segunda-feira, 7 de abril de 2014

A história do patrão que vai escolher um funcionário para sub-chefe

Have you ever wonder...
...quando enviam o vosso curriculo se a pessoa que os recebe vai ligar para o último emprego para fazer perguntas sobre ti?

Por vezes interrogo-me se ao fazerem isso as pessoas do outro lado vão falar mal de ti. Existe tanto cinísmo no mercado laboral que não me surpreenderia. Não que pessoalmente tenha razões para me preocupar mas por vezes interrogo-me por isso mesmo.

Uma vez li uma história ficional sobre um patrão e seus empregados que contava mais ou menos assim:

Um patrão entrevista os seus quatro funcionários da empresa da qual acaba de se tornar chefe, com vista a promover um e possíveis despedimentos. Fala com o Joaquim e pergunta qual a sua opinião sobre o João, o Manel e a Maria. Este responde que o João é um porreiraço, um amigão, um bom trabalhador e colega. O Manel também é tudo isso e ainda por cima traz sempre um lanchezinho para partilhar com a malta. A Maria é assim, assim.

Depois chama o João, faz a mesma pergunta e o João elogia o Joaquim e o Manel nos mesmos parâmetros, dizendo que são muito amigos e convivas dentro e fora do trabalho, que riem e escutam música  mas que é distante da Maria porque esta não parece querer conversar muito.

O patrão chama então o Manel. O Manel reforça os laços de amizade com os restantes colegas homens mas também ele não simpatiza muito com a Maria. Diz que esta não é muito dada, é esquisita e que não parece querer conviver com eles.

O patrão então chama a Maria. Maria - diz-lhe ele, os seus colegas parecem estar sobre a impressão que você é a funcionária menos produtiva desta empresa. Como sabe vou promover um de vocês a sub-chefe. Parabéns, o cargo é seu. Parece que enquanto os seus colegas andam a divertir-se durante as horas de expediente, a Maria fica a trabalhar.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!