O que é que se passa com os bloggers que escolhem ter o seu blogue disponível só para LEITORES CONVIDADOS?
Mais um que se fecha... Já é para aí o terceiro onde era habitual ir ler umas coisinhas que deixa de estar disponível. Começou com a Soricate, depois o Bocagiano, agora o varrendo migalhas... Mau Maria!
Vocês restantes, não se ponham com ideias, ah? :D
Tudo bem. Por alguma razão os autores preferem assim. Mas eu cá penso se isso não vai contra a essência do que é um blogue. Um sítio onde se expõem ideias e estas ficam abertas para debate - agradem ou não, mas acessíveis ao mundo.
Nestes anos todos tenho de admitir que quem tende a ir sempre a um blogue tende também a concordar com o que lá está exposto. Observo que é raro quem discorde ou saiba faze-lo sem agressividade. Há até aqueles que passam uma sentença à capacidade de discernimento dos comentadores, procuram classificar a sua inteligência e, quiçá, descriminam uns em prol daqueles com que se identificam mais. Mas limitar o público a esse segmento de mútuos apreciadores, a meu ver, deve corresponder a ter sempre uns "Yes ma'm" nos comentários :)
Sem vos querer ofender, meus queridos bloggers.
Mas é o que penso.
Mas é o que penso.
E como ignoro como se faz "um convite"(pedido) para se aceder a um blogue e não me agrada a ideia de pertencer a grupos restritos, ponho-me a navegar noutros mares de liberdade. No hard feelings! XOXO
E há mais dos que eu seguia. Tenho pena, mas lá terão as suas razões.
ResponderEliminarNormalmente esse é o subterfúgio usado por quem abandona o blogue, e não quer mantê-lo aberto, mas também não quer perder o que lá tem. Conheci vários que fizeram isso.
ResponderEliminarAbraço
Acho que é o que a Elvira Carvalho diz.
ResponderEliminarMas lá que há muita gente a abandonar a blogosfera, lá isso há.
Bfds
Provavelmente querem deixar de fora algumas pessoas, digo eu!
ResponderEliminarQuem faz isso provavelmente tem recebido comentários desagradáveis e achou que essa seria a melhor solução. Não seria mais fácil moderar os comentários? Às vezes também acontece que o blog é descoberto por familiares ou colegas de trabalho e a pessoa sente-se mais exposta e então opta por essa solução.
ResponderEliminarPara poder continuar a ver esse blog, é preciso que o dono mande um convite por email e quando não há forma de saber o email das outras pessoas, nada feito.
Caríssimos, obrigado pelo vosso contributo. Colocaram alguma luz na minha «ignorância».
ResponderEliminarQuando fiz este post temi não estar a interpretar bem a coisa. Mas quis primeiro, saber de vocês e, quem sabe, recolher o contributo de alguém que tivesse realmente fechado um blogue.
A dúvida que tinha era se estava a interpretar bem a mensagem do blogger. Parecia-me estranho isso de "convite" para continuar a aceder. O que NÃO SABIA quando aparece esta mensagem é que os blogues não se mantinham e não existiam novos posts.
Pensei que restringiam o acesso, mas não que o fechassem. É o que diz a mensagem! Já fui parar a blogues com outro tipo de mensagem: "já não existe/não está disponível" e pensei que o blogger desse essas duas opções, SEM o autor ter de eliminar o conteúdo.
Para tirar teimas aproveitei e fiz a experiência como o "o que pensas disto?".
As opções são duas:
tornar o blogue PRIVADO para autores
ou PRIVADO para convidados.
Naturalmente pensei que PRIVADO PARA AUTORES fosse a opção que diz que o blogue não existe. E a PRIVADO PARA CONVIDADOS, conforme o nome indica... significa que o blogue continua vivo mas só entre convidados.
Afinal não é nada disso. Ambas as opções têm como resultado a mensagem que ilustra o post.
Acho mal! Claramente, deviam ser distintas. Assim até parece que o autor escolheu o "clube do bolinha", o que é fictício.
Não pretendo eliminar o meu blogue mas ninguém prevê o futuro. Se me sentir comprometida, entendo perfeitamente que os conteúdos mais pessoais sejam algo que queiramos que não fiquem por aí à mercê de todos. E cada vez escrevo coisas mais pessoais que, de certa forma, podem me identificar no dia-a-dia. Histórias muito minhas, que posso um dia partilhar com outras pessoas num convício e alguém pode lembrar-se de ter ligo algures... Enfim: 1+1=2.
São poucos mas, alguns posts que achei muito pessoais e não me senti mais capaz de os partilhar com o mundo, simplesmente reverti para rascunho. Estão cá, mas não estão visíveis. Claro que fazer isto a um blogue inteiro até nem faz sentido se alguém já "violou" a identidade «secreta» do autor. Mas aqui fica a dica.
Quanto a vocês, bloggers que se recolheram, podem sempre dar um ar de sua graça por aí... Ou adoptar uma nova identidade de «capa e espada», rss.
Aqui no «burgo», todos são bem vindos.
Portuguesinha nao acredites nisso desses bloggers ja nao escreverem. Dois dos q falaste continuam so q so la querem algumas pessoas. Por isso puseram por convite.
EliminarPela minha parte pode estar tranquila, pois para mim um blog só faz sentido se for aberto. Para contar segredinhos, usem o mail ou criem um círculo fechado no Google.
ResponderEliminarA expressão "leitores convidados" é mera tipificação. Na verdade é uma forma de manter o que foi escrito na memória, análoga a uma cloud. Isto no meu caso.
ResponderEliminarNas 3 situações citadas (uma minha) as outras conheço as pessoas deste mundo, e tenho informação que são meras pausas sem que esteja estipulado temporalmente quanto vai durar...
Bjinhos Tuguinha !
Comentei e é que li os comentários anteriores.
ResponderEliminarPor mero acaso, os blogs citados são de pessoas que conheço deste meio.
E reafirmo o que acabei por escrever.
Os 3 não temos blog. A única certeza é sobre mim, não tenho blog e o "somente aberto a convidados" é para não apagar o conteúdo que lá coloquei. :)))
Obrigado Bocagiano. Foi o que pensei :)
EliminarAcho lamentável o blogger não facultar outra opção. Pois é natural que o autor queira fazer pausas, sem perder o conteúdo mas também sem o disponibilizar.
Volta sempre, comenta mais! :D
Abraço