A melhor coisa que a geração actual fez pelo mundo foi tornar lucrativo nadar com golfinhos, baleias e até tubarões.
Felizmente, neste mundo totalmente vocacionado para o CAPITALISMO, há quem consiga substituir um grande mal que é lucrativo por uma alternativa muito melhor. E assim, um ex-CEO (diretor de empresas) transformou a caça às baleias em turismo. Outros lhe seguiram o exemplo, de longe mais lucrativo.
Quando o autor do livro que deu origem ao famoso filme "Tubarão", de Spielberg entendeu o mal que o seu «monstro» fictício tinha lançado no mundo, foi peremptório: se o tivesse adivinhado, jamais teria escrito a obra. Martirizou-se e tornou-se activista dos direitos destes animais do oceano.
Graças ao mediatismo de um grande filme, milhares de milhares de tubarões de todas as espécies passaram a ser caçados em massa. Muitos se EXTINGUIRAM.
Na China (oh paísinho cheio de desgraças!) o folclore dita que quase tudo o que existe no mundo é a cura para todos os males que o afligem. É bem estúpido acreditar numa estapafúrdice destas, não é? E assim a caça em massa a praticamente todas as espécies do mundo não cessa nunca. Tudo se caça, tudo fica assim mais perto da extinção.
São as baleias, os golfinhos, os tubarões para a sua sopa de barbatana, as mantas... pelas guelras. Supostamente curam cancro e tudo mais que o comerciante impingir. Não existem provas mas, como todo o bom comerciante ávido por dinheiro ao longo dos séculos, um qualquer teve a ideia de lucrar com mentiras e assim a China é um país cheio de crenças sem fundamento que resultam em crimes contra a humanidade e o planeta.
BARBATANAS DE TUBARÃO Hong-Kong |
Não posso reclamar a autoria da frase que escolhi para título deste post. "A humanidade é o seu meteoro", frase que faz referência à teoria de extinção das espécies na altura dos Dinossauros. Escutei-a neste filme-documentário: Racing Extinction. ( Setembro 2015)
TODOS têm de o ver.
nota:
está indisponível no youtube, como seria de esperar quando existem verdades inconvenientes e «frescas». Dos três links que encontrei aqui, aqui e aqui, todos exibem apenas uma imagem parada. Como é recente, pode ser encontrado na net por «outros meios» ou mesmo estar disponível para aluguer em alguns serviços do género. O Discovery Chanel exibiu-o em Dezembro. É rezar para que volte a exibi-lo novamente! Pelo menos UMA VEZ POR MÊS, o filme devia estar sempre em loop de programação.
Ai que horror! que triste.... :(
ResponderEliminarVou-lhe dizer o que se costuma dizer acerca dos chineses (sem generalizações, para muitos é mesmo verdade) - "tem quatro pernas e não é mesa; voa e não é avião; sobrevive no mar e não é submarino? Papa-se!!"
ResponderEliminarSem dúvida que o teu blog fica destacado com os demais.
ResponderEliminarAbordas assuntos que normalmente ninguém consegue vislumbrar, e, tens o dom de tornar o assunto interessante para o leitor.
Parabéns por mais esta abordagem com cores que estão fora da paleta.
Já há tempos vi um documentário sobre o assunto.
ResponderEliminarÉ terrível.
Abraço