Começou pela manhã, com esta mensagem:
Devo dizer que estas estratégias até resultam. É como receber uma mensagem a desejar os parabéns, vinda de quem nem conheces, em qualquer parte do globo, só porque foram avisados pela aplicação da data de aniversário. É um pouco enternecedor.
Depois do almoço, a aplicação decidiu mostrar-me uma imagem publicada exatamente há um ano atrás. Avisando-me que não quer que eu perca as minhas recordações e tal... Também divertido e eficaz. Até fotos apagadas, são recordadas. Por isso é melhor não pensar que aquela foto ousada, que o/a embaraça e que eliminou da face da terra, também saiu do mundo virtual. Ela não saiu não! E o Facebook com certeza, irá gostar de te lembrar dessa «recordação» exatamente um ano depois.
À noite, ao consentir que uma aplicação que depois não funcionou, tivesse acesso aos meus dados pessoais, acabei por ter de ir procurar esse consentimento para anular esse acesso. Para quem quiser saber (e para não me esquecer), o caminho é este: Definições/Aplicações.
O que me levou até Definições/Anúncios.
Nesta secção o utilizador percebe que é uma ferramenta para o Marketing e que o objectivo primordial da rede consiste em te impigir publicidades de acordo com as pesquisas que fazes, os gostos que dás.
Ficas entusiasmado/a com a perspectiva de poder eliminar de vez aqueles anúncios chatos de «sugestão de página» mas logo no primeiro separador da secção Anúncios és avisado/a:
Fui então para o último separador. Aquele que te permite eliminar os temas que a aplicação costuma sugerir. Todos os gostos que já dei (já sabem para que servem?) estavam ali transformados em páginas de publicidade. Uma vez fiz «like» na página da M&Ms PT e até da Califórnia existiam publicidades. Só não entendo é porque faço "gosto" e depois nunca recebo um post sobre novidades. Nenhuma das páginas que gostei - e são poucas - alguma vez me enviou notificações.
Mas a surpresa maior estava reservada para o separador "Pessoas". Além do presidente da república - que mantive, surgiu, em primeiro lugar, estes nomes:
Dá para ler? Jamais pesquisei ou dei um Like na "Cristina Ferreira Public Figure" ou no Eminem, já agora. Fiquei a me perguntar se a «febre» Cristina Ferreira - que não passa de Marketing por si só, já se terá infiltrado no Facebook Portugal de modo a ter prioridade sobre todos.
Caramba as coisas que aprendi agora.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim de semana
É uma distração diferente ;)
EliminarObrigada pela partilha, vou já ver isso :)
ResponderEliminarÉ engraçado, descobres todos os likes perdidos durante o tempo :D
EliminarPura e simplesmente limito-me a recordar essas publicações, a razão porque foram publicadas.
ResponderEliminarA minha curiosidade não vai além disso.
Boa semana
Também só tenho curiosidade. E nem pergunto muito porquê publiquei, nem repartilho a foto. Só acho engraçado estes esquemas da rede. Engraçado e até positivo.
EliminarJá li uma velhota dizer que se sentiu feliz pela manhã depois do facebook lhe dar os «bons dias» :D