quarta-feira, 12 de maio de 2021

Preconceito

 Estou a frequentar um curso presencial que decorre num hotel. Somos 10 formandos. Duas mulheres e oito homens/rapazes. Hoje o exercício consistiu em fazer um role-play. 

Para o efeito foi chamada uma artista para representar um papel. Enquanto uns se preparam na sala, Eu e ela conversamos na recepcao. Falamos ambas portugues, mas escolhemos comunicar em ingles. Ela, jovem, atraente, acessivel e brincalhona logo cativou os homens na sala aquando a primeira parte do exercicio . 

Estavamos ca fora,  e aproveitamos para nos conhecer. Ela perguntou-me onde morava e como vim parar ao UK. Eu perguntei-lhe onde morava e o que fazia.  

Ao me responder que morava em XPTO,  uma cidade costeira a 3h de autocarro de distancia, lembrei-me da sensacao que e ver o mar. E disse-lhe que sentia saudades disso.

Tambem lhe disse que tinha um ingles optimo ao que me respondeu que era casada com uma pessoa inglesa e apanhava sotaques com facilidade. 

Entretanto ela e chamada para continuar o papel e eu fico pela recepcao. Vai que passado um bom tempo, um colega no inicio dos seus 20 Anos senta-se perto de mim. Atras dele vem outro nos seus quase 60. Chega-se ao mais novo a rir e diz:

-"Esta e que é boa para ti" - referindo-se a artista.

Estranhei.

- NO MAN! - responde o rapaz. 

Estranhei.

Mais uns momentos se passam. E o rapaz diz-me:

- Fizeste uma nova amiga. - referindo-se a artista.

Estranhei. Pedi para que elaborasse. Ele refugiou-se no facto de falarmos a mesma lingua mas EU fiquei com a sensacao que era por sermos ambas mulheres.

 Passado talvez meia hora, encosto a cabeca no sofa fechando os olhos. À entrada da porta da sala oico uma voz dizer: 

- Ela esta a dormir... deve estar a sonhar em viver em XPTO para ver o mar.

Estranhei mais ainda. Tive uma conversa privada com a rapariga bastante afastada da sala. E mencionarem aquele detalhe. Mais os restantes...

Estranhei.

A artista sai por uns segundos de perto de nos, levando os restantes com ela. Nisto o rapaz de 20 Anos diz:

- Ela é Lesbica.

Ah, EU sabia! - respondi.

Sabia que era isso a que todos eles estavam a fazer referencia. Alguem dentro da sala deve ter-lhes contado. Eu soube durante aquela conversa afastada do grupo porque ela especificou "my wife is british so I pick up  the accent quickly" (a minha esposa é inglesa e por isso apanho o sotaque fácil). A partir dai continuei a conversa no tema, nao na sua sexualidade.

Os homens  nao são capazes de escutar o mesmo e nao comentar ou fazer de imediato piadas. Agem com mais imaturidade. Como se fosse uma surpresa encontrarem uma mulher jovem, atraente e "normal" a não preferir homens . Dão a entender que pensam que as lesbicas só podem ter uma aparencia comum e se denunciassem com uma postura de "macho".  As piadas e insinuacoes surgem-lhes espontaneamente. Bastou-lhes ver duas mulheres juntas sabendo que a preferencia de uma era por mulheres e pronto: "estas a sonhar em ir ver o mar em XPTO".

Ignorancia....  




 




3 comentários:

  1. Hoje em dia esse preconceito já não pode, nem deve, existir. Cada pessoa é livre de gostar de quem quiser. Gosta de mulher? Faz muito bem. Eu também gosto .....
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Os idiotas estão estrategicamente espalhados pelo Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Faço minhas as palavras do Pedro Coimbra!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!