quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Uma presidenta e um Papa negro??

 


E ainda nao tivemos um Papa Negro NEM uma presidenta. Pelo menos nao nos EUA ou mesmo Portugal. 

O desejo dos Jeffersons em ter um presidente americano negro já aconteceu. Mas a presidenta desejada por Gloria... essa sabe-se lá se e quando.

É a descriminação mais duradoura, aquela que atravessa todos os progressos e persiste em se manter viva nos parametros mais tradicionais algures em paises que nao concedem há mulher nem o direito de voto e o seu valor e considerado inferior ao de um animal.

Desde o tempo do homem das cavernas até agora, a descriminação ao sexo feminino é, sem duvida, a que mais persiste. 

Gays foram aceites, fazem desfiles nas ruas, expoem os seus afectos, sao retratados com carinho pela ficção, já chegaram à presidencia de muitos paises (EUA) ainda que de forma nao assumida. Estao por todo o lado, assumidos. Mas caso apareça uma lesbica... entra aqui um tanto de preconceito por o genero ser o feminino. Elas nao estao representadas em tantas vertentes como os gays. Quase nao aparecem na ficcao e se aparecerem, e para satisfazer a libido de um homem ou tem relaccoes toxicas e tragicas ou entao sao o casal mais normal e feliz que é quase impossivel de acreditar. O que tambem nao abona a favor da realidade. E ela é: somos todos iguais.

Desde que esta serie foi feita, há precisamente  50 anos, muitos progressos foram feitos. E tambem alguns retrocessos. 

O mais flagrante é que, hoje em dia, esta serie nao seria permitida. É terrível saber que 50 anos depois, todo este dialogo é CENSURADO.

 Nenhum branco pode dizer "negro" e o termo exigido é Afro-americano. Caso contrario, cai o ceu e a trindade e o resultado quase sempre e perder o emprego, a casa e ser oscratizado. Uma violencia em troca de violencias passadas ha 500 anos com a escravatura africana. 

Basta lembrar o exemplo de OJ Simpson que assassinou selvagicamente a ex -mulher (e um amigo dela que veio ao seu socorro) degolando-a e deixando-a a sangrar na entrada da casa, com os filhos do ex casal a dormir acima do sangue da mae morta.

O julgamento nao foi sobre os assassinatos. Mas sobre OJ e o facto de ele ser negro. E por ser negro, foi absolvido. E a populacao negra celebrou com euforia nas ruas. Celebrou um assassino sair impune de um crime horrivel e compactou com a extrema injustica que foi feita a Nicole e ao seu amigo.

Recuos e avanços. Passos demasiado pequenos. Nao acham?








2 comentários:

  1. E se lhe dissesse que quem produzia aquela fabulosa série era um tio da minha mulher?
    Uncle Bob Bowen, Republicano, com as trombinhas do Clinton.
    Um gajo super porreiro.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente. Uma serie tem muitos produtores. O criador Norman Lear ainda é vivo. Gostava de lhe colocar umas perguntinhas... é intemporal ainda hoje bate certo com a realidade. Alem de ser como um peephole para as singularidades da vida aquando e apos administração Nixon. Tem mais autenticidade nesses pequeno momentos que em muitos filmes. Ponho-me a imaginar quem seriam os AUTORES dos dialogos de cada personagem. Na altura dava-se pouco credito a quem da as palavras aos personagens.Bfds

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!