domingo, 1 de novembro de 2020

Feliz dia das bruxas ou dos mortos?s

 Com a passagem do tempo e as mudanças na tradicao, não sei bem que nome dar a esta data. Se o cristao se o pagao.

Aqui no Reino Unido as lojas ja estao cheias de coisas de Natal por isso nao surpreende que tambem de halloween. Mas sao artigos que causam tristeza. Tudo reciclado do ano anterior. Nada ou pouco e recente. Nao se encontra mais a variedade de outrora. 

Por esta noite passada ter sido de lua azul (nada a ver com a cor significa que o mes teve duas luas cheias) vou optar por desejar feliz dia das bruxas!

Mas o que quero e que me descrevam aqui o que costumava ser a tradicao em Portugal nesta data. Como a passavam voces?




6 comentários:

  1. Hoje dia 1 é dia de Todos os Santos. Dia das Bruxas foi ontem 31 e dia dos defuntos é amanhã dia 2, Aqui em Portugal é assim, muito embora as pessoas vão aos cemitérios no dia 1 por ser feriado e dia 2 dia de trabalho, a menos claro que calhe num domingo.
    Pelo menos aqui é, na Inglaterra não sei.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elvira. Precisava me situar o meu cerebro ja baralhava tudo. Pretendia fazer o post no dia 31 mas nao deu tempo.

      Algo sobre o pao-por-deus ocorria na noite de 31 para 1?

      Abraço

      Eliminar
    2. Aqui na minha zona era mesmo no dia 1. As crianças saíam de porta em porta pedir o pão por Deus. Meus pais eram muito pobres, vivíamos na base da sopa, feita com as coisas que o quintal dava, e pão com margarina, e às vezes banha de porco que a minha mãe salpicava com açúcar para lhe alterar o gosto. Então este dia era uma festa, pois trazíamos sempre para casa, frutas, bolachas, e outras guloseimas que não víamos o ano inteiro.
      Abraço, saúde e bom domingo

      Eliminar
    3. Como as coisas mudam, não é Elvira? Na sua juventude a fruta era algo raro. Sempre imaginei que alguém pobre nesse tempo, recebia por caridade ou por acto cristão, uma ajuda de alguém menos pobre. Ou então surripiava uma peça de fruta diretamente da árvore de alguém mais afortunado.
      Por um lado muita coisa melhorou. Por outro, perdeu-se o valor real das bençãos que se tem.

      Um abraço e muita saude.

      Eliminar
  2. O Halloween é uma espécie de carnaval temático de outono. Não há muito por onde inovar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém que pensa como eu! Eu adoro o carnaval pela alegria e boa disposição que representa. Nunca gozei o Carnaval a sério. Nem nunca brinquei ao Halloween. Pelo que sinto que me falta vivenciar este tipo de alegria.

      E sinceramente... não é fantástico ter uns dias no ano em que se pode brincar? Acho que as pessoas não sabem valorizar essa dádiva. Agora com o Covid, tudo está tão tristonho, cinzento, receoso... que falta faz um pouco de alegria, diversão!

      Abraço e saude

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!