segunda-feira, 23 de julho de 2018

Puré de batata nunca sabe o que batata é


Hoje deu-me para epifanias. 


E a analogia do dia é:

Puré de batata versus batata.



Há pessoas que são puré de batata. E olham para ti e vêm puré de batata. A diferença é que podes ser puré de batata hoje, mas já foste uma batata no passado. Enquanto que elas, desconhecem o que é ser batata, vieram directamente do laboratório onde foram processadas sintéticamente e nasceram já em flocos de um material parecido à batata que, quando misturado com um líquido, transforma-se em pasta, puré.

A diferença é brutal. O puré de laboratório nunca conheceu o ser batata. Não conhece o gosto puro e natural de ser batata. Não sabe o prazer que é desenvolver-se em batata, cheirar o cheiro da terra, ser cobiçada e desejada. Toda a sua vida gira em torno da artificialidade de um laboratório. Riem e menosprezam os purés que vieram da batata pura. E olham com inveja para as batatas que desejam emular.


Entenderam alguma coisa? 
Ehhe.


-----------

Noutra nota para o dia de hoje, navegando pela net descobri isto aqui: químico perigoso

O tal do BPA (Bisfenol A) parece ser um criminoso eficaz que está presente por toda a parte. Hoje é este o descoberto. Amanhã qual será?

Vivemos rodeados por venenos, consumimos venenos, tocamos em veneno, respiramos veneno. Como podemos ser ou nos manter saudáveis se nos lavamos com substâncias químicas cancerígenas? 




O BPA está presente em ELEVADA PERCENTAGEM em todo o talão de recibo térmico. Ou seja: TODOS. Porque os antigos de papel e tinta foram substituídos pelos térmicos. E assim cada vez que se toca nestes papéis (cuja tinta desaparece em pouco tempo) estamos a absorver por contacto uma ELEVADA PERCENTAGEM de uma substância muito perigosa para o organismo, cancerígena, capaz de matar, causar infertilidade e problemas hormonais.


Ao que parece já existem um rolos em papel cuja publicidade diz ser 100% livre de BPA.... Mas por acaso você sabe que rolo está no interior da máquina do seu supermercado?

Fica o aviso: da próxima vez que for às compras, deixe o recibo para trás.

Ah, as delícias da vida moderna!



Portuguesinha

5 comentários:

  1. Eu prefiro, de longe, o puré de batata... de batata mesmo, cozida, esmagada e levada ao lume brando com leite, manteiga e uma pitada de noz-moscada! Mas confesso que já usei batata em flocos, com indicação de que era batata liofilizada. Fará mal? De qualquer modo, evito-a!
    Quanto ao talãozinho... confesso a minha santa ignorância e agradeço o conselho.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Humm... eu cá gosto de batatas mas nunca gostei do puré de batata. Prefiro o autentico, o prazer de mastigar e saber o que estou a comer.
    Na vida é assim também. É melhor digerir a verdade nua e crua (e por vezes difícil de engolir) do que aceitar uma mentira fácil e embelezada.

    ResponderEliminar
  3. Quantas mais porcarias dessas andamos a comer sem saber??

    ResponderEliminar
  4. Faz anos que deixei de consumir produtos industrializados na cozinha. Procuro, ao máximo, fazer tudo em casa. Mas essa dica do papelzinho, francamente não sabia. Obrigada pelo aviso. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Essa do papel... é que me apanhou de surpresa!...
    Grata por partilhares, essa preciosa dica!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!