sábado, 14 de novembro de 2020

Dia da Bondade e natureza humana

Sexta-feira, dia 13 de Novembro, foi o dia internacional da bondade. 

Foi tambem nesse dia que me vi acomedida para fazer um post sobre o comportamento das pessoas perante o virus Covid19.

Fala-se em bondade. Mas nao se demostra.

Bondade nao é falar gentil, dizer bom dia e boa noite. Vejo falta de bondade quando vejo pessoas dentro dos supermercados sem usarem mascaras no rosto. Vejo falta de bondade quando me deparo com ajuntamento de pessoas nas ruas, nenhuma com mascaras no rosto, quando o governo decretou o recolhimento obrigatorio. Vejo falta de bondade quando estou no autocarro onde um individuo senta-se no banco atras de mim, estando o autocarro vazio. Ou quando alguem poe a máscara no queixo para poder mastigar à vontade.  E quando saio desse transporte, encontro a passagem bloqueada por tres pessoas que estao a falar a vontade sem o uso de mascara. Nao da para passar por elas nem com 20cm de distancia, quanto mais 2m.

Fala-se de bondade mas nesta situação de Virus versus Pessoas, o grande vilão nao e o Covid.

O virus esta a fazer o seu papel. So quer sobreviver. Reproduzir-se. E é um viruszinho da treta. Morre com agua e sabão!! Bastam 20 segundos para o matar. A sua força está em ser um melga do caraças, que se transmite com facilidade. Mas ainda assim, lavas as maos, usas mascaras e pronto: atrapalhas logo os planos do Covid-Corona em existir em ti.

Então se é tão simples, porquê os casos estão a aumentar? Porque esta o virus a ganhar esta luta, conseguindo o que mais quer?

Mantem 2m de distancia e tapa a boca!

É o que te pedem. 

Custa tanto assim?

Preferias que te pedissem para nao ficares em casa, para te recrutarem como soldado para uma guerra distante e desses o corpo as balas?

Máscara abandonada na rua 
(foto dia 12 de Novembro)

Parece que mais depressa as pessoas estão mentalmente formatadas para isso do que para usar água com sabão. Ficarem sentadas no sofa a ver netflix o dia todo sem ir trabalhar mas ganhar salário á mesma? O pedido que sempre fizeram a Deus. Agora que por meios estranhos o desejo foi concedido, saem as ruas com a criançada para ver montras e passear entre multidões de sem e com máscaras de protecção.

Enquanto a postura for essa, estamos a enterrar a economia, a cavar um buraco tão fundo que nos vai tornar dependentes da ajuda de terceiros, a condenar-nos a nos mesmos e aos nossos filhos a carencia de emprego e à falta de auxilio e cuidados médicos.

Não me falem de bondade. 

Mostrem-na.  






  

1 comentário:

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!