sexta-feira, 2 de julho de 2021

Foram os franceses?

Como é que apanhamos o hábito de comer caracóis?
Como os franceses?

Terá esta tradição começado no tempo das invasões napoleónicas?


Passeava pelo quintal quando vi um CARACOL. 
Talvez morto, no meio da relva, após esta ter sido cortada. Nunca em cinco anos de Reino Unido, alguma vez avistei caracóis. Dizia mesmo: «isso não existe aqui».

Comi caracóis há duas semanas. Foi a primeira vez em muitos e muitos anos. Aconteceu durante a estada em Portugal, claro. Porque aqui em Inglaterra, eles não existem como iguaria culinária. E se mencionar a prática a alguém, tenho a certeza que não lhes cai bem.

Assim como não cai bem a nós, Portugueses, quando sabemos que alguém noutro canto do planeta tem o hábito de consumir larvas e insectos. Nós também torcemos o nariz a muitos petiscos estrangeiros. Blhac! Sentimos aversão... 



Mas comemos caracóis e caracoletas. Que basicamente são "larvas" com casca.
Também nos alimentamos de outras coisas de consistência suspeita. Como por exemplo ostras (delícia!) e outros frutos do fundo do mar. São manjares de consistência e origem invulgar. E o camarão? Já reflectiram de onde vem o camarão? Que tipo de animal é? Sabem que gatafunha nos fundos dos oceanos a comer porcarias? E nós os comemos com as "tripas", que contém o seu "cócó" ahahahah!

Ver aquele caracol no meio do mato trouxe-me recordações de infância. E senti vontade de ir apanhá-los no meio das canas e ervas altas, enfiá-los num saco e chegar a casa toda contente com a apanha. Vê-los a serem lavados e deixa-dos a repousar em água durante a noite, tapados por uma tampa de tacho. E no dia seguinte era provável encontrar uns tantos "fugitivos", uns mais adiantados outros acabados de sair do recipiente, que durante a noite lá conseguiam escapar. 

Deixei de os comer há muitos anos não por deixar de gostar, mas porque um dia mirei-os de frente quando ia para colocar um na boca e vi um rosto. Uns olhos e uma boca. Pus de lado e já não deu para mim.  
Faz muitos anos. Talvez vinte. 



Agora não me importaria de reviver aquela experiência de menina e confeccionar uns caracóis para amigos que nunca provaram e têm relutância em tal coisa! 

E vocês?
É coisa que vos atrai?

6 comentários:

  1. Escargots.
    Mais bien sur, j'aime bien les escargots.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Já provei mas não gosto de todo. Quanto às larvas e insectos e ou gafanhotos comi bastantes na minha terra e confecionados num "quimbo" quando visitava a família de um colega meu. Não os sei preparar.
    Também comia búzios que apanhávamos na praia e fazíamos em cima de uma chapa com brasas, já para não falar nas ostras que adoro e cá são vendidas a peso de ouro.

    Beijos e saúde

    ResponderEliminar
  3. Não gosto nada de caracóis :)
    -
    Nem todas as palavras são de amor
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Confesso que... adoro caracóis. Comer larvas e/ou outros bichinhos análogos é simplesmente uma questão de hábito. Os caracóis são lesmas com casa própria. Será que comíamos lesmas sem casa?
    .
    Bom fim de semana … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Adoro caracóis.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto nem desgosto de caracóis. E sim, é tudo uma questão de hábito. Penso, contudo, que aos 48 anos, j´qa não vou conseguir habituar-me às novas proteínas. Beijo grande e que esteja tudo mais tranquilo. Dividir uma casa não é fácil nem quando somos família nuclear, quanto mais com estranhos.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!