sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Humildade e simpatia são coisas desvalorizadas?

Gosto de pessoas humildes.
Pessoas humildes fazem-me sentir pequena, pequeníssima.
Uma sensação que é boa, sensação de aprendizagem.

Também me considero uma pessoa humilde mas há quem seja mais ou tenha um tipo de humildade mais a descoberto, tão genuíno e puro que nos faz sentir menores. A minha humildade não sobressai ao olhar. Acho que, só de olhar para mim, o que se vê é alguém com "cara de poucos amigos". Eu gosto disso. Faz-me sentir menos vulnerável embora saiba que, assim que me mostrar como sou, mais vulnerável dificilmente poderia ficar.

E este tema a propósito do quê?
De nada e de tudo...

Saudade de quem partiu, saudade dos humildes, admiração por quem nunca perde noção do que são boas maneiras. 


Ontem deixei o que estava a fazer, deitei para trás uma indisposição que me atormentava o corpo e, a pedido de uma amiga, fui encontrar-me com ela. Tinha algo que queria me dizer. "E vem. Vá lá." "Vem". E lá vou eu...

Afinal ela não tinha nada importante para me contar. Apenas mais um desentendimento dos muitos que já me relatou, que tem com perfeitos desconhecidos por tudo e mais alguma coisa. Numa ocasião, depois de me ouvir falar ao telefone, pergunta-me um tanto irritada porque é que eu sou "tão simpática" com quem não me está a fazer favor algum. 

Sou como sou. Fui simpática com aquela pessoa, como também fui com ela.
A amizade dá-se gratuitamente, certo?
Ou vem com um preço?

Estou prestes a descobrir.

Pela primeira vez surgiu uma oportunidade de ser ela a fazer algo por mim.
Mas já noutra ocasião essa hipótese foi coagitada.
E ela remeteu-se para um silêncio incomum.
O silêncio regressou.
Até ficou incontactável.



6 comentários:

  1. Há pessoas assim amiga. São muito amigas quando as ajudamos e desaparecem se precisamos delas.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elvira.
      Pensei em si enquanto fazia este texto. Pensei que é, dentro das poucas pessoas que conheço no universo dos blogues, uma que tanto admiro por ter tantas qualidades que me fazem sentir assim, "pequenina" :D

      Grande abraço
      BFS

      Eliminar
  2. Os verdadeiros amigos e o carácter das pessoas vê-se nos momentos em que precisamos. Pelo que li, essa não é realmente uma pessoa sua amiga é apenas uma conhecida. Também tenho algumas "conhecidas" na minha vida.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. COnhecidos temos muitos.
      Mas e os amigos? Onde andam? O que são? Como os fazemos?

      Cada vez mais parece ser uma receita antiiiiga e só alguns de "antigamente" ainda sabem como a "cozinhar". :D

      Eliminar
  3. Pois, infelizmente já passei por situações que me fizeram abrir os olhos e ver quem realmente está comigo para o bom e para o mau e acredita que fiquei bem desiludida :( Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também olho para dentro de mim à procura de um motivo para certas coisas não acontecerem. Porque me parece tão non-sense que ande todo o mundo à procura do mesmo, todos a queixarem-se do mesmo e ninguém se encontra :D

      Algo está a perder-se. Parece-me.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!