segunda-feira, 21 de março de 2016

Ainda sobre o dia do Pai - no facebook

O que reparei neste dia de pai que se celebrou no dia 18?
As redes sociais ficaram cheias de fotografias... de pais. Pais expostos pelas esposas, que, tendo filhos menores ou maiorzinhos, decidem comunicar ao mundo que ele é pai. E não um qualquer, mas o delas, o seu, o melhor.

Depois foi com algum espanto que observei também muitas publicações em que o tom foi mais negativo. Frases como "Parabéns a todos os pais que o sabem ser" ou "Gerar filhos é fácil, ser pai é que não é para qualquer um!" - publicado por um homem que, desta forma, dá a entender que está do lado dos "bons" ao mesmo tempo que está a passar um juízo de valor sobre os restantes. E depois ainda tem as divorciadas/separadas ou o que for, que também decidem deixar uma farpa. Oh! As heroínas!


Exemplo 
Bom, talvez seja eu que sou retrógrada. Mas garanto-vos: Não gostei de nenhuma destas mensagens e dizeres. Tudo bem, todos nós sabemos: tanto homens como mulheres há os que não cumprem o seu papel nada bem. Mas porra! É o dia deles. Custa deixá-lo passar sem virem com moralidades?


11 comentários:

  1. Dia 19 e não 18.
    O dia do pai, tal como outros dias, foi objecto do consumismo desenfreado.
    Assim se desviam as pessoas do fundamental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiz confusão com outro número mas sei que é a 19 :) Erro feito, agora vai ficar assim, porque na vida também não podemos voltar atrás e apagá-los, no blogue alguns também devem ficar.

      Eu não percebo o dia assim mas é bem capaz de ter toda a razão, dada a quantidade de pessoas que vi no shopping - umas a falar «do pai» enquanto passeavam as vistas. E a inundação de crianças que por lá andavam, parecendo baratas tontas, a entrar e a sair de lojas.

      Esta sociedade ainda irá inventar mais consumismo para outros «dias de». É esperar para ver o que trás o futuro. Não me surpreenderia se «o dia do animal» fosse o próximo a ganhar essa projecção consumista exagerada. Abç

      Eliminar
  2. É difícil não dizer qualquer coisa do género quando temos todos os dias notícias de pais que maltratam os filhos directa ou indirectamente, pois o pai que bate na mulher na frente dos filhos, está também a maltratá-los.
    Daí a minha mensagem "desejo a todos vós homens, família, amigos e conhecidos, que sabem honrar e cumprir a sagrada missão de serem pais, um dia cheio de amor e alegria. Feliz dia."
    E porque estou de partida para umas curtas férias, desejo uma Feliz Páscoa.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não estava mentalmente a incluir a sua quando me fundamentei para escrever este post. Talvez devesse mas a forma como a escreveu parece-me franca e sem indiretas para alguém em particular. Não senti o mesmo com as outras.

      Nas outras parece que as pessoas estão a fazer referência a elas mesmas, às suas vidas, aos seus dramas, usando como pretexto o dia do Pai.

      Se no dia da mãe vierem com mensagens a desejar um feliz dia, exceptuando para as que usam um auricular no ouvido enquanto estão a ser entrevistadas pela TV... penso que também vou achar desnecessário. Sabemos como diz, quase todos os dias pelos jornais. Vamos reservar um para o espírito da coisa :) Por outro lado, também entendo a reinvendicação, o dia dar vontade de recordar outras realidades.. Mas sem vaidades pessoais ou indiretas mesquinhas e moralistas...

      Obrigada, desejo-lhe uma excelente Páscoa!
      Abraço

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Verdade. Por vezes até eu, que definitivamente sou um «sol» fico mais para o amargo :D :D

      PS: Aliás, num tom mais sério, acho que muitas pessoas positivas de bem acabam assim, já que o positivo atrai o negativo.

      Boa Páscoa

      Eliminar
  4. Por acaso também acho isso de mau tom. Se a pessoa não se dá com o pai, mais vale deixar a data passar em branco do que usar esse tipo de bocas. Enfim, é a juventude que temos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só a juventude... Até acho que são mais os adultos, cujas dores estão vivas e cristalizadas. Eu fiz o post e comecei a explicar porquê é difícil encontrar uma lembrança para o pai. Mas depois achei desajustado, demasiado longo e já a fugir da celebração. Fiquei-me pela referência da revista. Caso contrário ia parecer que estava a querer nomear ou a colocar defeitos e não era esse o meu objectivo. Claro que todos sabem: todos temos defeitos e pais perfeitos não existem. Mas é escusado, em determinados contextos, estar a evidenciá-lo. Torna-se mais uma vaidade pessoal (pobre de mim que não tive o que muitos tiveram) ou vaidade em exibir os rostos como se fossem realizações pessoais, troféus, para não ficarem aquém de outro qualquer.

      Boa Semana de Páscoa!

      Eliminar
  5. Essa de celebrar o Dia do Pai (e outros semelhantes) no Facebook também não vai comigo.
    Falámos que isso é que é importante.
    Ainda que um esteja em Portugal e o outro em Macau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como deve saber Pedro, também não sou de expor sentimentos reais e trocá-los por manifestações de apreço nas redes sociais.

      Até a típica chamada telefónica usada somente para «descartar» a data como se fosse uma pedra no sapato, me incomoda.

      Mas as redes sociais não são tão más assim e quando usadas para facilitar a comunicação, são uma dádiva :D

      Se uma mensagem for privada penso que é diferente a deixá-la à vista de todos, para que possam escrutiná-la.

      No seu caso... As redes facilitam a comunicação entre quem está distante. O chat do facebook é maravilhoso :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Não é chat, é video-chamada. Foi um erro :) Só usei umas vezes mas foi agradável. Economiza em chamadas e permite uma comunicação de maior proximidade, com percepção visual.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!