quarta-feira, 26 de junho de 2019

Como somos enganados pelo comércio


Apeteceu-me comprar algo com chocolate. Não chocolate em si, porque quando vou ao supermercado não encontro variedade nem em qualidade nem em marcas e já enjoei de todos. 

Encontrei uma embalagem com cinco bolos com cobertura de morango e decidi experimentar. Cadbury pode ter fama mas está longe de ser uma marca favorita. Lembro-me de ficar sempre decepcionada com cada nova degustação. Mas achei que podia ter garantia de alguma superior qualidade e segurança. 

Primeira decepção:


A primeira percepção que temos de um produto surge com os olhos. Vi a embalagem, li que tinha cinco unidades e julguei o conteúdo pelo volume.



Podiam fazer as barras mais grossas para preencher realmente a embalagem e não enganar o consumidor, não?

Isto levou-me a querer perceber a quantidade em gramas por embalagem.



Nem por fora, nem nas embalagens individuais está a informação da quantidade. 


Eles colocam a informação sobre as calorias - porque a isso são obrigados por lei, mas sem estar impresso a quantidade de gramas em cada barra ou na embalagem de cinco unidades, querem que o consumidor vá pesar cada qual na balança e faça contas aritméticas. 



O prazo de validade é outra piada. No exterior da embalagem não está NADA. Diz para ver nas embalagens individuais. Vou espreitar e nada encontro. Há uns números mal impressos na dobra, mas são cinzentos sobre branco e não têm leitura. 

E é assim que somos enganados!!
Há muita falta de transparência. A lei "aperta" para que esta seja facultada, mas só nos serviu - nós consumidores, para levarmos com uma catrafada de termos técnicos sobre ingredientes, e ficamos na mesma, pois sem conhecimentos químicos a maioria desconhece o que está a comer. 

Ora dizem que faz bem à saúde e vão todos comprar, para bem a seguir dizerem que esse mesmo ingrediente afinal faz mal à saúde e deve ser evitado. Deve-se antes consumir outro. O pessoal corre a consumir esse outro e a história repete-se.

Para terminar: e o sabor? Perguntam vocês e bem!

Uma... m..d@.
O "bolo" de chocolate sem sabor de todo. O gosto estava todo na cobertura, mas nem sei ao quê esta sabia. Só que era vermelha. No total, comem-se todos seguidos em busca da promessa de prazer gustativo. E em vão. Sempre em vão...

3 comentários:

  1. O que vale é que só se é enganado uma vez.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E se é um produto vendido aqui no Brasil, alguns idiotas, impatriotas, vão logo dizer: "isso só acontece no Brasil". Qual o quê? indústria gananciosa e sem moral, assim como pessoas, há em toda a parte do mundo, desde que o mundo é mundo! Tenho lido todos seus posts e muito me alegra saber que conseguiu um emprego (trabalho), mesmo que por pouco tempo. Mas quem sabe não acabem a efetivando-a? São experiências que vão adquirindo. Veja belo lado bom. Sucesso. Beijos


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Helena, por ler os meus desabafos :)
      Antigamente viam-se multiplas actividades profissionais como experiencias pelo lado positivo. Hoje em dia está a dar uma virada. Acha-se que pode significar que a pessoa não tem capacidade de vincar em nenhum lugar e falta-lhe capacidades essenciais. O que é injusto diante das ofertas precárias que surgem em sucessão. Mas são os tempos modernos. Muito obrigada pelas suas palavras, pelo encorajamento. Tudo de volta é o que lhe desejo também. Bjs.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!