domingo, 10 de abril de 2016

As redes sociais e a comunicação


O que se faz quando uma mãe/pai (ou o próprio) coloca no facebook uma fotografia da pulseira/agulha hospitalar do filho? 

"Se tem tempo e ânimo para tirar fotografias é porque está tudo bem" - é o que ainda penso.

Por mais que a minha personalidade reservada opte pela discrição, tenho de compreender que não somos todos iguais. Para mim ainda não faz muito sentido partilhar este tipo de situação no facebook! Mas isso sou eu. 

Não o uso como rede social. Mas há quem o use. E assim sendo, faz sentido que coloquem toda a sua vida lá. Que façam um relatório detalhado, regular, que não deixa passar nada, como se fosse uma rede de verdade, daquelas de pesca. É assim que escolheram comunicar-se com o mundo. Não me faz tanta confusão quanto pode parecer, embora o meu ADN não seja capaz disso. Preservo demasiado a intimidade para me expor dessa maneira no mundo global e nunca fui vaidosa ao ponto de necessitar da validação alheia - dois factores diferenciais.

Se antes tudo isto se fazia por telefone e antes disso pessoalmente, agora com um simples toque num objecto eletrónico de 10 cm sabe-se tudo, sem sair de casa. Não é preciso ir prestar apoio psicológico no hospital, não é preciso telefonar para saber detalhes. Convenhamos, essa parte era terrível, pois a cada pessoa que ligasse quem atende a chamada não pára de se repetir em explicações. Nesse aspecto o facebook ajuda e muito. Claro que, tudo piorou quando surgiram os telemoveis, porque até lá, para os que não sabem porque não viveram nesse tempo, os telefones eram fixos e era em casa que se atendiam chamadas. 

Hoje sabe-se tudo assim, pelo facebook. Quando existe uma festa, quem vai ao evento, como foi uma festa de aniversário e todas as idas aos hospitais... Até a morte chega ao facebook, missas de sétimo dia, "homenagens", etc. Só ainda não se chegou ao ponto de colocar uma foto do morto no mural do facebook! Estranhamente, isso não acho mal.. do ponto de vista do termino de um ciclo de vida. Não se ponham é a fazer poses e biquinhos de selfie, brrrr!

Se as coisas já são o que são no presente, imaginem no futuro. Deixo-vos aqui uma previsão do que será! Acho que está certeiro.



5 comentários:

  1. Sinceramente Portuguesinha, é areia demais para a mina camioneta.
    Eu tenho Facebook. Não vou lá todos os dias. e utilizo-o mais como uma forma de dar e receber notícias da família e amigos. E não ligo aos likes. E sinceramente a caminho dos setenta, faz-me um bocado de confusão, o que as pessoas são capazes de fazer por eles. parece que é a coisa mais importante da vida. Mas enfim como dizia um conhecido ciclista há muitos anos, Cada um é como cada qual. Rsrsrs.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
  2. Estou a ler o teu blog, a tentar dar opinião e não vertem palavras coerentes.
    Talvez algo a criticar quem está nessa rede social com essas coisas, e, algo em mim questiona: "quem és tu para criticar ?"
    R: sim, é verdade, um ser pouco social, que vai ficando de fora ainda mais porque nem sequer estou inscrito numa rede social.

    Entretanto, ao mesmo tempo que estou a escrever levanto a cabeça e vejo uma das minhas filhas a ver o BabyTv com os olhos vidrados na TV, repara que estou a deliciar-me ao olhar para ela, sorri para mim e eu para ela. Acaba de confirmar que estou muito bem assim com aquele sorriso lindo.

    PS: vou fechar portátil e dar um beijo à minha filha agora mesmo.

    Bjinhos tuguinha !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes tu muito bem! Dá muitos abraços e beijos nas tuas filhas e curte a fase da infância.
      Abraço.

      Eliminar
  3. Bom dia, Portuguesinha.
    Concordo. É exagero de informação. Em minha opinião, é exagero de redes sociais e há pessoas que parecem estar a viver em função disso. Estranho.

    tem um bom domingo.
    bj amg

    ResponderEliminar
  4. Estes abusos com a Internet só dão mesmo para levar à gargalhada :))
    Boa semana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!