terça-feira, 1 de abril de 2014

Acho que já recebi um comentário de um famoso


Este não é o meu único blogue. Tenho outros. Todos específicos que falam de temas específicos. Este inicialmente também tinha uma identidade específica mas entretanto tornou-se mais pessoal. Num dos blogues específicos acho que um belo dia recebi  um comentário de um «famoso». 

O blogue em causa é sobre televisão. Fiz a minha previsão sobre uma publicitada mudança de um profissional para um canal da concorrência e lamentei a contratação «milionária», dizendo que não acreditava nos resultados positivos. Vai que na caixa de correio surgem quase de imediato dois revoltosos comentários «anónimos». O primeiro ainda publico e dou resposta. Uma resposta sincera e humilde que logo dá a entender que sou uma cidadã comum com uma opinião e tão somente a expressou e não um invejoso do meio que se oculta atrás das redes sociais para fazer uma «campanha de perseguição» e «destilar veneno» - como escreveu o «anónimo». 

O segundo comentário desse anónimo NUNCA o publiquei. Ainda se encontra na lista de comentários por aprovar. E nunca publiquei ou vou publicar sabem porquê? Para preservar o próprio anónimo, cuja identidade só posso suspeitar. Para não deixar a pessoa que o escreveu mais mal vista. Para que não se apercebessem do vitimismo (acreditar ser vítima), desespero, revolta, amargura e mania da perseguição. E enquanto o anónimo "atacava" o autor do texto recorrendo a previsíveis abordagens mesquinhas como apontar um erro gramatical para lhe diminuir a inteligência, pelo estilo da sua escrita consegui perfeitamente identificar quem era. Era como se estivesse a ouvir a sua voz.


PS: Não tenho culpa é de ter acertado na previsão e de, pelos vistos, a minha opinião ser a mesma que muitos outros profissionais/colegas da pessoa visada. 

11 comentários:

  1. Oh, não sou famoso... Podias era revelar ao menos o cometário, para ver se eu consigo adivinhar quem é. Não me precisas de dizer a que textos se refere, só o comentário, para eu jogar também... Odeio ficar curioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo já revelei o comentário, em excertos e palavras próprias. Se não o publiquei não vou agora transcrever. O que importa é o sentido, não a identidade do visado/a :D
      Lamento mas mais não digo! :eehehe.

      Eliminar
    2. Bah... Odeio-te. És uma pessoa horrível, aí a cultivar mistérios e curiosidades aos indefesos como eu... Devias ter vergonha!

      (hahaha, tem piada, mas não deixas de ser má)


      ;)

      Eliminar
  2. Eu devido ao local de trabalho que tinha há uns anos fartava-me de falar com gente famosa ao telefone, gente que afinal era como eu e ligava para tratar das suas coisas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tétisq eu não ligo peva a isso a que os outros chamam de celebridade. Acho que os «famosos» podiam todos ser meus amigos que eu estava-me nas tintas para os ir "chibar" à comunicação social eheheh!

      E são pessoas, ponto. Sem tirar nem por. Embora também tenham vezes em que lhes sobe à cabeça o estrelato. Mas penso que é como nós, "anónimos cidadãos que podemos ir às compras sem nos tirarem o retrato e o publicarem numa revista": se tivéssemos anos de uma carreira e achássemos que os outros eram ingratos, se calhar também começávamos a dar uma de altivos. Mas apesar de alguns «famosos» estarem sempre a ser falados, também existem pessoas "famosas" que passam debaixo do radar e fazem os seus trabalhos brilhantemente sem serem alvo de tanta curiosidade. Mas se calhar não são as vedetas.

      Eliminar
  3. Eu pensava que os "famosos" tinham pouco tempo e não andavam a googlar-se e dar-se a tal trabalheira... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é o caso e se fores a pensar nisso vais entender que eles se "googlam", e mais razões têm para o fazer quando são assunto do dia. Têm aquela curiosidade de procurar e ver se a notícia está bem emitida e amplamente divulgada. Se existe feedback. O que andam os «outros» a dizer.Eles também são voyeuristas. Alguns se calhar até mais, ou não fossem artistas.

      Começa a reparar e verás que existem celebridades que confidenciam em talk shows que «por curiosidade» googlaram o seu nome e têm sempre algo cómico para associar. Ou confidenciam algo terrível que dizem a seu respeito e daí tomaram a decisão de não fazer mais «googlisses» (mentiroooosos).

      Quando um deles se prepara para «mudar de casa» e o computador está ali na ponta dos dedos... :D

      Eliminar
    2. Ah, e cada vez as redes sociais fazem mais parte das suas carreiras, como meio de promoção e divulgação. É mais uma plataforma auto-promotiva. Ou não fariam blogues, twitters e páginas de facebook.

      Eliminar
  4. O meu comentário era em tom irónico... :-) Obviamente que se "googlam". Agora, para mim, esta gente não é famosa, é conhecida. Mas, pronto, eu sou do contra! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Siiiiim, também não me passou ao lado que podia ter em tom de ironia :) Ainda hoje não sei bem quem é famoso, quem é conhecido, quem é celebridade. É quase indiferente. Não passam de adjectivos. Estou mais inclinada a dizer que o que diferencia estas pessoas de outras é que recebem exposição pública, divulgada pelos meios de comunicação social. Só.

      Imagina se um médico tem menos importância social que um artista de TV ou um cantor mundial. Para mim não. Acho a carreira na medicina uma das mais nobres ao serviço da sociedade. Se existir um grupo de profissionais que possam ser tratados como «heróis» inclino-me mais para os que ajudam os outros. Como os médicos, os cirurgiões, que todos os dias operam um «milagre». No entanto nenhum é «famoso». E daí? Acho que não lhes faz falta alguma e se calhar nem bem lhes traria.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!