sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Nas emergências

 

Na terça-feira tive de ir ao hospital. Chegando lá, enviaram-me para a sala de espera dos casos "menos graves", onde só tinha duas pessoas há minha frente. Passadas duas horas e meia, ainda tinha essas duas pessoas à minha frente. 

Disseram-me que só existia um médico. E este estava a atender nos dois lados. 

Como pode uma pessoa se dividir em 20?

Este país, para o qual já tantos enfermeiros portugueses emigraram, está mal. Estas sociedades ditas desenvolvidas e em prol do povo, cada vez o deixa mais na mão. Todo o sistema de saúde está em colapso. É triste. Deprimente. Assustador. 

Pagam-se os impostos, fazem-se seguros... na hora do "vamos a ver" é que se sente o desgosto por viver na ilusão de que existe um sistema de saúde pronto a nos ajudar. 

Estou a pensar em todos que, neste instante, podem estar a sentir o mesmo. 

Tive de abandonar o hospital, porque não era o da minha área. O meu transporte de volta a casa, o último, era dali a nada e tive de correr para o apanhar. Hora e meia depois, chego ao local onde vivo e vou directa às emergências do hospital. Fazem-me a triagem. A enfermeira diz-me que a espera está em "HORA E MEIA" e acrescenta que estou com muita sorte. Porque na noite anterior tinha sido SETE HORAS E MEIA!!!!

São quase 20h. Estava exausta e tinha estado no hospital desde as 15.30. Decidi esperar só um bocadinho e tentei encontrar outros meios, visto que percebi já não estar a sangrar e sentia-me bem. Chego à recepção (para perguntar se a consulta online usada durante o confinamento ainda estava ativa) e o quadro atrás diz que o tempo de espera está para DUAS HORAS E MEIA.

Sabia que o meu corpo precisava era de descanso. Não dava. Desisti das emergências mas não de tentar explicar a condição a um médico. Fui para casa, queria era deitar-me mas forcei-me a ir tomar um duche. Não havia água. Corria apenas umas gotas. Fui ao WC do andar de baixo, testei o chuveiro, tinha um pouco de água e tomei duche. Com água fria. Quando terminei, já havia água com a pressão normalizada. 

Parecia que era de propósito para causar mais chatice a um dia que já tinha a sua dose QB. 

Vou tentar marcar uma consulta com um médico. O que aqui é difícil. Tem de se fazer online. O que, na realidade, é melhor. O problema é que, sempre que se vai online, surge uma mensagem a dizer que já estão cheios. E não se avança. Se for "emergência" para ligar para o 999 (112). 

Mas nem sempre uma pessoa sabe se o que tem é grave. 
Eu parti o braço e não sabia. 

Agora já sei o que se passa. Graças ao GOOGLE. 
Foi este que me indicou a alta probabilidade de diagnóstico. Aposto as minhas fichas nisto: Prolapso Retal. O recto, a parte final do intestino grosso, decidiu vir para fora do corpo. 

Julgo ser uma condição que precisa de ser observada para chegar ao tratamento indicado para o caso. Pode ser necessária uma cirurgia - mas como aqui eles não querem gastar dinheiro, ainda vão fazer-me passar por dolorosas posições e tentar "enfiar" aquilo de volta para dentro manualmente. 

Na quarta-feira de manhã consegui marcar "consulta" online. Para tal tive de descrever o problema. Na altura achei que eram hemorroidas. O nome parece algo feio... confesso que senti embaraço de explicar isto às pessoas. Afinal, a condição é outra. E não é temporária, pois dei uns dias para ver se a coisa ia ao lugar. Recebi resposta em 24h - assim dita a aplicação online. E esta foi que o farmacêutico ia poder me aconselhar sobre tratamentos para o caso. 

Não podiam estar mais enganados! E o farmacêutico? Aquele rapazinho que me conhece por me dar todos os meses a medicação? Nem pensar! Não ia lhe descrever algo que sei que não é indicado... a intuição sabe quando é algo que tem solução com pomadas e quando é algo que requer conhecimento clínico mais aprofundado. 

O que mais me faz reflectir em espanto é o timming disto acontecer. Não faz sentido. Em todo o tempo que tenho a condição de prisão de ventre, em que comi mal para caramba... agora é que isto acontece?? Faz um mês, comecei a cuidar melhor da minha alimentação. Que é uma das causas apontadas para a condição. Cortei com o abuso de doces e procurei comer de forma equilibrada e saudável. Comida feita em casa, com vegetais comprados frescos e carne/peixe frescos. Andei a comer muito bem! A defecar que era uma maravilha. 

Faz-me pensar nos tantos casos de pessoas "saudáveis" que morrem assim que adoptam um estilo de vida saudável com intenção de viver mais anos. E depois temos os outros, que não se cuidam, que fumam sem parar, e chegam aos 80s. 

Comigo foi três dias depois de chegar aqui, já com três semanas a comer saudável. E descobri-o sem ter tido vontade de ir ao WC, fazia dois dias que não ia pelo que não fiz esforços musculares nos dias que antecederam a descoberta devido a um grande sangramento. Vontade só a tive hoje cedo. 

Que raio!

Diz o google que esta condição é mais comum em mulheres depois dos 60 ou em pessoas com prisão de ventre. Lá está o meu corpo a ser precoce no que respeita ao envelhecimento! Aha. Prisão de ventre sempre foi o meu caso mas, falando com os médicos, estes sempre me disseram que, se é do meu organismo desde criança, a dificuldade e a ida espaçada, então não tem problema. 

Da última vez aproveitei e queixei-me de dor e desconforto e muita dificuldade. Receitaram-me laxante. Mas eu não tomei, para ser honesta. Tinha melhorado e não gostei que, o médico, disse-me que o laxante não fazia mal algum, era receitado até a bebés recém-nascidos mas nas instruções diz claramente que não é para recem nascidos ou bebés. E por isso, e por estar sempre a trabalhar, não tomei. Receando que me desse vontades loucas de ir e ter que me segurar. 

E vocês? Como têm sido as mais recentes experiências na área da saúde? 

Conhecem algum país onde tudo corra às maravilhas, o sistema de saúde, o de trabalho, etc? É que a Inglaterra está mal... Depois do brexit ficou pior. Em todo o lado à escassez de profissionais: condutores de camiões, condutores para transportes públicos, funcionários para trabalhar nos aeroportos, etc. Com isto falta de tudo. Impostos sobem - como em todo o lado, salários descem, preços duplicam, renda aumento quase 100%. 

As pessoas estão a "dar à sola" daqui...

Pelo menos é a impressão com que fico. 

E desde a penúltima ida a portugal, em Junho, que fiquei com a sensação de que preciso mudar de estilo de vida. 

4 comentários:

  1. Bom dia
    Felizmente não tenho precisado de urgências , mas o nosso SNS não está tão mal como o pintam .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Até agora com familiares esperei mas foram atendidos. As melhoras e um beijinho

    ResponderEliminar
  3. A Inglaterra tem muita fama, muito pouco proveito
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Serviços médicos na UK não conheço mas sei que cada vez gosto mais de viver na Tuga

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!