sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Que chocante retrocesso!!


Grande retrocesso. Grande!
Ainda estou de boca aberta, de queixo caído!!!


Vi o filme Caça-Fantasmas de 2016 e fiquei agradavelmente surpreendida.

Agora que o vi, não entendo que fundamentos possam existir para a quantidade de criticismo negativo que este filme recebeu. As críticas más apareceram bem cedo, assim que se soube que os protagonistas da nova versão eram do género feminino, ao «verter» para a imprensa uma imagem de uma das atrizes dentro do fato dos caça-fantasmas, isto muito antes de terminarem as filmagens. Quis entender porquê as críticas más e que fundamentos apresentavam, então fui pesquisar.


Foi nesse instante que o meu queixo caiu. Outra surpresa. Mas esta muito desagradável.


O motivo principal pelo qual a maioria do público não aceitou o filme foi por ter sido protagonizado por MULHERES!!

A crítica diz que o filme foi arruinado pelo "feminismo". Lol. Claramente confundem feminismo com mulheres, bando de ignorantes. Confidencio que tenho-me deparado bastante com o uso deste termo em comentários no youtube, usado sempre de forma depreciativa. 


E não gosto. Não tantas vezes quanto isso, tento fazer entender a pessoa - homem ou mulher - que está a «alimentar o dragão do preconceito», ao dar voz a teorias ridículas e misogenas. Cada vez que uma mulher pisa um pouco o risco, como ter um affair, ou olhar com interesse para outro homem, lá vêm as ofensas e lá conseguem encaixar este termo «feminismo» de forma a soar a coisa suja, imunda. A intenção? É só diminuir as mulheres. Só! 

O documentário até pode ser sobre esposas assassinadas pelos maridos. Ainda assim, nessas circunstâncias, há quem as responsabilize sem sequer apontar uma só vez o dedo ao assassino. "Chovem" críticas à postura da mulher, críticas à forma como foi esposa, como foi mãe, como foi amiga... tudo. Basta estas apresentarem um defeitozinho qualquer no carácter ou de escolha e pronto: caem-lhe em cima.  Mas mesmo que se mostre uma mulher recatada, com princípios e fiel a Deus: caem-lhe em cima, ou por acreditar no companheiro e lhe dar oportunidades ou pelo facto de ter fé. Se for ultra sexualizada é a mesma coisa: a diferença é que a culpa é do feminismo e além disso a mulher é também  p**, c**  e v*** e por isso fez por merecer e, cito: "não se perde nada". 

A sério... Em que século é que estamos?

Em pleno século XXI ainda insistem em viver presos em décadas anteriores. Que moral têm para criticar homens que gostam de mulheres que usem hijab? Já nem sei quem é que recebe mais respeito... se as tapadas, se as destapadas.

Elenco de 1984 e elenco de 2016

Eu fui uma das pessoas que achei que o filme não ia ser nada de especial, mas foi um sentimento baseado no instinto, suportado pela linguagem que geralmente hollywood gosta de dar a remakes e a forma que tem de retratar um grupo de mulheres em filmes de entretenimento: quase sempre umas parvinhas, destrambelhadas ou umas sofríveis mas unidas guerreiras. Tornou-se já uma caricatura. 

Agora que vi o filme. não só gostei, como apreciei as personagens femininas pela sua individualidade e concluí que não são nada do que pensava que podiam vir a ser. Gostei das actuações, apreciei as personagens, os cameos de todos os atores e até ri. 


A primeira risada veio com a menção do nome do «fantasma» Patrick Swayze. Aquela cena do filme Ghost - o Espírito do Amor, que se quis a apoteose do romance, afinal será para sempre eternizada em gags humorísticas e aqui foi muito bem metida. Outra que me fez gargalhar foi a frase do exorcista. Aquele "compels you... " lol :)  A do Clark Kent também foi óptima. E pela primeira vez na minha vida, entendi o fascínio pelas louras, sexys e burras. Devo-o a este filme. Em tantos anos de vida e filmes este foi o primeiro que meteu o equivalente masculino dessa versão: um gajo louro, sexy e burro! Tão burro que usa óculos sem lentes e quando escuta um ruído tapa os olhos, ehehe.   


E a gag ao filme Tubarão, o que dizer? Foi a primeira nesta referência. Muito boa. "Por favor, não seja como o mayor (presidente da câmara) do filme Tubarão!" lol. E a reacção do mayor, totalmente transtornado: "Jamais me compares ao mayor do filme Tubarão!!". 

Por isso é preciso ver antes de julgar. 

Mas principalmente, é preciso parar com o preconceito!!!!!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Agora é que me surpreendeste Pedro.
      Devias viver com a TV desligada :)) Foi filme para passar umas tantas vezes. Eu gravei-o em VHS - ainda o tenho, numa dessas vezes em que foi exibido, ainda não existia a tv privada.

      Eliminar
  2. Eu confesso que não vi o filme mas vi os trailers e... enfim, é o que tu já deves calcular.

    Já li por aí que muita gente meteu a palavra "feminismo" aí no meio, mas curiosamente até são mais as mulheres que mais usam e abusam desse argumento do que os homens. Daí eu também ter dado mais importância às críticas deste filme feitas precisamente por mulheres.

    O facto das personagens serem mulheres é mau e explico porquê: porque estamos a falar de um reboot de um franchise que ficou conhecido precisamente com um quarteto de caça-fantasmas homens. O mesmo teria acontecido se, sei lá, no lugar de quatro mulheres fossem quatro crianças. Podia-se, e devia-se, ter feito algo novo e que não fosse usado o que existia (o nome, o símbolo, a cena da tecnologia dos protões, etc.). É como o Flash deixar agora de existir para passar a existir a Flash, ou no lugar da Wonderwoman agora aparecer um Wonderman. Não é assim. Mas, do jeito como andam as coisas, parece que é esse o caminho. Até as pessoas já mudam de raça e tudo. Talvez mais que o feminismo, a expressão "politicamente correcto" é a que está verdadeiramente por trás dos bastidores de Hollywood.

    Talvez também possa ser colocada a hipótese de não teres sido uma verdadeira fã dos Ghostbusters como eu fui quando era pequeno. Nestes casos não se cria aquela expectativa e medo de ficar defraudado quando as "novidades" não forem favoráveis.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quis ver a história sobre um filme a respeito de caça-fantasmas - uma boa história. E foi o que tive. Que tivessem mudado o sexo dos protagonistas não considero sequer factor de importância.

      Eliminar
  3. Eu vi e gostei, e dei umas risadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu não esperava dar risadas, apenas descontrair um pouco. Acabei por dar umas. O filme está bem construido. É quase um paralelo ao primeiro, só que em termos de história está ainda melhor.

      Eliminar
  4. R: os senhorios foram avisados no dia anterior e do que poderia ser, disseram que iam la no dia seguinte... tarde demais... além de que os canos nunca tiveram manutençao e tavam entupidos até dizer chega... quanto ao soalho, já lhes disse que aquilo é para tirar e por novo, que nao sou obrigada a pagar e a ter condiçoes daquelas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto... Que dor de cabeça se arranjou!
      Espero que mudem o soalho. Não vai sair barato. Imagino que senhorios deem voltas e voltas para não ter uma despesa de um chão todo novo pela casa toda!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!