sábado, 17 de agosto de 2019

Louça descriminada?


Faz uma semana que o "novo" inquilino limpou a cozinha. E uma semana que, tendo-o feito sem remover a louça do suporte para secar, tirei-a eu, feliz por poder contribuir para a aparência "clean" com que a divisão ficou. 

Mas durou pouco tempo, porque nesse mesmo dia em que removi e arrumei todos os talheres, pratos, taças, copos, as flutes de champanhe utilizadas pelo rapaz, o descacador de legumes e a cafeteira, outra louça regressou ao mesmo lugar. O fogão estava sujo com manchas e salpicos e uma frigideira ficou por limpar dentro do lava-louças.

Mas o que mais estranhei foi ver no suporte, entre outra louça, um prato concavo, mais um pratinho. Não é louça que habitualmente os outros usem, preferem pratos rasos. Já eu, que uso o microondas quase em exclusividade, uso esses, geralmente, para não sujar nada, um  em baixo e outro em cima, a servir de "tampa". O "novo" inquilino viu-me a praticar esse hábito nesse mesmo dia, pela hora de almoço, naquela que foi a minha primeira refeição da semana feita em casa. O que não viu foi que lavei, deixei secar e arrumei esses pratos e toda a louça de seguida. 

Por isso, a presença de DOIS pratos concavos, na madrugada seguinte, um grande outro pequeno, deixados em cima do tampo da mesa, ao lado do suporte para secar louça, incomodou-me. Pergunto-me qual a razão pela qual alguém os colocou à parte. O armário dos pratos fica mesmo ao lado do lavatório, nem é preciso sair do lugar. É só pegar na louça à direita, e arrumá-la à esquerda. Pareceu-me que aquilo foi deixado ali propositadamente. Como que a indicar que "pertencem" a outra pessoa e a insinuar que essa pessoa é que tem de os arrumar no sítio correcto. 

No suporte foi deixado outras louças e ainda havia espaço para aqueles pratos. É como se não quisessem "misturas" e quisessem sublinhar que na casa praticam o "nosso" e o "teu". Vi que só havia um prato de cada a secar no suporte, nessa noite. Para quê então, por de lado dois de cada no dia seguinte? E mais nada... nem um copo, nem um prato raso. Só dois côncavos, um grande outro menor, isolados e descriminados...  Tsc, tsc, tsc...   :D

E após uma semana de uso da cozinha, (eu só lá vou beber água e tirar coisas do frigorífico ao sair de madrugada para o emprego) os pratos côncavos ainda ali estão. Ninguém os arruma. 

Depois de usarem a casa para dormir e comer, "piram-se" misteriosamente e pela calada. Quase sempre, quando confrontados com uma situação, alegam ausência física, suportada pela profissão que os faz distanciarem-se por quilómetros, para outros países, por um dia ou apenas umas horas.

Mas as curtas ausências, por mais distantes que possam ser, em nada os iliba se o contributo enquanto aqui estão é "usar e deixar para outros arrumar". Se vêm um dia para sujar e ficam fora três, então vão-se lixar, que são porcos há mesma! O facto de o serem por um dia ou uma hora, diferença alguma faz. É suposto limpar-se o fogão após cada utilização, não usar e deixar sujo para outros limparem. Epá, limpa a tua merda! É tão simples quanto isso. 

Get it? 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!