segunda-feira, 22 de março de 2021

Vergonha de ser Portuguesa

 Por norma sinto-me bem por ter nascido portuguesa. Nao direi orgulho, porque nao sou uma pessoa orgulhosa. Sinto que nasci num bom pais, com tradicao,  historia e bons costumes. Mas ha alturas em que essa condicao nos envergonha.

Cada vez que o cidadao portugues precisa dos servicos prestados pelo Estado.

Desilusao.

Vergonha. Pesar. Tristeza.

Um pais que devia ser avançado, com uma democracia avançada para a idade e que repousa numa nacao ha mais de 500 anos independente...

😨🤮

Mas que, contudo, ainda nao sabe prestar o atendimento mais basico no servico ao publico.


É semelhante a ter um filho que nos desilude. Doi e desaponta de uma maneira muito pugente.  Atinge-nos no DNA.

Dito isto, partilho convosco que preciso renovar o passaporte. Assunto que estou a tratar desde Janeiro. E ainda nao obtive uma solucao.  Alias, ainda nao obtive uma resposta direta a questoes simples. Como por exemplo: "como faco para agendar uma marcacao?".

Quando um servico publico FALHA nisto, falha em tudo. Isto é básico. O nivel de dificuldade da questao e quase nulo. Nao ha o que justifique a ausencia de uma resposta.

Eles respondem... pescadinha de rabo na boca.  SEMPRE. 

Faças o que fizeres, queiras saber que informacao for. Das sempre 100 voltas e segues 100 caminhos indicados 100 vezes. Só para voltar ao ponto de partida. Com a certeza de que esgotaste todas as opcoes.

É vergonhoso ser-se Portugues.

Estando agora no estrangeiro e precisando mais do profissionalismo dos representantes do meu pais, cada falha basica como esta é como um punhal direto no coracao, indicando que nao sou filha de uma nacao tao fantastica quanto isso.

O que a nossa classe politica presta ao cidadao é vergonhoso. 

Sinto-me em luto.

LUTO por Portugal.





6 comentários:

  1. Como eu a compreendo. Só quem nunca precisou de algo da função pública é que não sabe o que custa obter esse algo.

    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Tens de agendar online, através deste site: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/agendamento-online-de-atos-consulares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada caliope. Segui o link e reparei que ja o tinha consultado. Prestei mais atencao e segui o processo passo a passo. Chega a parte da calendarizacao e e preciso escolher, DENTRO DE OPCOES FORNECIDAS, QUAL o acto desejado. Em nenhum surge renovacao de passaporte. Restrita e especifica EXATAMENTE as opcoes disponiveis. Mesmo tentando escooter as abragentes. Posso pedir a cidadania portuguesa (lol) e pedir um numero de contribuinte. Mas nao posso fazer uma marcacao no intuito de renovar o passaporte.

      Se quiseres podes simular no site e ver no que da. Quando comecei a insistir nisto nao fui so EU a tentar. Acabei por pedir a alguem em Portugal para se deslocar a uma loja do cidadao a ver se havia alguma informacao. Tive pessoas a ligarem para numeros de telefone, a escrever emails....

      Voltei a escrever ao consulado que respondeu da mesma forma estilizada e nada informativa para os detalhes que forneci. Voltei a enviar informacao- que nao sei se sera aceite- porque nao me respondem as perguntas especificas.

      Tem uma maquina automatica a fazer o trabalho e tudo o que esta faz e ceuzar os dados e actualizar o tempo de espera para a renovacao do passaporte em caso de NAO URGENCIA. esta agora para NOVEMBRO. Ja o dito caducou. E sem ele nao posso viajar, o Reino Unido jamais reconheceu o cartao de cidadao e agora que saiu da EU este deixa de ser valido para esse fim
      Se calhar ate FICO ilegal no pais, pois nao possuo identificacao valida. Eles so aceitam passaporte. Ou um documento deles, como carta de conducao- que nao tenho.

      Ha muita coisa em risco, muita incerteza e pouca determinacao ou demonstracao de saber, agilidade e sabedoria por parte de quem nos representa e devia auxiliar no estrangeiro.

      Usei o link para me registar no consulado. Fiz tudo ate o final mas fiquei sem saber se foi validado ou nao. Nao surge qualquer mensagem para o efeito.

      As vezes aqui no UK estw tipo de mensagem aparece logo. Uma pessoa ate fica na duvida se e verdade. Mas algo sempre confirma o sucesso de um contacto/operacao.

      Luto.😥

      Obrigada beijinhos

      Eliminar
    2. Foi através desse link que renovei tanto o meu CC como o meu passaporte (mas ambos já há ano e meio / dois anos). E teve de ser tudo marcado através deste sítio, ao telefone não dava...

      Boa sorte!

      Eliminar
  3. Não tenho queixas aqui em Macau.
    Muito fácil e rápido.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Compreendo perfeitamente o que dizes, Portuguesinha. Portugal não anda, vai andando... mas, não tenho vergonha de ser portuguesa, tenho sim vergonha dos nossos governantes, da nossa máquina burocrática que emperra tudo e muitas mais pessoas que fazem parte deste marasmo que é permanente e que é trabalhado para assim o ser. É importante ter um povo "analfabeto". Ainda continuamos, de forma dissimulada, com o Deus, Pátria e Família, infelizmente!

    Temos uma história riquíssima que deveria ser trabalhada e superada (costumo dizer que D. Afonso Henriques, deve andar às voltas no túmulo), mas em tantos séculos, continuamos no "lesser faire"...

    Um abraço e que consigas rapidamente o teu objectivo.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!