segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Prometido é devido - CC

Por engano, carreguei na palavra Estatísticas, ao invés de Comentários do blogger. Surgiu um quadro que gosto de espreitar mas ao qual nunca vou: posts recentemente lidos. Vai que me surpreendi por um ser de 2013. Fui lê-lo. E como o prometido é devido e nele escrevi que dali a cinco anos contaria como estava quando voltasse a renovar o cartão de Cidadão, aqui estou, a cumprir a promessa. (Curiosos? Leiam o post aqui).

Então cá vão as respostas a algumas das questões:


1) Tenho cabelos brancos?
- Não como temi. Tenho os mesmos que há cinco anos: não os vejo. Por uma casualidade por vezes aparece um, quase louro... ou será branco? Continuo assim cinco anos passados.

2) Ainda tenho cabelo ou uso peruca por estar careca?
- Ainda tenho cabelo. Mas muito menos, nota-se. Se já me queixava na altura do tão pouco que era, pode sempre ficar pior... E essa consciência ensina-me que o pior está sempre para vir. Para o ano será pior, e o seguinte, e o seguinte. Se uso peruca? Não. Mas espero ser uma velhinha corajosa que não tenha medo de as usar. A moda já não aceita perucas, por isso espero poder continuar a ser fiel a mim e se me apetecer ter de volta um cabelo volumoso, que enquadre o meu rosto e que não dê muito trabalho de manutenção, que não seja o receio da rejeição social que mo impeça, ahah.

3) Rugas?
-Andam por cá. Ainda discretas em fotos. Mas pior que as rugas é uma coisa chamada elasticidade da pele. Façam de tudo para a manter!

4) E como foi tirar o cartão de Cidadão cinco anos depois?
- Foi mais caro. Mas igualmente rapido. Não marquei hora, fui logo cedo para a fila de abertura. Nem 30 minutos de espera. Voltei a tirar fotografia, desta vez com o cabelo composto. Mas não estava segura - tinha um novo penteado e ainda não sabia como o usar. Acabei por deixar tudo solto e parecido ao que estava quando saí do cabeleireiro. Não gostei. Além de não ficar bem (composta versus a "descabelada" de cabelo apanhado da foto anterior) não era eu. Seria se tivesse colocado o cabelo atrás das orelhas e empurrado a franja da testa.

Aquelas máquinas até são generosas. Não apanham grandes detalhes. Estão-se nas tintas para o aspecto, querem é as tuas feições bem registadas.


Conclusão: Seja você no momento de tirar fotografias. Não há como sair errado



E vocês? O que vos acontece quando precisam renovar este documento?

Agora só daqui a 10 anos.
Sabiam disso?



Mas nem pretendo fazer outro post sobre "como vou estar na próxima renovação do cartão?" porque... Não faz sentido. 

E estarei então na casa dos 50, não posso ser jovem como nos 30, nem o meu corpo se manterá fértil, capaz de gerar vida dentro de si. Essas dúvidas existênciais fazem mais sentido no final dos 30.

4 comentários:

  1. Está a chamar velho a quem tem 54 anos?
    Sou um jovem!! :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No seu caso, não tenho a menor dúvida :)
      É um jovem e continue assim.

      Se eu serei jovem? Tomara! ;)
      Mulheres envelhecem mais cedo.

      Eliminar
  2. Ai nem me fales nessa desgraça! Também vou ter de renovar o meu até janeiro mas acho que vou antecipar-me para o mês que vem...
    Sim, sei que agora vão durar 10 anos mas bolas, lembro-me perfeitamente de tê-lo renovado hà 5 anos atrás como se tivesse sido ontem (eu e o problema do tempo).

    Pois... a minha queda de cabelo está pior também. Não sei se vou usar peruca algum dia mas já pensei fazer como a Britney Spears ou a Sinead O'Conner e passar a maquina zero. O problema é depois ter de lidar com os olhares de choque das pessoas que associam a falta de cabelo a uma doença cancerosa e depois vêm fazer perguntas...

    Ainda me lembro da escandaleira que foi quando cortei o cabelo pelos ombros e as pessoas pensaram que eu tinha enlouquecido por ter cortado os meus lindos cabelos longos! ahahaha

    Ah! quanto ao terem vindo ao teu post de 2013... confesso que fui eu ahahahah
    E tudo por causa de ter escrito qualquer coisa como "usar oculos ou não na foto do cartão do cidadão" ahahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai que giro, ahaha!
      Finalmente descubro alguém que veio cá por um post antigo. Gosto de ser de utilidade ;)

      Então é assim: podes tirar fotografia com óculos, sempre foi possível. O único motivo pelo qual te pedem para tirar é porque muitas lentes causam reflexo e eles precisam de ter a leitura biométrica dos teus olhos.

      Esta informação foi-me voluntariada por um funcionário agora quando o fui renovar. 100% segura :)

      Não é que já pensei o mesmo sobre rapar o cabelo? Igualzinho! E também como tu, só não o fiz porque não queria que saltassem para conclusões precipitadas mas muito comuns. Homem pode ter cabeça rapada mas mulher só rapa por causa da "doença". Até por sinal de respeito, não queria que confundissem as coisas. Se bem que à as ondas de solidariedade... ainda assim, o motivo é sempre associado à doença.

      Também me lembro de ter renovado o cartão de cidadão "ontem", não és só tu. Achei totalmente desnecessário ter de o fazer novamente. Ainda me lembrava de todo o procedimento, da máquina, do lugar, de tudo... não podiam ter-se passado cinco anos.

      A dica que te dou para ficares bem na foto é: sê tu própria. Não te esqueças :)

      Um abraço.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!