terça-feira, 28 de agosto de 2018

Trivialidades sociais


A internet avisa-me que a mãe de Cristiano Ronaldo fez um transplante. Foi a palavra TRANSPLANTE que primeiro chamou a atenção. Pareceu grave. Mas afinal foi uma intervenção estética no rosto, segundo o Jornal da Madeira, cujo título dado à notícia surge num misto de "quero dar a entender que escrevo num português erudito" misturado com falta de objectividade e muito amadorismo.

Conteúdo útil? Nenhum dos links que visitei a dar a mesma notícia tinha qualquer conteúdo, quanto mais de utilidade.

Todos fizeram referência que foi algo que ela partilhou nas redes sociais, junto com uma foto e um agradecimento à clínica que providenciou as suas nova... sobrancelhas. Sim, porque o procedimento estético ao "rosto" afinal, foi transplante às sobrancelhas.

Quando entendi isso decidi ler a notícia por pensar que ia encontrar algo útil, como saber como se procede um transplante de sobracelhas no sentido de descobrir de onde vem a FONTE dadora. Sobrancelhas, que eu saiba, não são plantadas em vaso. Então, de onde vêm? Seria ÚTIL, verdadeiramente útil se a comunicação social que transforma este tipo de coisa em notícia, aproveitasse a deixa para explicar um procedimento estético. Ainda que fosse em troca de patrocínio! Ao menos seria algo ÚTIL, não uma FUTILIDADE.

Que eu tenha conhecimento - mas posso estar equivocada, nenhum transplante fulicular pode acontecer entre indivíduos diferentes. Portanto, a palavra "transplante" tem um sentido bem diferente daquele dado a outros tipos de transplantes, como o de órgãos. Este tipo de transplante, tem sempre de ser de alguém para outro alguém, e existir compatibilidade. 

Nos procedimentos estéticos, o "transplante" nunca é de fora para dentro, nunca vem de um dador externo para um outro indivíduo. É no próprio corpo que têm de ser colectados os elementos "transplantados". Queria entender isso e esperava que a futilidade da notícia, ao ser divulgada, servisse esse propósito INFORMATIVO.

Mas qual quê. Tenho a leve impressão que têm de remover cabelo para colocar no lugar da sobrancelha. Mas como o pêlo cresce diferente e tem cumprimentos diferentes, pode sair algo inspirado num Frankenstein. 

Mas posso estar equivocada e já terem surgido outros métodos que permitem que o pêlo transplantado não tenha de ser aparado e consiga ter a mesma curvatura e direcção de crescimento que os originais. O que sei é que esta "notícia" não trouxe qualquer esclarecimento. E nem sei porquê as clínicas se oferecem para fazer estes procedimentos. Vou ousar dizer que a Dolores não pagou pelo procedimento e fê-lo de graça, em troca de mencionar o nome da clínica. Se pagou por ele, muito bem. Mas se aproveitou a fama para fazer isto à borla, é algo que só é possível porque as clínicas e as empresas são burras e pensam que a divulgação do seu nome através de uma figura pública lhes vai trazer mais rendimentos do que apresentar a conta no final dos serviços prestados. 

Talvez antigamente... quando essa "publicidade" vinha acompanhada de uma discrição do procedimento, o nome do médico cirurgião e toda uma enjoativa publicidade disfarçada de notícia. 

Não sinto falta dessas...
Mas sinto falta de informação.


3 comentários:

  1. Que notícia extraordinária!!
    Mudou o meu dia.
    Quiçá a minha vida :)))

    ResponderEliminar
  2. De volta, terminadas que estão as férias, passo a cumprimentar os amigos. Espero que esteja tudo bem consigo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Uns aninhos atrás era "normal" tirar todo o pêlo da sobrancelha e fazer um risco. A moda pegou durante uns tempos mas agora parece que o normal é ter sobrancelha grossa tipo a Cara Delevigne.
    Não sei de onde veio o transplante. Será que agora andam a tirar sobrancelhas dos mortos? É que se for tirado de uma qualquer zona do corpo, o resultado não vai correr bem e ainda confundem a Dolores com o Chewbacca ahahaha

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!