quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Iscas (de boi)

 Voltei a preparar esta refeição mas desta feita com a segunda embalagem de figado que havia comprado. Nao de porco, mas de boi.

RECOMENDO VIVAMENTE que se opte pelo de boi. Alem da carne vir cortada as tiras como bifes é muito mais tenra e saborosa.

Ideal para os até agora receosos mas que pensam experimentar.

Desta vez nao temperei de vespera. Fiz na altura. Alho e cebola para a frigideira, numa cama de azeite e manteiga. Decidi colocar pedacos de bacon no refogado e suprimi os cogumelos. 

Alho em po e sal foram colocados na carne enquanto o refogado apurava na frigideira, junto com uma folha de louro que logo trouxe aroma a coisa.




Pretendia experimentar temperar a carne com vinagre mas a embalagem que tinha na cozinha foi ha uns meses vandalizada pelo suspeito ex-colega que me roubava alimentos. De cheia passou a praticamente vazia e a tampa nao foi enroscada ate o fim, como e meu costume fazer.

A quantidade original de 500ml presente no rotulo e a deixada pelo maldoso

 Preferi nao arriscar. Se aquelas ultimas gotas foram deixadas ali provavelmente foi intencional. Conhecendo agora o nivel de doidice e malicia do ex-inquilino, achei por bem precaver-me. 

Coloquei as tiras de figado tao bem cortadas em cima da cebolada, reguei com bom vinho branco e tapei com folha de aluminio. 

Desta vez acompanhei com arroz branco. E nao despejei o sangue largado pela carne no preparado. (Tambem nao era quase nenhum). Ficou ainda melhor!

Embalado para a proxima refeicao.

Experimentem desta forma e com este tipo de figado. Se duvidam que seja tenro, vejam como certas partes podem ser pressionadas ate virar puré:


Entao, vão experimentar?







6 comentários:

  1. Respostas
    1. Ja nao cheira como antigamente...
      Com a janela aberta e feito em lume Brando e coberto nem cheiro havia. Mas o sabor ainda e parecido. 😊

      Eliminar
  2. Também faço embora goste mais das de porco. Fizeste-me crescer água na boca:)))

    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a comer essas agora. Tambem sao saborosas. Mais esponjosas mas gostosas!
      Beijos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Pertinente questao. Existe descriminacao de genero na cadeia alimentar humana. Comemos frangos a toda a hora. Mas galinhas so sao usadas em canja. E ja nem tanto assim foram substituidas pelos galos. Dizem que e por a carne ser mais rija. Mas ca por mim e por femea ser o lado paredeiro dos generos. Logo e economicamente desvantajoso levar para o matadoro "a galinha dos ovos de ouro).

      Ja nos mamiferos, a coisa complica-se. Comemos carne de porcO mas bife de vacA. Sera que nao e antes de boi? As vacas tem de dar leite e os bois... guardam um boi reprodutor, extraem o semen e injectam as vacas com isso. Se calhar ate estamos a comer sempre a mesma familia! Em termos geneticos...

      O rotulo dizia figado de BOI. achei curioso. Sera que os das vacas nao presta?

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!