quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Inglaterra: Desfazendo Mitos -p3

EDUCAÇÃO DE BERÇO

Observei no mesmo dia, à mesma hora, no mesmo restaurante. Uma criança japonesa com talvez 5 anos, acompanhada dos pais. E uma criança inglesa ainda bebé, talvez de um ano e pouco, também com os pais. Ambas as famílias sentadas à mesa de almoço.

A família japonesa surpreendeu-me. O pai brincava com a criança entusiasticamente ao mesmo tempo que esta comia umas bolachas em miniatura que trouxe de casa. Tinham-nas colocado em cima de um guardanapo em papel e a criança petiscava-as sem fazer sujeira. Pareciam pessoas bem educadas. A mesa em si tinha o normal de se encontrar numa mesa de restaurante... e um smartphone com que a criança e o pai se divertiam num misto de brincadeira, com convívio e aprendizagem. Os pratos, talheres e demais utensílios encontravam-se num estado normal.

A família inglesa também surpreendeu-me. A criança bebé, sentada na sua cadeira alta, diante do seu prato de comida tipicamente inglesa, distraía-se tirando as ervilhas do prato, esmagando-as de seguida com os dedos e colocando-as no tampo da mesa. Já tinha uma pilha considerável de ervilhas esmagadas, aquilo mais parecia puré. Os pais limitavam-se a observá-la, sem fazer nada. Não a repreenderam, não a ensinaram a não brincar com a comida no prato, nem sequer tentaram com que ingerisse alguma coisa. Não se envergonharam com a cena. Nem mesmo quando o empregado chegou e meteu-se com o bebé. Não mostraram qualquer impulso de se desculparem ou de simularem quererem desfazer a sujeira das ervilhas, por exemplo, por pegarem num guardanapo em papel para apanhar o montinho de puré que a criança estava a deixar na mesa para o empregado limpar. 

5 comentários:

  1. Os japoneses passam os primeiros quatro anos de vida a receber educação cívica.
    Em casa e na escola.
    Vem do berço, lá está...
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que o ano novo não correu da melhor forma e os british andam a derrubar muitos mitos, principalmente em termos de educação. Estou chocada! É que num momento de loucura momentânea, um dia pensei que se me saísse o euromilhões iria para a Inglaterra morar. Pelos vistos vou ter de ficar por aqui mesmo (até porque euromilhões que é bom, nem vê-lo).
    E a doença já passou? As melhoras.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Os japoneses são extremamente educados. É uma cultura que me fascina muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma péssima impressão dos ingleses, Ou britãnicos, sei lá. Para mim é tudo a mesma coisa. Felizmente o meu contacto com esse pagode resume-se ao Algarve umas quantas semanas por ano desde há trinta anos para cá. Mais do que suficiente para ter dezenas de histórias tristes acerca dessa gente. São porcos e mal-educados. Em adulto o único tabefe que dei noutro adulto foi num desses seres. Coisa que, diga-se, ainda hoje lamento. Mas só por mim. Porque o gajo merecia muitos mais.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!