quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Proibição de entrada a menores de 14 anos em restaurante


Aconteceu na Alemanha. E o caso está a dividir opiniões. Uns dizem que o proprietário tomou uma decisão correcta e, claro, as instituições pela defensa da "igualdade" vêm dizer que é descriminação.


Pessoalmente entendo e concordo.
Não se escandalizem.



Mas sou da opinião que se perdeu noção de como ter maneiras em certos lugares públicos. Se eu vou a um restaurante, posso esperar alguma animação, de minha parte, da parte de mesas à minha volta, mas não ruído e distúrbios.



Hoje em dia é muito comum ter mais do segundo, do que do primeiro. Qualquer restaurante pode parecer uma esplanada do MacDonalds num domingo à tarde, após uma sessão de cinema infantil. 


A educação cívica que os pais pararam de saber como incutir às crianças tem de regressar. Não digo que se deva punir as crianças, mas faz parte de se ser pai ou mãe ensiná-las a comportarem-se em lugares públicos, de acordo com alguns requisitos mínimos.

Por um exemplo que tenho na família indirecta sei que há pais que não se importam com isso. À mesa, os petizes fazem o que bem lhes apetece. E se não lhes apetece ficar sentados na mesa, isso também não tem importância. É uma confusão... como se estivessem na privacidade dos seus lares, não num lugar público. 

Porquê haveria eu de sair da minha casa, para passar um serão agradável num restaurante, em sossego, na companhia de alguém agradável, para ter de aguentar os gritos e choros de variados petizes? 

Há que ter bom senso.
A liberdade e igualdade trás muita coisa boa - mas não pode atirar pela janela as responsabilidades e os deveres cívicos.


5 comentários:

  1. Não é por proibições que passa a solução.
    Educação, educação, quais proibições??

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. já algum tempo que deixei de frequentar restaurantes, optei por frequentar tascas e saborear seus bons petiscos, as mesas são colectivas e toda a gente fala com toda a gente, uma das tascas que frequento, trás para mesa a panela da comida que é o prato do dia, as pessoa servem-se quantas vezes quiser, é comida caseira e saborosa, come-se calmamente sem barulhos incomodativos, restaurantes "para mim"fazem parte do passado.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  3. Um restaurante pode sempre ter duas salas, por exemplo. Não concordo a 100% pois um dia vou querer ser mãe e levar o meu bebé comigo mas sabe-me bem ter um jantar tranquilo :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Concordo com essa decisão e a culpa é da má educação dos pais, sim!
    Tudo começou com a ideia dos pais quererem ser amigos em vez de educadores. Amigos eles têm na escola. Em casa precisa de educação e regras para saber comportar-se em sociedade.

    ResponderEliminar
  5. Sempre fui muito rigorosa com a educação que dei aos meus filhos!
    E também nunca gostei de javardos nos restaurantes... nem em lado nenhum!
    E quando berram com quem falam ao telemóvel no comboio?!
    As criancinhas só precisam de ter pais educados para lhes seguirem o exemplo. Isso é que está a falhar e, infelizmente, "esses" pais não dão conta!
    Este tema dava pano para mangas!...

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!