quarta-feira, 19 de maio de 2021

Cheiro a velho

 Acho que vou ser (se ja não sou) uma daquelas pessoas de uma certa idade das quais sempre emana um odor corporal desagadavel. Odor esse que passa para as roupas e ali fica quando se despe um casaco e se o deixa noutro lado qualquer. 

Pessoas com "odor proprio". - vou designa-las assim.

Quando estou a caminhar pela praia, no verão, outras pessoas se passeiam tambem.  Adoro a brisa, o cheiro a maresia. Respiro-os com prazer. Nisto surge um forte odor a urina. Distinto, impossivel de confundir.

Ja nem preciso de olhar, sei que o cheiro indica a aproximação de alguem de mais idade. Provavelmente a sofrer de incontinencia urinaria, a usar fraldas de contenção debaixo dos fatos de banho que nunca estao molhados, porque nunca se aventuram no mar. 

Quando vejo no rosto destas pessoas o mesmo prazer de ali estar, fico contente por elas. E triste, porque algo na nossa dignidade se machuca quando perdemos o controlo de algo tao basico como as funções básicas. É embaraçoso. Um dia serei eu aquela pessoa? Estará na praia alguma jovem a pensar o mesmo e a fazer por nao dar a entender que lhe cheira a urina?

Mas porque tem o cheiro de urina denunciar a sua presenca?

A serio. Tantos avancos consegue a humanidade. Porque nao podemos estar sempre a cheirar bem? Defecar de modo a que o aroma seja de rosas, ou menta? 


Porquê, mesmo depois de um demorado banho, se fizermos um pequeno esforço ou ficarmos uns poucos minutos com roupas demasiado quentes, perdemos a sensacao de limpeza e as glandulas odorificas comecam a expelir o suor como que nem gambás?

A modernidade nao olha com bons olhos para isto. Temos todos de cheirar bem, o tempo inteiro.  Comeca ate a ser requisito mesmo depois de se usar o WC.

Eu tomo banho, tiro uma soneca, acordo e juro... uma hora ja pode influenciar o odor emanado pelo corpo.

Tanto esfreguei para que no duche ficasse limpo e perfumado e basta trazer um pesado saco de compras do supermercado ate casa para esse esforco activar as glandulas para mais producao de suor. E la se vai o perfume!

So por isso gostava de levar uma vida de dama rica. Acho que poucos entendem as repercussões vantajosas que os privilegiados detem nesse aspecto. Nunca transpiram por fazer esforcos. Nem carregam a propria carteira se esta for pesada. Nao carregam pesos. Ponto final. Banham-se em pos e cremes perfumados, vao a spas, saloes de beleza... ate tem quem os auxilie a tomar banho.

O pobre so tem ajuda quando ja nao pode fazer nada por si mesmo. Anos disto e surgem diferencas significativas no corpo e mente das pessoas. Wuem muito esforco fez, quem adiou por horas ir ao WC durante o trabalho porque os chefes nao gostam.. mais tarde surgem consequencias. Feias. Más. 

Quem não se sujeitou a esforcos fisicos ou mentais... deve chegar à terceira idade com uma vivência muito diferente. Talvez veja os restantes anos de form mais agradável que o miserável que se cansou de abusar do corpo. 



5 comentários:

  1. Passar por alguém que cheire a urina é horrível. É talvez o pior odor que se pode sentir.
    .
    Cumprimento fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Lol, é uma questão de começar a beber uns chazinhos de vários sabores até acertar! :))
    -
    O silêncio incita o coração...
    -
    Beijos e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso resultasse ahahah!
      Bebia cha de rosas. Percebeu o que se trata? É a vida...

      Eliminar
  3. O cheiro dos mais velhos pode não ser falta de higiene mas sim das roupas guardadas com as velha bolas de naftalina que acabam por causar "mofo".

    A incontinência é um problema que também afeta muitos novos...e sinceramente nunca senti quando passeio à beira mar.

    O que mais me incomodou era o cheiro nauseabundo de alguns lares que vi aquando da busca de um para a minha mãe.
    No que ela está há cinco anos nunca senti cheiro algum e a minha mãe sempre cheirosa assim como as suas roupas que são lavadas lá e mudam a cama dia sim dia não, mas às acamadas é todos os dias.
    Quando desmanchei a casa dela surgiram-me algumas coisas que cheiravam a mofo por estarem há anos e anos guardadas e esse cheiro é díficil de desaparecer sobretudo em tecidos.

    Podes vir a ser uma "dama rica" mas não ficares livre desses cheiros, excepto se C**** rosas...senhor são rosas... lol, lol.

    Já me fartei de rir:)))

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🤣🤣🤣
      Creio que nos temos o nosso proprio cheiro. E este acaba sempre por prevalecer sobre os aromas artificiais com os quais tentamos nos disfarcar. O meu receio e nao gostar do meu cheiro. Quando era mais nova por muitos anos o meu cheiro era divinal. Mesmo depois de suar um pouco, gostava do meu cheiro.

      Refiro-me ao cheiro da nossa propria pele. Mas ja que somos o que comemos, se calhar devia reflectir seriamente na ingestao de rosas! Ahahah

      Inclui no texto um link sobre criancas americanas que na decada de 70 apareceram a defecar coco cor de rosa com cheiro a gelado de morango. A causa era uns novos cereais com um corante agora ja banido por ter acusado cancro em ratos.

      O que comemos desde a decada de 70 e tanta coisa que desconhecemos que o nosso corpo muda sem sabermos.

      Ps: adoro o cheiro de roupa com naftalina!

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!