terça-feira, 8 de maio de 2018

Eurofestival apuramento das canções - agradam ou desagradam?


Após espreitar as canções apuradas para a final da Eurovisão, posso dizer que excluo de imediato a Croácia, Bulgária, Estonia.

A Bielarusia também. A música até tem partes giras mas o artista não a segura. Principalmente no início. Tem voz grossa mas quando tem de cantar num tom mais baixo nota-se que não tem boa voz. Pena.

Epá, não gosta da música de Israel. Nem do aparato e da intérprete. Vi outras coisas delas e percebi que só faz o que apresentou. E não acho mesmo nada de especial. É até irritante. A todos os níveis.



A Lituânia tem o que falta à Biellarusia: uma intérprete com mais capacidade vocal. A melodia é como a Portuguesa: não vai muito longe e aposta na emoção, na mensagem e na interpretação. A nossa é melhor.

No meio disto tudo a República Checa com o seu Justin Bieber acaba por soar mais agradável do que supus.
A da Irlanda também é bonita.


A da filândia é pastilha elástica. Música eletrónica de batuque sem nada de novo ou especial, com uma interpretação nada de especial e uma staging horrível e exagerado.


A da Austria não é nada de especial, no meu entender. Faltam coisas e a voz dele não é grande coisa. Nas partes mais lentas nota-se falta de potência e melodia. E o staging é estranho e desnecessário. Faz lembrar Gospel mas não tem NADA de nada... é só um tipo a gritar com um coro de Oh, ohs. E o mais estranho é que ele surge numa plataforma super elevada e o coro são silhuetas que ficam debaixo desse palco. A meio da canção o palco desce ao nível do chão e o cantor põe-se a tentar dançar e andar e cantar ao mesmo tempo. A impressão que dá é que o coro foi ESMAGADO pelo palco, ahahah. Ele simplesmente remove-se do palco mas continua a soar. Muuuuioto mal feito.



Gosto da Albânia. Da interpretação e da voz. A melodia em si não me prende mas reconheço muita riqueza, variedade na composição, diversidade, nesta canção muito mais do que em qualquer outra apresentada. De todos, é de longe o intérprete que mostra possuir um MAIOR ALCANCE VOCAL.
O que ele nos dá com a sua voz é fantástico.


Eu teria colocado nos escolhidos a Bélgica por, comparada a outras, achar superior e por uma questão de que a intérprete não começa bem mas depois dá um bom desenvolvimento (embora em palco seja muito morta quando em comparação com o videoclip e a gravação em estúdio).

Mas as escolhidas foram:

  • Austria: Nobody But You by Cesár Sampson
  • Estonia: La Forza by Elina Nechayeva
  • Cyprus: Fuego by Eleni Foureira
  • Lithuania: When We’re Old by Ieva Zasimauskaitė
  • Israel: TOY by Netta
  • Czech Republic: Lie To Me by Mikolas Josef
  • Bulgaria: Bones by EQUINOX
  • Albania: Mall by Eugent Bushpepa
  • Filândia: Monsters by Saara Aalto
  • Finland: Ireland: Together by Ryan O'Shaughnessy

A juntar-se a estas estarão as canções de Portugal e os GRANDE CINCO: Alemanhã, Espanha, França, Inglaterra e Itália. 

Portugal é automaticamente apurado por ser o afitrião e os outros "pagaram" mais e por isso, têm direito perpétuo (enquanto contribuirem mais) a ir diretamente para a final. 










4 comentários:

  1. Vi o Festival. Como não sei inglês não entra na minha apreciação o poema ou a mensagem da canção. mas sim o que gosto de ouvir ou não. E gostei muito da Irlanda.
    Da nossa continuo a não gostar. Tenho muita pena, é a nossa e isso devia ser o suficiente para gostar dela, mas quanto mais a oiço menos gosto. Exatamente o contrário do ano passado que gostei imenso à primeira, e quanto mais ouvia mais gostava.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei da República Checa, as outras sinceramente não me cativaram..
    Beijinhos,
    https://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Nem sei o que é pior: Portugal em ultimo ou a vitoria da musica da galinha. É tudo demasiado mau para ser verdade.
    A musica de Israel é uma parvoice sem fim e não consigo compreender como alguem consegue gostar de tal coisa. Curioso... as musicas que eu não dava nada por elas ficaram nos primeiros lugares (Israel e Chipre) mas ao menos a do Chipre ainda consegue ser menos irritante (e a rapariga tem um cabelo espetacular). Quanto à musica portuguesa nada de espantar. Eu já achava que ia ficar em ultimo mesmo mas podia ser surpreendida como aconteceu o ano passado com a do Salvador. Este ano não me enganei e sempre que a oiço gosto cada vez menos.
    A minha preferida era a da Ucrania mas acabou em 17º. A da Austria também não era má e a da Irlanda seria boa noutro contexto que não uma eurovisão.

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!