segunda-feira, 15 de agosto de 2022

História: A evolução das espécies

 

Sabem quando alguém diz que a vida teve origem em África e, sendo de cor de pele escura, por isso deduz que é superior ao de cor de pele clara simplesmente porque "chegou" primeiro ao pedaço?

Isso faz das pessoas com o tom de pele branco o quê? Os primeiros ou os últimos? Sim, porque alguém teve de migrar para terras mais frias para "desbotar" de escuro para branco pálido igual a fantasma! Ahahah. 


Isso faz com que o branco seja "mais velho", por ter precisado de muitos séculos para perder a sua cor "natural" escura de áfrica ao ponto de ficar quase albino. 

Ah, babosices. 

A verdade é que ninguém tem certezas absolutas sobre a evolução da espécie humana. Existem muitas teorias sobre a origem dos primeiros humanos. A  comunidade científica até dividiu os primeiros humanos em três espécies: Neandertais, Homo-sapiens e os Denisovanos. Depois decidiram que, afinal, algumas eram sub-especies do Homo-Sapiens. E agora defendem que todas estas são sub-espécies de um ancestral comum. 


O certo é que somos todos HUMANOS. Dizem que todas as outras espécies se extinguiram e só sobreviveu a "nossa", a Homo-sapiens. Mas se calhar, se calhar, ficamos todos incluídos nesta só. Todos nos misturamos e desse resultado de milhares de anos de evolução desta espécie - a humana, somos hoje estes humanos. Os nossos antepassados, em milhares de anos (50.000 pelo menos) não seriam, decerto, idênticos a nós. Mas somos filhos deles. 


 Este é o suposto rosto de um antepassado NEANDERTAL

Ao contrário do imaginário popular, este não era um "homem das cavernas", estúpido e pouco inteligente. O Neandertal seria de pequena estatura, boa constituição física, caixa toráxica recta, resistente a temperaturas incrivelmente baixas e utilizador de ferramentas complexas. (Cá para nós, não sei de onde surgiu essa de diminuir a inteligência dos nossos antepassados, pois deles herdamos todo o saber que temos hoje e nenhum de nós seria capaz de sobreviver nas condições que eles viveram). 



Esta reconstituição surgiu de um fragmento de osso da caveira e de muito estudo. É uma hipótese, que incluí até um tumor! Este fragmento foi encontrado no fundo do mar! No que foi, há milhares de anos, um pedaço de terra que unia o actual Reino Unido à Europa. 


  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!