sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Adeus ao Natal

 Acredito que, se o ano Novo nao apressasse o  Natal a desaparecer cinco dias depois do seu apogeu, este duraria muito mais tempo.

Assim, o problema do Espirito Natalicio é que é forçado a desvanecer bem rápido devido ao novo ano, as celebracoes que dai advêm e os saldos que logo chegam.

O Natal, com o seu espírito de solidariedade, confraternizacao, alegria e respeito ao próximo, o qual, antes da reuniao familiar ainda nao se sente, perde logo terreno e desvanece perante o surgimento do consumismo e de uma nova data. Tudo o que pertence ao ano anterior - incluindo o Natal, é logo irradicado, como se indesejado e para esquecer.

Desaparecem logo as decoracoes luminosas. Como esta, que decora a rua augusta e a baixa pombalina, em Lisboa.


Pavões! Que beleza de decoração. Amo o facto de Portugal, todos os anos, decorar suas ruas com luzes diferentes. Dá sempre uma sensacao de surpresa e prazer. É que em inglaterra, Londres em específico, as luzes que me cativaram em 2016 são as mesmas que lá estão agora. E em todos os anos até este. Também lá vao estar para o ano. Provavelmente em 2050 ainda vao ser as mesmas. Uma pessoa nem olha mais. Certamente nao vai viajar propositadamente para isso.

A avenida da Liberdade, em Lisboa, está cheia destas "cortinas" de luzes penduradas nos ramos das arvores que terminam com uma pomba branca. Talvez um apelo à paz?


Contudo, as decorações que mais gostei de ver foram as da baixa, na praça do Teatro D. Maria. Também luzes a cair de ramos de árvores, mas na ponta enrolada em bola tinham apenas um pedaço de papel em forma de sino. Entao viam-se sininhos pendurados por todo o lado.

Estas luzes chegam cedo, mas acho que só conseguem ser realmente apreciadas depois que as famílias têm o seu momento juntas. Porque aí sim, sentimos o verdadeiro Natal.

Pena que este tem os dias contados e só possa sobreviver por apenas cinco dias durante esse ano.

Depois, como que eliminado, muitas das arvores de natal nas casas das pessoas desaparecem logo no dia 1 mas há quem ainda espere pelo dia dos reis, a 6 de Janeiro.

Sejam em que dia for, o espirito do Natal que entra dentro de nos no dia 25 de Dezembro, é bruscamente removido. 

Pelo Ano-novo.

Por mim, eliminava o ano novo. Nunca o senti especial, mesmo. Para mim, só lá para Fevereiro é que faz sentido celebrar o novo ano. Deviamos todos fazer como os chineses, que o celebram nessa data. 

6 comentários:

  1. Concordo em absoluto! O Ano Novo tem sempre um sabor agridoce... sente-se uma mudança demasiado súbita no espirito da semana de Natal... por mim...podia-se seguir o calendário chinês!
    Que bom saber, que tiveste uns dias para vir até Portugal, e apreciar a beleza da Baixa de Lisboa, nesta altura!
    Estimo que tenhas passado um Natal muito feliz, na companhia dos teus, e a viagem tenha decorrido bem... calculo que daqui a mais alguns dias, estejas de volta a Inglaterra!
    Que tudo corra bem, e aproveita estares com os teus, ao máximo!
    Beijinhos! Continuação de Festas Felizes, e que 2023 seja incomparavelmente melhor para todos nós! Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, alguém que entendeu o que escrevi! E ainda o reforçou com melhores adjectivos. É de facto uma mudança súbita e agridoce. Sim, adivinhas-te tudo certinho. Daqui a uns dias já lá estarei. Muito obrigada, desejo-te o mesmo: Felicidade, saúde e muitas mais alegrias.

      Eliminar
  2. Pena é que pense que o natal são 5 dias. Se aprecia tanto esta época porque não a celebrar o ano todo?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é todos os dias. Por isso sinto quando deixa de o ser para os outros. Entendeu o que quis dizer? O Natal é A festa mais importante que temos como ser humanos - por apelar a sentimentos nobres. Outras religiões têm outras datas. No entanto, talvez nenhuma outra seja tão rapidamente substituída por outra grande festa em apenas 5 dias, fazendo com que bons valores que pousam no coração das pessoas sejam mais rapidamente substituídos pelo mundano.

      Eliminar
  3. Essa é a prova de que vivemos tudo a correr, o Natal devia fazer-nos refletir algum tempo, mas nada, entramos no ano novo e já esquecemos o Natal...
    Vamos tentar vivê-lo mais uns dias e celebrar a vida mas com espirito natalicio!!!
    Bom ano!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de ser nos a nos esforçar para que o natal dure o ano inteiro, ja que lhe cortam as pernas. Caramba, ate parece que é crucificado.
      Bom ano para si também.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!