sexta-feira, 14 de junho de 2019

O meu fetiche por sardinhas


De uma infindável variedade de doces conventuais dos quais, se não provei ainda, tenho ideia que existem, este que se segue nunca tinha ouvido falar. Em formato de sardinha (mas sem levar o peixe!) chamou-me a atenção de imediato. 


Não estivéssemos nós na quadra dos santos populares e não fosse o ícone da sardinha algo que apela ao meu sentido artístico. Todos os anos chegando a esta época tenho de me conter (por causa do bolso não ser fundo) para não gastar dinheiro em sardinhas, sejam elas em iman, louça, lata, tecido e até chocolate. Devido a uma noção de não dever adquirir bens não essenciais que se acumulam sem terem espaço para onde ir e são de serventia praticamente nula - excepto deixarem-me feliz. (A felicidade como algo nulo? Que conceito extraordinário)

O nome deste doce conventual é SARDINHAS DOCES DE TRANCOSO.


Sigam o link e têm uma receita passo-a-passo. Trata-se de um doce de massa fina, em formato de sardinha (que original!) recheada com ovo, amêndoas, açúcar e canela, com cobertura de chocolate! Já imaginaram? Devia ser introduzida nesta quadra festiva por esses arraiais. Afinal, durante os santos populares, a sardinha é rainha!

E nós temos um doce conventual em formato de sardinha e não o divulgamos?
Parece-me mal :D 

Tenham uma bela quadra! Não se esqueçam de comprar um belo de um manjerico. 

6 comentários:

  1. Não conheço o doce, mas também não admira, doces é coisa que não aprecio. Se não fosse os bolos de aniversário, passava o ano inteiro sem nunca comer um doce.
    Quanto ao manjerico, tenho um. Todos os anos o marido me oferece um pequenino antes do Santo António. E eu vou mudando de vaso e ele vai crescendo. O do ano passado morreu em Janeiro deste ano.
    E a minha flor de Natal, mantém-se vermelhinha e bonita. Vamos a ver se se aguenta até ao próximo.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que engraçado, Elvira. O que mais gostei ao ir a portugal foi descobrir que a flor de Natal na casa de família ainda está linda e vermelha em pleno Junho! Já as minhas, aqui no UK, de lindas passaram a cales secos. Ainda as mantenho. Não sei se são como as orquídeas e acabam por brotar novamente.

      Um bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Não conhecia até ao ver no programa da Cristina na SIC e com isso deve ter sido bem divulgado já que o mesmo é visto por muita gente.

    Como poucos doces ou quase nenhuns (mas devia devido ao ter a glicemia bem baixa) porque gosto mais de salgados mas sardinhas? Acho que era capaz de comer todos os dias mas longe das festas populares onde impera a fumaça.

    Beijos e um bom domino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Cristina anda a copiar os meus posts? Ahah. Olhe, não sei quem falou primeiro, se viu no programa deve ter sido ela mas eu descobri por acaso surfando na net á procura de sardinhas em chocolate que vi no aeroporto e quis comprar, mas uma tipa meteu-se no meio e ficou a olhar para mim enquanto tentei ler o rótulo e a postura dela foi tão feia que acabei por ir embora irritada por não me ser permitido comprar em paz. A rapariga não era empregada da loja mas trabalhava no aeroporto e ficou ali parada, a olhar para mim, sem se mexer, depois de eu ter pedido "licença" para alcançar o produto. Estava na conversa com outra do outro lado e as minhas compras estavam a atrapalhá-la, pelos vistos. Achei-a mal educada e por isso afastei-me. Decidi procurar o produto online e foi assim que cheguei a este doce conventual. Pronto, história contada, ahah.

      Sardinha não aprecio muito. Adoro peixe e prefiro-o a carne, mas sardinha, embora goste do sabor, tem muita espinha e isso é como um balde de água fria porque gosto de saborear grandes nacos de peixe e deixá-los desfazerem-se na boca. Com a sardinha há que tirar a espinha uma a uma e o "naco" de peixe nunca é grande, eheh. Por isso sou mais "carapau". Isso da fumaça nos Santos Populares parece mesmo ser uma praga. Nunca fui e sempre desejei ir, mas acho que tem graça é ir acompanhado e saber onde se vai. Conheço quem tenha ido e a queixa que fez foi que até a roupa interior fedia a fumo. Ahah.

      Boa semana

      Eliminar
  3. OLha! também não conhecia, que pena estou proibida de comer doces aahahahah
    Jinho

    ResponderEliminar
  4. Vi num programa alguém ir cozinhar e prendeu-me o olhar, mas numa versão mais simples! Moldes de papel da net, cortar na massa folhada, injetar recheio a gosto!! Sim, acho que foi isto!!

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!