segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Mais sobre neve e sua aurora boreal

 

O que mais me surpreendeu com o clima de ontem à noite foi a CLARIDADE.

A sério: achei tão estranho, como se fosse alienigena. As 5 da tarde ja costuma estar escuro aonponto de nao se ver um palmo diante do nariz. E ontem, quase seis da tarde, e via-se ate onde a vista alcançava. 

Para meu espanto, durante o avançar da noite e por toda a madrugada, o céu continuou a parecer irradiar uma luz homogenea celestial e única. Conseguia ver-se tudo. O ceu inclusive. Branco, no escuro e mesmo assim, branco.

As fotos seguintes foram tiradas as 2.30am de hoje. A esquerda o ceu e a luminosidade natural da hora nesta noite de neve. A direita, uma raposa activou o sensor de movimento da arrecadacao do vizinho e se acendeu uma luz forte. Da para perceber que mal se notam diferencas. Tanto da para ver bem com ou sem luz. E nunca é assim!


Ia constantemente a janela e ficava deslumbrada com esta luminosidade nocturna. Espreitei um sem quanto numero de vezes porque parecia artificial. Era impossivel estar tudo tao bem iluminado. O candeeiro mais proximo ficava a tres casas de distancia.

Olhem ele ali, bem distante.

Foi uma noite mais parecida com um dia. Estranha, bonita, uma dadiva.

Decerto que este fenomeno tem explicacao. Hoje ja nao esta assim. Ja nao se enxerga tudo diante da vista. 


Olhem só para este ceu tao claro.


2 comentários:

  1. Que estranho, de facto! Mais alguém se queixou do mesmo?
    Mas adorei as imagens! Aqui Dezembro, tem sido mais quente do que o habitual... mas tão chuvoso, que houve imensas cheias em Loures, Odivelas e Lisboa, e prejuízos até dizer chega, durante uma semana, em Dezembro, em que as cheias se repetiram em determinados locais... Alcântara e Algés, por exemplo...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SOube dessas cheias em Portugal, Ana. Todos os anos, algumas áreas sempre inundam. Mas parece que este ano apanhou logo todos de surpresa e logo depressa. Felizmente já passou!

      Olhe, também tirei fotografias da mesma paisagem na noite seguinte. Estive para publicar mas depois deixei passar. Não se vê NADA. E até fotografei uns minutos mais cedo, para começar. Depois às mesmas horas que na noite anterior. E só saiu tudo escuro, preto. Mesma lente, mesmas definições. Mas não o mesmo fenómeno especial, que juro que pareceu uma noite mágica, de tanta claridade que sempre se manteve até o amanhecer.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!