domingo, 11 de dezembro de 2022

Está a nevar e a caldeira não funciona

 

São muitos os posts que vinha para fazer mas acabei não tendo tempo. Por isso aqui fica um post de retalhos. Do que me apetecer dizer. E o que me apetece falar é que ESTÁ A NEVAR!


É tão belo. Tão sereno. Ver a neve por todo o lado, a cobrir tudo num manto branco, intacta, sem a presença humana. É lindo mesmo. 

Aqui por inglaterra as temperaturas têm estado abaixo de zero desde quarta ou quinta-feira. Engane-se quem pensa que isso é mau. Pelo menos eu não acho. Quase que não há vento, o que faz do frio apenas isso: frio. Que não se sente se fores bem agasalhada. O ruím são as mãos - os dedos, que, mesmo dentro de luvas ditas térmicas, parecem não ficarem protegidos. As pestanas ganham "frosting" mas não existe o vento a usar o frio como faca para nos cortar por dentro e por fora. Considero o inverno de Portugal bem mais exigente. 

Não tem chovido. E hoje, pela primeira vez, nevou.


Disse-me alguém que estava a conduzir, que a bela neve já se transformou numa feia mistura de água com porcaria preta e escura.... Mas quando neva, quando os floquinhos minusculos começam a cair... é lindo. 


Em casa, a caldeira deixou de funcionar. Foi reparada três vezes, e três vezes perde pressão e fica a piscar no zero. Amanhã os técnicos voltam, empenhados em solucionar o problema. A M. só sabe falar mal - agora entendo porquê a agência tem cuidados com ela. Sabe que ela faz o tipo que usa estas coisas para ameaçar. Já me disse que ela pode exigir reparos financeiros por ter estado estes dias sem o uso contínuo da caldeira. E falou que uma colega recebeu 250 euros da agência por ter alegado isso. Ela faz mesmo o género que o meu anterior senhorio mais temia. Ainda me revolta a forma como ele me tratou como se eu fosse escumalha em vez da pessoa generosa, simpática e atenciosa que sempre demonstrei. 

Mas isso está lá no passado. Adiante.

Por acaso eu sei como colocar a caldeira a funcionar novamente. Basta só mexer numa torneirinha... Só que não vai durar para sempre. Com o tempo, a caldeira volta a desligar. Bem que podia fazer isso, mas fui instruida para não mexer na caldeira. Ninguém deve tocar naquilo. As atitudes da M. estão cada vez piores. Com menos cinco graus lá fora e a caldeira sem funcionar, ela sai de casa e deixa a porta aberta. Por ver isso é que não sinto vontade de fazer nada. Ela suga-me a energia e muda os meus impulsos de acção. Deixar a porta totalmente aberta mais que uma vez, sabendo que horas se passam e o ar frio está a entrar. Ela age assim. Com total despreocupação para com as restantes pessoas na casa. Revolta-me. E por isso, não sinto que deva fazer nada para aliviar a nossa condição. Faz de conta que não sei - já que não devia saber mesmo. 

Só tenho pena que tenha acontecido a um fim-de-semana. Isso não impediu a M. de cá enfiar o escravo sexual dela. Ahah. Acabei por lhe dar este rótulo porque é o que ele parece. Ela esconde-o no quarto e este nunca sai, a menos que ela dê o seu aval. Faz-lhe comida e leva-lha ao quarto. O gajo só existe para um propósito bem específico. Não tem direito a mais nada. Ainda bem. Acho que talvez seja melhor  assim. Hoje vi-o duas vezes e achei mau presságio. A primeira vez, estava à porta do quarto, sai ele do WC, em robe, passa por mim como se fosse natural um estranho "surgir" à frente dos olhos de um morador da casa e caminha calmamente para o quarto da sua escravatura. Depois, quando vinha da rua e vi a porta aberta, após tirar uma foto, ela surge com ele atrás. Talvez por os ter visto, ele não voltou a entrar com ela. Pelo menos não de imediato. Ela faz o género de fingir. E bem capaz de mandar o escravo esconder-se no supermercado por um tempo, até ela ordenar que é seguro voltar ao leito. 

Mas com a caldeira sem funcionar.... talvez este Domingo seja mais curto para os pombinhos. Pelo menos não vou ter de passar a noite inteira a os ouvir entrar e sair do WC. Ontem de noite foi à meia noite e meia e depois as quatro e meia da manhã. Sim, ontem de noite a coisa funcionou muito bem. Só piorou hoje pelo meio-dia. Estava a M. bem desperta, na cozinha. 

Ela está sempre por perto quando a caldeira pára de funcionar. Será que é ela que faz algo que causa isto? Não me espantaria nem um pouco, para ser sincera. Tem sido ela a danificar tudo que nos cerca. Acho até que pode ter sido ela a causadora da água da chuva que, há um mês, se infiltrou na casa e começou a cair na cozinha. Porque acima daquele espaço específico fica a janela do WC do piso superior. Janela essa que ela teima em... deixar totalmente aberta. Já lhe partiu o trinco por causa disso. O ano passado, inverno como agora - baixas temperaturas, e a janela sem se conseguir fechar porque ela, bruta e selvagem, conseguiu partir o trinco do seu eixo. O vento a entrar à vontade porque a janela mal se conseguia alcançar quando esticado o braço. O vento a bater a janela envidraçada consecutivamente contra a parede de tijolo... graças a ela. Nessa ocasião não se lembrou de pensar que tinha de dar dinheiro à agência por lhes causar estragos, lol. Seja como for, por essa janela caem muitas embalagens que ela mantém no parapeito. Muitas. Vão aos trambolhões pelas telhas abaixo, podendo ter danificado algum encaixe. 

Tem sempre o dedo dela em tudo de ruim que acontece. Isso fica por provar mas, tenho cá para mim que, se nunca nada tivesse caído constantemente da janela abaixo, provavelmente nunca teria chovido na cozinha. Nota para a posterioridade: O rapaz do andar de baixo - com quem eu não falava e com o qual ela embirrava, foi embora no domingo passado. O seu quarto está livre, outro alguém o irá ocupar. Previsões de tipo de pessoa: não muito boa. Porque a casa não está a ser bem mantida - a cozinha é um monte de louça suja e gordurosa, não limpam o fogão, deixam-no todo sujo de gordura e restos de comida. Por isso, quem cá vier, só cá fica se não se importar com isso. Já agora, amanhã cedo deve vá aparecer o técnico para reparar a caldeira. Só por isso, a M. foi lavar a sua louça suja e limpou a gordura que todos os dias adiciona ao fogão.

Só se preocupa com as aparências, a porca.  

6 comentários:

  1. Nunca vi neve nem nevar, o que gostaria muito!
    Quanto ao resto só te digo que tens sempre algo e alguém a moer-te o juízo e faz o que eu faço não ligues e continua a seres tu própria porque gasyar energias com quem não presta só dá cabo de nós.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fatyly que avatar tao giro!
      Tem de ir fazer ferias para um lugar com neve. É lindo mas acima disso é espiritual. Todos subitamente ficam felizes. Atiram-se bolas e constroem-se bonecos com a neve. Obrigada pelo resto. Saude

      Eliminar
    2. Durante os anos que estou em Portugal fui com o meu falecido pai à sua terra Vila Chã no sopé da Serra da Estrela em tempo de neve. Mas a Madame resolveu despir o robe e não o sacudir. Nem neve...nem nevar. Morreu o meu pai e tios e a casa foi vendida.
      Com a minha reforma não consigo fazer muitos extras porque é tudo muito caro e a bem dizer nunca tive férias.
      Hoje continuo a dar apoio à minha mãe que se me perde de vista desatin logo:)))
      Beijocas e um bom natal.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Se calhar é mesmo melhor a caldeira não funcionar que ter a M por perto .
    Aqui não tenho a sorte de ver nevar sem vento .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia tem de viajar para um local onde esteja a nevar, joaquim.

      Eliminar
  3. Espero que em 2023 a M. encontre outro lado para se mudar... e dê lugar a alguém bem mais sociável...
    Partilhar casa é sempre um problema, quando as pessoas não sabem viver senão para si mesmas...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!