quinta-feira, 8 de abril de 2021

A minha colega de casa, M.

 Ela entra na cozinha ja a me dizer para fechar a porta quando cozinho. Porque o cheiro chega-lhe ao quarto. 

Tambem EU sinto o cheiro de todas as comidas confeccionadas pelos outros. Mas especialmente as dela. Que faz tudo ao maximo: lume ao maximo, forno a 200 graus...

Quando ela cozinha - sem fechar a porta, a casa inteira fede por dias. Se fizer peixe entao.... 48h depois ainda se faz sentir.

So o nariz dela nao consegue captar.  Alias, o nariz dela so capta os odores dos outros e e espantosamente desligado para os seus. 

Tenho a porta das traseiras aberta, que fica mesmo em frente ao fogao. Coisa que nenhum deles faz quando se poe a cozinhar. Uma brisa fresca invade o espaco, assim como o som dos passaros a cantar. Dando a divisao uma frescura e serenidade raras. A senhora da limpeza acabou de sair e deixou o chao molhado.  Pelo que mantive aberta a porta que separa o corredor depois dela sair, para secar o chao rapidamente.

Sabia que ia cozinhar sem grandes odores. Fiz figado e mal dava para sentir. Este daqui nao fede. Alias coloquei duas folhas de louro e o aroma que se sentia na altura, era esse. Tinha acabado decme deliciar com a constatação. Uma maravilha aromatica. Lume no minimo, frigideira mantida tapada...  brisa fresca a ser soprada pela porta. Era quase como estar ao ar livre. Ate cozinhei a cantarolar.

Mas tudo incomoda a M. por isso nao me surpreendeu que a primeira coisa que fizesse fosse me dar uma reprimenda. É o que faz sempre. Fez o mesmo quando coloquei uma pizza no forno e tirei-a ao final de 12 minutos, fechando o forno de seguida. O cheiro era normal. Tenue aroma a pizza. Mas ela entrou por ali a dentro a fazer uma careta, abanou a mao em frente do nariz contorcido, dizendo que cheirava a comida e mostrando descontentamento. 

Como cozinhar sem criar  cheiro? Pouco aroma consigo. Sem fedor intenso, gorduroso, também. Mas nenhum cheiro?

Ela espera isso dos outros.

E faz o oposto.

Ontem ouviu-me sair do quarto para ir a cozinha. Abri o frigorifico e precisei remover coisas da frente para chegar atras. Nisto ela aparece e diz:

- quero usar o frigorifico. Podes sair?

Desviei-me e ela avançou na prateleira com as coisas dela. Nisto comeca a remover artigos da frente e  pousa-Los noutros lugares - que era o que eu estava a fazer.

O que a faz pensar que tem prioridade sober mim? Sobre todos? As suas necessidades sao mais urgentes que as dos restantes? Ditam as regras da boa educacao e etiqueta que se deve esperar a vez. Se cheguei primeiro e foi ela que me seguiu ate  cozinha, devia esperar eu terminar. 

Tanta urgencia para fazer o mesmo que eu e demorar mais tempo nisso!  Quando se afastou - esquecendo de arrumar a manteiga no lugar (tive de ser eu) perguntei se tinha terminado. Respondeu que sim.

 Alcancei o que ia buscar, voltei a colocar as coisas no lugar e num piscar de olhos regressei ao quarto.

Mas ela achou que o certo era a sua necessidade se sobrepor à minha.

Esta é a M. É preciso muita tranquilidade para lidar com o espirito de porco que tem. Sempre revoltada, insatisfeita e com reclamacoes a fazer sobre todos. Modestia a parte, sou a pessoa certa para alguem como ela. FICO tranquila nas situacoes mais absurdas e mesmo quando estou irrequieta ou a explodir, mantenho uma postura educada e na linha do dialogo.

Mas estas situacoes que surgem diariamente sao desgastantes. Consomem uma pessoa.

Logo de seguida ela lança-se a maquina de lavar roupa. Que encontra trancada. Pega numa faca que esta a secar no secador e faz por  enfiar na ranhura da porta. Reclama. Pega noutra faca maior e de laminate fragil e tenta forcar a abertura.

Digo-lhe para nao fazer aquilo, porque uma colega de outra casa danificou a maquina por forcar a abertura da porta. Para alem disso, o mais certo era nao conseguir nada para alem de perfurar a borracha que impede a agua de cair. O mais certo era a lamina partir-se e ela estragar a faca do rapaz ou a faca da casa - sim, porque sei que nao alcancaria uma sua. Alem de poder se magoar a serio e furar um olho.  


É super impaciente e intempestiva. 

Comecou logo a acusar outros de danificarem a maquina. Como tinha um pano no interior, ela logo partiu para essa conclusao. Que e a que tira sempre. 

Acho que o rapaz, que ja mostrou malicia o suficiente, e bem capaz de saber qual o botao que trava a maquina e assim sabe que vai causar dissabores a quem  tentar usar. Acredito que o tenha feito, porque todos os dias, desde o mes de fevereiro, ele liga intencionalmente a ventoinha do WC de baixo do meu quarto - uma que so faz barulho e me impede de dormir. Ja pedi a todos para a desligarem se a precisarem de a ligar. So ele a liga e so ele sai do WC deixando-a sempre ligada. Faz isto todos os dias. E sempre depois de me sentir a chegar do trabalho e assim que subo para dormir. Todos os dias. Nao importa a hora. Ja cheguei a casa em varios horarios diferentes num intervalo de ate 4 horas. Ele sempre liga o ruido depois de eu chegar e subir para descansar.  Todas as manhas subo e espero que ele se afaste para entao ser EU a DESLIGAR  o ruido que se faz ouvir e sentir no meu quarto com um zumbido tipo frigorifico e uma vibracao. Sons vibratorios de alta frequencia impedem-me de adormecer e tambem me despertam se estiver a dormir.

Ele é malicioso para isso. E ontem usou a maquina de lavar assim que cheguei e às 7h da manha comecou a falar alto pelo WhatsApp enquanto percorria a casa inteira. Sem respeito ou consideracao pelos que querem descansar. Tambem e outra coisa que comecou a fazer intencionalmente. Para incomodar em especial a M. E depois vai fumar erva no quarto empestiando a casa inteira ou perto da porta da cozinha, caso eu esteja a preparar algo para comer.


Sugeri a M. que desligasse e voltasse a ligar a maquina. Ela, impanciente, quis resultados imediatos. Mas a porta so abre apos 1m. Sugeri que desligasse na tomada. Talvez fosse preciso remover a maquina. Entao tive uma ideia melhor: colocar a maquina a lavar no ciclo mais curto para depois a abrir. Resultou. 

Ela tirou os panos do interior onde tambem encontrou material para fazer mortalhas e um pedaco de folha de aluminio. Soubemos de imediato quem era o responsavel.

Ela quase danificou um electrodomestico essencial e dispendioso com a sua intempestividade. Se nao sou eu... ela ja danificou muita coisa pela casa. A forma como a porta do frigorifico deixou de fechar selando o frio no interior, o autoclismo, a saboneteira de louca que ela partiu ao pedacos, os cabos de ambos os piaças, o botao vermelho da torneira do chuveiro. Temo pelo uso que da ao novo aspirador.

Tomara que o que disse hoje a senhora da limpeza-  que me deixou de boca aberta sem reaccao, seja verdade. E se va embora.

Mas nao foi isso que me chocou. Foi outra coisa. Que Irei contar depois. 

8 comentários:

  1. Não estará a senhora doente a precisar de ajuda especializada?
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Espero pelo próximo texto.

    ps: (Para tirar odores da casa após cozinhar, colocar um limão cortado ao meio num tacho com água e canela. Deixar ferver até a casa ficar a cheirar a canela.)
    -
    A vida tem sonhos que vão partir ...
    -
    Beijos, e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália Ferreira! Bom dia. Também dá resultado pôr, em vez do limão, amaciador da roupa. Cumprimentos
      Ana Maria

      Eliminar
  3. Bom dia portuguesinha!
    Tenho andado um pouco ausente do seu blog por motivos de saúde que me deitaram um pouco abaixo psicologicamente mas isso agora não interessa nada!😊
    Quando li que a M. continua a fazer das suas não pude deixar de comentar.
    Qualquer pessoa minimamente normal sabe que a comida ao ser cozinhada deixa SEMPRE mais ou menos cheiro!Faça como diz a Cidália Ferreira ou,em vez de limão, pode pôr um pouco de amaciador da roupa na água e deixar ferver lentamente enquanto cozinha.
    Pode ser que assim se queixe do bom cheiro!😂
    Cara portuguesinha, acho que ela é mesmo assim complicada e o melhor é "rezar" para que ela vá embora depressa mas que não venha outro/outra pior!
    Cumprimentos e cuide-se
    Ana Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana Maria. Lamento saber que pasdpu por momentos complicados. Sinto tristeza por a saber doente mas espero que ja esteja melhor. A saude e o nosso precioso tesouro.

      Ela seria bem capaz de se queixar fos npns cheiros também 🤣🤣. Mas o rapaz é pior. Ou os dois sao iguais. Se transformaram/revelaram ser pessoas que se prestam a estes actos mesquinhos so para incomodar os outros. Releva-se uma vez, duas, por se edperar wue sejam acyos intempestivos sem repeticoes constantes. Nunca quando agem sempre assim. E preciso engolir muitos dissabores nesta condicao de dividir casa. Ela e ele so falam da boca para fora. Ambos tem um sentimento de direitos exacerbado. De TODOS so eu trabalho e nesta zona..quando estavam a trabalhar ambos apanhavam o comboio pars o emprego. Mesmo assim.nao querem sair daqui. Acham que merecem mais e estão a tentar expulsar os outros com estas attitudes. So causam miseria e ninguem e feliz vivendo assim.
      Confio em Deus para me guiar e fazer de sua justica.
      Cuidem-se tambem. Bjs

      Eliminar
  4. Fico a aguardar o próximo post.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!