domingo, 14 de agosto de 2016

Outra vez não, pela minha sanidade!



Após uma experiência recente, ando preocupada com a eventualidade de voltar a escutar ruídos contínuos. O ano passado padeci horrivelmente de tortura com o ruído de pancadas 24h sobre 24h que parecia ser inaudível para terceiros. Pois NINGUÉM neste prédio alguma vez se queixa de coisa alguma. São todos surdos... Ou fazem-se. Só quando «alguém» avança é que algumas vozes dizem que, afinal, o ruído também as incomodava...


Não sou nada de me meter a reclamar, mas acho espantoso que um ruído mecânico ritmado como aquele tenha sido emitido por todo o prédio durante sete meses e só num período em que ficou bastante estrondoso ao ponto de parecer uma explosão é que alguém referiu ter «escutado» barulho na véspera... 

Isto em Julho, quando o ruído já existia desde a altura do Natal.

E era impossível não o escutar durante o dia num determinado andar. Ocupado por uma família que não tinha ido de férias.... Que por acaso fazia parte do corpo da Administração. LOL. Aprendi que esses são os piores. Querem fazer parte da administração do prédio para poder usar e abusar, só pode. Não fosse a criança na altura a dar com a língua nos dentes - inocentes e verdadeiras como elas são, até se diria que a casa estava mergulhada num silêncio e paz absolutos. 


Receio voltar a ter o sossego ocupado por ruído mecânico. E se assim for, a tortura regressa. 
Não sou esquisita ou intolerante. Mas aprecio o silêncio e tranquilidade. É tão regenerador! Já fui submetida a diversos ruídos incessantes e torturosos, ao ponto de não suportar mais e soltar um sonoro berro. Mas mantive-me tolerante, calada... Por anos. O que só me deu cabo do sistema nervoso. Não recomendo! Foram anos de poucos momentos de silêncio e constante barulho fora e dentro de casa, onde este era até pior! Ruído pela madrugada a dentro, fins de semana também, nenhuma possibilidade de adormecer... um pesadelo. Doente ou não, sempre ruído. Daí hoje encontrar-me no limite.

Prefiro escutar ruídos «normais», como as cigarras lá fora a fazer o seu banzé, ou ruídos aos quais pessoas da cidade estão acostumadas: um ocasional automóvel a passar na estrada, um avião ou helicóptero mais ruidoso, as terríveis motas ensurdecedoramente barulhentas... sons passageiros, tudo bem. Tenho tolerância. Para além disso acho insustentável. 


Instalaram um destes bem perto da janela do meu quarto... O que acham? Devo entrar em pânico ou o vizinho, que já mostrou indiferença pela produção do ruído da instalação, terá tido o cuidado de escolher uma marca e modelo super silencioso? 



Uma interessante explicação dos efeitos à exposição de ruído:
O ser humano tem um limite de 85 db para níveis de ruído. Muitos sons do nosso ambiente excedem esse patamar. Numa discoteca o ruído é em média 120 dB; um motor de caminhão é de 105 dB; o do avião 125 dB. a exposição contínua a esses ruídos altos pode levar a perda da concentração, irritação permanente, impotência sexual (devido ao stress), distúrbios do sono, dores de cabeça, distúrbios cardiovasculares, distúrbios hormonais, gastrite, disfunções digestivas, aumento da freqüência cardíaca e PERDA AUDITIVA.

5 comentários:

  1. Eu também prezo muito o silêncio e o sossego. Gosto mesmo daquele silêncio ensurdecedor até. Não é por acaso que eu preciso de ir pelo menos uma ou duas vezes por ano à santa terrinha (que fica no concelho da Sertã), lá para a aldeia no meio da natureza, para poder retemperar como deve ser o espírito e recarregar as baterias. É que nem mesmo na minha casa em Alverca eu consigo muitas vezes ter paz e sossego, pois habito num bairro que tem muitos negros da Guiné-Bissau (já cada vez menos eles são, talvez devido à crise, mas mesmo assim ainda são um número considerável) e eles costumam ser barulhentos. Irrita-me quando eles abrem as portas dos carros (parados) que é para a música (africana) ouvir-se com um som mais alto, que é mesmo para chatear toda a malta que esteja perto...

    Em Portugal existe uma coisa que é a lei do ruído e a partir das 22:00 devia ser proibido fazer barulho. Devia, pois, mas nem sempre é isso que acontece. Lembro-me que cheguei a chamar algumas vezes às tantas da madrugada a então GNR (algumas vezes) por causa do barulho dos meus vizinhos... mas depois parece que as minorias mostram-nos que elas estão acima da lei e nada lhes acontece, a autoridade vai-se embora e o barulho regressa...

    Tudo seria tão bom se as pessoas soubessem respeitar-se umas às outras, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria maravilhoso.
      E é tão simples. Essa possibilidade até faria com que ficássemos todos mais próximos e solidários uns com os outros. Embora compreenda ser mais difícil quando culturas diferentes convivem num mesmo espaço. Felizmente a música alta nos carros parados (cruzes, cruzes, cruzes) é algo bastante esporádico e de caracter passageiro - por estas bandas.

      Eliminar
    2. FIREHEAD: a tua última frase diz tudo! Infelizmente, e cada vez mais, é teoriae não prática. Mas concordo com o que escreveste e acrescento que não tenho paciência para a lenga-lenga dos 'coitadinhos' das minorias! Se tu vais para outro país (seja porque razão seja), TU é que tens que te adaptar ao país e não o país a ti! Sim, preservem a sua cultura mas aculturem! E, sobretudo, respeitem o país e o povo que vos acolheu! Não gostam? A porta de entrada é a mesma de saída!

      Eliminar
    3. Infelizmente, GATA, nós bem sabemos que não é nada disso que acontece. Os imigrantes queixam-se? Temos que os ouvir a ver o que é que precisam. Andam com exigências? Temos que satisfazê-las. Querem subsídios ou habitação social? Tudo bem, não há problema nenhum, tomem lá. Temos que fazer de tudo para que eles se sintam em casa!

      Eu escrevi mesmo isso?? Se eles se sentissem realmente em casa então já teriam bazado, pois eles bazaram da sua casa, do seu país!!

      Está na hora de acabarmos com as ditaduras das minorias. Mas afinal de contas em Portugal mandam os portugueses ou não? Xiiii... lá vão os totós acusarem-me de ser um perigoso fascista, racista, xenófobo, anti-imigracionista, salazarista, etc...

      Eliminar
  2. Amanhã começa o ruído e o lixo em minha casa (reparações).
    Nem quero pensar nisso :(

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!