segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Os saca-rolhas dos homens

 Você sabia isto? Só comprova que o que achamos que sabemos - e aprende-se nos livros da escola, pode mudar a qualquer instante. 


A descoberta do movimento de "chicote" vulgo "nado" do espermatozóide é atribuída a Antonie Van Leewenhoek. Um Dinamarquês nascido em 1632. Século dezassete minha gente! Ele fabricou o seu próprio microscópico incrivelmente pequeno, 

descobrindo microrganismos que mais ninguém viu fosse na anatomia de plantas, plaquetas de sangue, bactérias e, claro, esperma. Vale a pena descobrir um pouco mais sobre Leewenhoek aqui

ilustração detalhada feita por A. Leewenhoek

Mais de 300 anos depois, recorrendo a técnicas mais avançadas, cientistas estudaram, num espaço tridimensional, o movimento do espermatozoide recorrendo a uma câmara de filmar de alta velocidade que regista mais de 55.000 frames por segundo (um vídeo normal regista 25 ou 30 fps). 

Aí descobriram que, ao contrário do que a humanidade supôs nos seus anteriores estudos em 2D, o espermatozoide humano não movimenta a cauda em movimentos tipo "cobra", seguindo em frente. Ele simplesmente gira. Perfurando o óvulo com esse movimento. 

Por acaso sempre me fez confusão imaginar o danadinho - com aquela cabeça redonda de cotonete, executar a proeza de exercer força e só com isso romper uma membrana. Será? Não tem chifres nem dentes! A membrana é resistente, não se abre tipo a caverna do Ali Baba ao ouvir o comando "abre-te Sésamo!".  Ahah.

Provavelmente ainda há mais para descobrir sobre esse processo. 



1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!