sábado, 7 de setembro de 2013

Cheira bem, cheira a Lisboa? Não! A QUEIMADO!!

A propósito de dois recentes post anteriores:

São 5.50h da manhã e estou bem acordada. Ainda falta muito para amanhecer. Pela janela aberta entra um odor inconfundível que depressa inunda o ar de casa. Cheiro de queimado. Vou fechar a janela e confiro: o cheiro vem de fora, todo o ar na rua está com esse cheiro.

 WTF? Ás 5 e tal da manhã não deflagram incêndios! Ainda mais numa mata qualquer distante. Portanto, o cheiro vem de onde? Estará a decorrer algum acidente? Não? Será de queima descontrolada ou de queima de fábrica?

Não sei. A noite está silenciosa. Nem um automóvel circula na estrada neste sábado de madrugada. O único som audível ao ouvido humano vem do outro lado, da direcção do aeroporto, o zumbido de um jacto, é natural. O cheiro a queimado é que não é, ainda mais nesta hora.

É tão perturbador não poder respirar uma atmosfera livre de pestilência. Ainda mais quando nos preparamos para ver o dia amanhecer. O ar da manhã devia servir como um balsamo, um energizer. Quando a actividade humana nos impede de usufruir disso algo está terrivelmente mal.

6 comentários:

  1. Pois, de madrugada não há causas naturais para os incendios ... mas, de dia também são raros os casos em que o incêndio começa por obra e graça da natureza :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Raros são os que começam pela natureza. É mais a gananciosa e assassina mão humana. Esses pirómanos!

      Eliminar
  2. Então não há trovoadas às 5 da manhã? O São Pedro está a evacuar para as horas, jove. Beijoca!

    ResponderEliminar
  3. O cheiro a mata queimada percorre kms e a favor do vento ainda mais... perto de mim senti esse cheiro vários dias


    Beijoca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei felina. Mas com o cheiro costuma vir a cinza e o vento é muito rápido a chegar. Não sei se este cheiro era de um fogo de mata.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!