quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Mais um que se fecha na sua ostra...

O que é que se passa com os bloggers que escolhem ter o seu blogue disponível só para LEITORES CONVIDADOS?

Mais um que se fecha... Já é para aí o terceiro onde era habitual ir ler umas coisinhas que deixa de estar disponível. Começou com a Soricate, depois o Bocagiano, agora o varrendo migalhas... Mau Maria! 

Vocês restantes, não se ponham com ideias, ah? :D

Tudo bem. Por alguma razão os autores preferem assim. Mas eu cá penso se isso não vai contra a essência do que é um blogue. Um sítio onde se expõem ideias e estas ficam abertas para debate - agradem ou não, mas acessíveis ao mundo. 

Nestes anos todos tenho de admitir que quem tende a ir sempre a um blogue tende também a concordar com o que lá está exposto. Observo que é raro quem discorde ou saiba faze-lo sem agressividade. Há até aqueles que passam uma sentença à capacidade de discernimento dos comentadores, procuram classificar a sua inteligência e, quiçá, descriminam uns em prol daqueles com que se identificam mais. Mas limitar o público a esse segmento de mútuos apreciadores, a meu ver, deve corresponder a ter sempre uns "Yes ma'm" nos comentários :)

Sem vos querer ofender, meus queridos bloggers.
Mas é o que penso. 

E como ignoro como se faz "um convite"(pedido) para se aceder a um blogue e não me agrada a ideia de pertencer a grupos restritos, ponho-me a navegar noutros mares de liberdade. No hard feelings! XOXO


11 comentários:

  1. E há mais dos que eu seguia. Tenho pena, mas lá terão as suas razões.

    ResponderEliminar
  2. Normalmente esse é o subterfúgio usado por quem abandona o blogue, e não quer mantê-lo aberto, mas também não quer perder o que lá tem. Conheci vários que fizeram isso.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acho que é o que a Elvira Carvalho diz.
    Mas lá que há muita gente a abandonar a blogosfera, lá isso há.
    Bfds

    ResponderEliminar
  4. Provavelmente querem deixar de fora algumas pessoas, digo eu!

    ResponderEliminar
  5. Quem faz isso provavelmente tem recebido comentários desagradáveis e achou que essa seria a melhor solução. Não seria mais fácil moderar os comentários? Às vezes também acontece que o blog é descoberto por familiares ou colegas de trabalho e a pessoa sente-se mais exposta e então opta por essa solução.
    Para poder continuar a ver esse blog, é preciso que o dono mande um convite por email e quando não há forma de saber o email das outras pessoas, nada feito.

    ResponderEliminar
  6. Caríssimos, obrigado pelo vosso contributo. Colocaram alguma luz na minha «ignorância».

    Quando fiz este post temi não estar a interpretar bem a coisa. Mas quis primeiro, saber de vocês e, quem sabe, recolher o contributo de alguém que tivesse realmente fechado um blogue.

    A dúvida que tinha era se estava a interpretar bem a mensagem do blogger. Parecia-me estranho isso de "convite" para continuar a aceder. O que NÃO SABIA quando aparece esta mensagem é que os blogues não se mantinham e não existiam novos posts.

    Pensei que restringiam o acesso, mas não que o fechassem. É o que diz a mensagem! Já fui parar a blogues com outro tipo de mensagem: "já não existe/não está disponível" e pensei que o blogger desse essas duas opções, SEM o autor ter de eliminar o conteúdo.

    Para tirar teimas aproveitei e fiz a experiência como o "o que pensas disto?".

    As opções são duas:
    tornar o blogue PRIVADO para autores
    ou PRIVADO para convidados.

    Naturalmente pensei que PRIVADO PARA AUTORES fosse a opção que diz que o blogue não existe. E a PRIVADO PARA CONVIDADOS, conforme o nome indica... significa que o blogue continua vivo mas só entre convidados.

    Afinal não é nada disso. Ambas as opções têm como resultado a mensagem que ilustra o post.

    Acho mal! Claramente, deviam ser distintas. Assim até parece que o autor escolheu o "clube do bolinha", o que é fictício.

    Não pretendo eliminar o meu blogue mas ninguém prevê o futuro. Se me sentir comprometida, entendo perfeitamente que os conteúdos mais pessoais sejam algo que queiramos que não fiquem por aí à mercê de todos. E cada vez escrevo coisas mais pessoais que, de certa forma, podem me identificar no dia-a-dia. Histórias muito minhas, que posso um dia partilhar com outras pessoas num convício e alguém pode lembrar-se de ter ligo algures... Enfim: 1+1=2.

    São poucos mas, alguns posts que achei muito pessoais e não me senti mais capaz de os partilhar com o mundo, simplesmente reverti para rascunho. Estão cá, mas não estão visíveis. Claro que fazer isto a um blogue inteiro até nem faz sentido se alguém já "violou" a identidade «secreta» do autor. Mas aqui fica a dica.

    Quanto a vocês, bloggers que se recolheram, podem sempre dar um ar de sua graça por aí... Ou adoptar uma nova identidade de «capa e espada», rss.

    Aqui no «burgo», todos são bem vindos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portuguesinha nao acredites nisso desses bloggers ja nao escreverem. Dois dos q falaste continuam so q so la querem algumas pessoas. Por isso puseram por convite.

      Eliminar
  7. Pela minha parte pode estar tranquila, pois para mim um blog só faz sentido se for aberto. Para contar segredinhos, usem o mail ou criem um círculo fechado no Google.

    ResponderEliminar
  8. A expressão "leitores convidados" é mera tipificação. Na verdade é uma forma de manter o que foi escrito na memória, análoga a uma cloud. Isto no meu caso.

    Nas 3 situações citadas (uma minha) as outras conheço as pessoas deste mundo, e tenho informação que são meras pausas sem que esteja estipulado temporalmente quanto vai durar...

    Bjinhos Tuguinha !

    ResponderEliminar
  9. Comentei e é que li os comentários anteriores.
    Por mero acaso, os blogs citados são de pessoas que conheço deste meio.
    E reafirmo o que acabei por escrever.

    Os 3 não temos blog. A única certeza é sobre mim, não tenho blog e o "somente aberto a convidados" é para não apagar o conteúdo que lá coloquei. :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bocagiano. Foi o que pensei :)
      Acho lamentável o blogger não facultar outra opção. Pois é natural que o autor queira fazer pausas, sem perder o conteúdo mas também sem o disponibilizar.

      Volta sempre, comenta mais! :D
      Abraço

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!