quarta-feira, 21 de junho de 2017

A noção de que somos todos irmãos


É na tragédia que se percebe o quanto o mundo é pequeno.´

A morte de tantos inocentes no incêndio em Pedrogão sensibilizou de imediato o país inteiro e os portugueses a viver no estrangeiro. 

Saiu um apelo nas redes sociais por informações de famílias desaparecidas. 

É uma tragédia que nos afeta a todos. 
Se pensamos que alguém que não conhecemos diretamente não nos é nada, estamos enganados. Vim a descobrir, por intermédio da quantidade de pessoas surpreendidas, que tantos que conhecemos isoladamente conhecem direto ou indiretamente um teu familiar. Todos interagimos uns com os outros. Efeito borboleta...

A morte trágica que está a abalar familiares meus, que tem a mesma ressonância em tantas outras famílias, serviu para perceber o quanto eram amados por colegas, amigos, família. Serviu para saber que a prima da cunhada conhecia a mãe da vítima... E que a ex-colega do emprego tem um irmão que trabalhava e convivia com a outra vítima... Serviu para saber que as empresas onde trabalhavam ofereceram ajuda, serviu para entender que nos unimos em momentos como este. 

O mundo é assim: tão pequeno.
Todos se conhecem... 
E no entanto, estamos sempre tão sós...

2 comentários:

  1. Atualizei a leitura amiga. Não tenho andado com muita disposição para visitas virtuais, peço desculpa. Tenho familiares a viver no caminho do fogo. Felizmente embora o fogo tenha passado perto, as suas casas nada sofreram, e estão tão bem quanto podem estar, pessoas que viram vizinhos e amigos morrerem e julgaram a determinada altura que estavam a viver o dia do Juízo Final.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que esteja tudo bem consigo, Elvira.
      Li algures um comentário seu - julgo que no blogue do Pedro - onde mencionou que tem conhecidos na zona mas felizmente nada lhes aconteceu. Fiquei contente, chega de calamidades.

      É claro que ninguém consegue ficar indiferente e esta tragédia, mais ainda para quem a viveu de perto, temeu ser apanhado por ela e soube que outros foram. Minha família neste instante está de luto. Tive familiares que padeceram no incêndio - estavam só de passagem! Nem eram da zona. É uma tragédia que vai ficar na memória.
      Abraço e melhoras - emocionais e psicológicas, pois estamos todos abalados com o sucedido.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!