sábado, 6 de maio de 2023

Critérios Jornalísticos

 

As mensagens noticiosas da Microsoft continuam a ser uma praga no meu monitor. Assim sendo, hoje chamou-me a atenção esta:

CHINESES JÁ FATURAM 31 MILHÕES COM BOIS DO ALENTEJO

Abri a notícia para começar a ler. Juro-vos: tem POUCO de notícia e MUITO de PROPAGANDA. Diria até que é uma "notícia" encomendada - visto que fala e fala e fala da empresa, descreve o que oferecem e ficam que tempos a descrever as "promessas e ambições" da sua gestora - que conseguiu elevar a empresa à maior criadora do país, porque exporta 95% da sua carne para a China, que são os maiores acionistas da empresa. Ora, assim também eu! Cresço num piscar de olhos. Começo a fazer pasteis de nata e digo aos chineses para serem meus sócios. 

Isso à parte, a empresa quer apostar na sustentabilidade (espero que qualidade), criar o gado ao natural e ter tudo "saudável". Tudo bem, desejo-lhes sorte. Precisamos de voltar a ter carne de qualidade na nossa cadeia alimentar. Mas preferia que tivessem assinalado PUBLI-REPORTAGEM, porque é disso que se trata a "notícia". 

Ah, os critérios jornalísticos a cair cada vez mais... um dia desaparecem.  

NOTA IMPORTANTE: Li o último parágrafo e fiquei muito desapontada. A empresa exporta para a China (Argélia e Marrocos) mas... e PORTUGAL? Resposta:


Claro! 

Segmento de "alta qualidade". 
Nós, portugueses, povinho que sustenta com o nosso trabalho a "alta qualidade" na vida de alguns, tem de continuar a ter o mercado alimentar invadido por substitutos sem qualidade, borracha a fingir que é carne. Porque carne de verdade, saborosa, REAL - a alimentação de verdade, como venho a dizer há anos, essa é exclusiva para os MILIONÁRIOS. 

É nisto que deu entregar tudo a multicionais. O povo é tratado como LIXO e como LIXO. Os ricos comem o que antes era do povo. É que, ao menos antigamente, os pobres, quando apanhavam um peixe, o peixe era mesmo peixe! A carne era mesmo carne e a fruta sabia a fruta. Tinham hipóteses. 

Nós, nesta era moderna, de comida acessível no supermercado, não temos mais peixe, ou carne, ou fruta. É tudo processado ou tudo adulterado. Já NADA É COMO ANTES. 

A qualidade, essa vai para a China. Outro país que só tem dinheiro por explorar vergonhosamente o povo. 

É o filme "Soilent Green" em pleno 2023. 

Só que não foi preciso radicalizar na mensagem. Basta permitir que o povo se ocupe com uns empregozecos  (65 empregados, provavelmente mal pagos, para 11 herdades é, a meu ver, muito pouco para esta empresa que é toda da China, só aproveita o nosso solo e é dona dele) nas suas multinacionais para ganhar-mos uns trocados, depois aliciam-nos a gastar esses trocados na porcaria que produzem para nosso consumo e espalham pelos supermercados, sem permitir concorrência de qualidade. 

 

4 comentários:

  1. Esses chineses são meus amigos.
    E o cérebro da operação não é chinês, é bem português.
    Gente com iniciativa e capacidade.
    Boa semana

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    1. Naturalmente não se cresce sem ter capacidade muito menos iniciativa. A minha indignação inicial foi com a notícia - que não anuncia um facto novo apenas numera características e objectivos da empresa, sendo mais uma publireportagem. A indignação maior surgiu ao perceber o que já venho a constatar faz muitos anos: a qualidade alimentar está a ser dirigida exclusivamente para os milionários. Pessoas que financeiramente não atingem o nível Gormet têm difícil acesso a produtos que antes existiam uniformemente. Adquiri-los só dependia da carteira. Agora ´não estão mais espalhados. Só lojas especializadas, com preços a condizer, fornecem o natural e orgânico. O mercado de consumo alimentar foi invadido por réplicas, substitutos e produtos adulterados. Gerações de crianças cresceram só conhecendo isto. Não vão ansiar por melhor, porque desconhecem o saber que "melhor" tem. Satisfazem-se com o hamburguer do MacDonalds que não sabe a nada. Desconheçem o sabor da carne de verdade. Revolta-me sim, não obstante o preço, que produtos de qualidade não se destinem ao mercado interno ou se encontrem disponíveis nas mesmas grandes superfícies como os outros - sendo cada vez mais EXCLUSIVOS dos segmentos gourmet - claramente destinados a quem tem um alto poder de compra. Isso me revolta. Esta carne devia estar ali, ao lado da mais reles, a fazer concorrência na mesma prateleira do mesmo supermercado. E quem diz carne diz alface, diz tudo. Acho que é um assunto sério que não está a receber a devida atenção. A humanidade, na sua maioria, está a ser envenenada, a meu ver.
      Salvar-se-ão os que podem encher a barriga de gourmet.

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  2. Quem lhe disse que gourmet é melhor???
    Acho que deve fazer uma revisão das coisas que lê e ter cuidado como as interpreta porque os seus últimos posts não são de uma pessoa ponderada...

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