quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Artistas com quem simpatizo - 1

 

Recentemente passei a sentir admiração por um artista, devido a este vídeo de uma melodia que adoro mais ainda nesta versão, o que me fez pesquisar mais sobre o indivíduo que sabia ser cantor pop-rock

Cliff Richard. E a sua banda - os shadows. Quem não se lembra do som de guitarra dos shadows?? Única, peculiar, facilmente identificável. Uma das mais memoráveis composições que trouxeram ao mundo foi "Apache".


Mas voltando a Cliff Richard, sir Cliff porque é britânico e não há artista inglês a quem sua majestade não confira o título de lorde, não fazia ideia da história da sua carreira nem que muitas das músicas que escutei pela vida fora são dele. Por isso foi uma descoberta. Que fiz recentemente viajando por vídeos e vídeos no youtube. Vale a pena ver. Mas o que mais admirei nele? Querem mesmo saber?

Admiro-lhe o amor pela profissão e a aparente simplicidade. Juro que é e será sempre características que tornam qualquer pessoa atraente, admirável. Não é o estrelado, as coisas bonitas e caras com que se podem rodear. O admirável é que, tendo tudo isso à sua volta, que isso não os corrompa, não os impeça de, mesmo que vão ao céu de vez em quando, que regressem e voltem a ter os pés no chão.


Depois tem outra coisa: sobre a sua vida pessoal não se sabe nada!! 
Como é que um homem debaixo dos holofotes da música durante uns 70 anos consegue essa proeza? 
Bom, decerto que alguma coisa se sabe mas eu, que não procurei, também não encontrei. Não existem escândalos, divórcios... não sei nada. Geralmente quando essa proeza é conseguida por um homem isso significa que é homossexual muito reservado e prefere o total sigilo. Ou então... pior. Não sei, não me interessa. Só me interrogo como tal é possível. Principalmente nos dias de hoje. Isso me apraz. A única coisa que soube sobre ele, é que tinha uma casa algures em Portugal. E isso deve-se aos media portugueses, que o divulgavam regularmente pela altura do verão.

O senhor está agora numa altura da sua vida em que o fim se aproxima. Não vamos ser hipócritas a esse respeito. Deixa um belo legado. Como músico, como artista e provavelmente como ser humano. 

Algumas das suas canções: The young ones, The young onesCongratulations, Apache, Living doll, We don´t talk anymore e muitas outras mais.

- - - - - - - - - -

Ahah. Agora ao pesquisar no google imagens para ilustrar o texto, descobri que o Cliff chama-se Harry Rodger Webb. Provavelmente ajuda a ter os pés no chão, quando tens um nome familiar diferente do artístico. Mais uma surpresa agradável. O título de "sir" não foi anexado ao seu nome artístico, mas ao de baptismo. 

Ah, outra descoberta só possível por causa do Google: A casa(s) que o artista tem em Portugal deve ser em Albufeira, porque apareceu uma notícia a dizer que o presidente da junta ia lhe dar a chave da cidade


Ah, afinal acabei também por descobrir algo que manchou a sua reputação. Embora ainda também não saiba de que escândalo falam. Mas falam entrevistando-o na sua casa em Portugal. Aqui fica o link para o vídeo. 

Afinal a internet é mesmo uma caixa com tudo lá dentro. Se coscuvilhar, aparece. Se não coscuvilhar, aparece na mesma. Será que o Cliff, por esta altura, estando a viver em Portugal desde os anos 60, fala fluentemente português?

Isso não descobri. Mas aqui está mais uma jóia de um vídeo. Gosto de pessoas assim: sinceras, quando entrevistadas. 





6 comentários:

  1. Uma banda que sempre gostei de ouvir.
    .
    Saudações cordiais e poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Uma coisa da vida dele sei - produtor de vinho em Portugal há MUITOS anos.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vida Nova - é o nome do vinho.
      Descobri enquanto ia vendo videos atrás de videos depois de escrever para o blogue. Fiquei com curiosidade em provar o tintol :) :)

      Eliminar
  3. Uma banda e um cantor que sempre admirei e conheço todas as músicas deles...ai, ai os grandes bailes de garagem ou até na areia da praia. Tinha um poster dele na parede do meu quarto e outros dos Beatles.
    Acrescento mais um que sempre gostei: O actor Richard Gere e vi quase todos os seus filmes.
    Agora desde a minha juventude nunca me interessei por "vasculhar" a vida privada de todos eles e de outros mais actuais e o que sei é pelo o que por vezes falam na televisão.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tambem desde sempre nunca me interessei pela vida privada de figuras publicas. Quero dizer se se souber algo, como se vem a saber dos colegas de trabalho, escola etc. Tudo bem. Mas nao com aquela avidez. Nao acho que so por ser artista deixa de ser humano, por isso nao os elevo a icons nem lhes recuso a capacidade de errar.
      Agora Richard Gere.... nunca. Outro com quem nao simpatizo muito. Parece-me doidinho. Antisocial. La metido com os monges e a fazer filmes sem interesse. Embora goste que pareça gostar de se separar da figura de gala. Isto quando jovem porque agora maduro acho que ate lhe afaga o ego.
      Bj

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!