"amiga" está lá todas as noites, sempre a fazer a mesma função, sem conhecer ou se prestar a toda a amplitude de tarefas. Sem se sujeitar ao trabalho duro. 

E o que ela procurou fazer assim que la meteu os pés? Agradar toda a população masculina. Acabando por conseguir o que queria ao ter sexo com o primeiro gajo que lhe disse o que queria ouvir: "eu arranjo-te horas e teras trabalho todas as noites".

Truca-truca depois.... desejo realizado.


Claro que me sinto bem com a natureza... esta e simples, bela e pouco dissimulada. Quando faz chover, e para molhar todos. Não apenas um ou dois que estao no mesmo caminho.

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!