domingo, 6 de fevereiro de 2022

Cuidado com as fantasias - corram atrás!

 

Não foi nesta sexta-feira que me tornei uma milionária excêntrica. 

Estou cansada. Fantasio que subitamente tudo se resolverá. Continuam a dizer-me que sim, "um dia" - palavras estupidamente fantasiosas que continuam a repetir-me e são cruéis mentiras. Ainda assim, quando lhes questiono a veracidade, insistem na mentira. Nem a passagem do tempo e uma vida vazia os faz admitir que estão errados.

Sonho com uma fortuna em dinheiro não por amar dinheiro mas porque sei que isso vai poder proporcionar-me a tranquilidade que sei precisar através de algumas comodidades essenciais para a minha saúde: um espaço só para mim, para começar.

Sabem desde quando acarreto a vontade de viver sozinha?

Desde os 16 anos. 

Enquanto outros sonhavam com a Madonna, o Claude Van Dame, um carro como primeiro bem de consumo, eu.... era o meu espaço. Precisava tanto disso como de oxigênio. Não queria mais nada: só um canto para poder viver em paz, para poder pensar e me expressar livremente sem censura, escrutínio ou ofensas. 

Tivesse eu tido essa sorte e hoje seria uma pessoa mais decidida, mais firme, mais feliz e completa. Nunca se sabe onde outros caminhos poderiam levar só que sabe-se sim... No fundo, sabemos. 

Por detrás das aparências, todos os sinais estavam lá. 

Dizem-nos para "esperar", "à tempo", "quando cresceres", "quando terminares os estudos", "quando trabalhares", "quando casares". E nesse perpétuo adiamento de esperança fantasiosa só se ensina a adiar as coisas. Não a correr atrás delas. Pelo contrário: mata-se a capacidade de o fazer!

Ensinam mal, preparam-nos muito mal para a vida. Ao cortarem a vontade natural de singrar com perpétuas ladaínhas começadas por: "um dia", "tens tempo". Remove-se com crueldade a capacidade da pessoa e a vontade imensa que tem de ir à luta, forçando-lhe conceitos de "espera" e "tempo" que na prática não passam de imobilidade.    

Pois o tempo já passou. Todo o que me foi dito mais o dobro. 

E o que constato?

Tudo o que me disseram não passaram de mentiras, tudo o que me fizeram foi mal feito e tudo o que me impuseram foi errado, cruel e egoísta. Ainda é errado. E ainda insistem na mentira.

O tempo certo é aquele que a pessoa sente que é. Não importa se surge aos 16 se aos 26 ou 36, ou 46.

Se me lês agora e estás com dúvidas, digo-te já: Corre atrás. 
Se quem amas diz o contrário, não acredites. As coisas não acontecem nas nossas vidas como a fantasia faz-mos crer. Não existem parentes ricos que milagrosamente falecem dando-te uma mansão ou um país para governares. Nenhum principe encantado milionário vai se engraçar por ti. Não vais acabar os estudos e começar logo a ter uma boa vida. Seja o que for que pretendes, corre atrás. Ninguém te dá nada e os que estão mais próximos de ti muitas vezes dizem querer o teu bem mas só te fazem mal. 

A todos os que te quiserem cortar as asas - grita NÃO!

E voa. 


2 comentários:

  1. Um texto doloroso e imagino que te tenha custado muito.
    Nunca por nunca e em tempos de ditadura deixei que me cortassem as asas, fiz o mesmo às filhas e agora escuto os netos e conselhos poucos.
    Os verdadeiros pais querem sempre o melhor para os filhos e vão dando-lhes tudo o que pretendem e abençoados aqueles que sabem dizer "NÃO".
    Força garota e como dizia o meu falecido pai "arriba, arriba".
    Um enorme abraço sem retóricas moralistas

    ResponderEliminar
  2. Pois eu também não. Juro que se um dia me tornar uma milionária excêntrica lhe compro um lugar para viver sozinha.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!