segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Fiquei surpresa...


Tomei uma decisão: avisei o emprego que provavelmente não ia aparecer amanhã às 7am para trabalhar, por me encontrar doente. Foi a PRIMEIRA VEZ em toda a minha vida de trabalhadora.

Estou sozinha num país estrangeiro. Cuidar de mim passou a ter mais importância pois, em caso de necessidade, não terei ninguém á minha volta para me acorrer. E decerto não será o chefe que irá fazer canja e cuidar de mim enquanto estiver doente.

Então, pela primeira vez, como disse, avisei que estava doente e que provavelmente iria faltar um dia. Como sempre os contactei por email, decidi voltar a fazê-lo. Mas achei que poderiam duvidar de mim, achar que estava a mentir. Então decidi pegar no telemóvel e fazer um curto vídeo onde explico que tenho andado doente e estou a tentar curar-me a tempo para ir trabalhar. Faço o vídeo e anexo-o à mensagem. Também já havia anexado vídeos antes, aquando um problema de acesso à base de dados online. Portanto, não fiz nada que não tivesse feito antes.

Uma hora após tomar o comprimido para a constipação, toca o telefone estrangeiro. Atendo e reconheço de imediato a voz. É a minha «chefe». Ela põe em causa eu estar doente porque - imaginem, eu havia pedido para começar a semana com um dia de folga. Nunca sei os meus horários com antecedência. Trabalho por turnos e só sei a que horas uns 2 ou 3 dias antes da mudança da semana. Por vezes estou de folga e tenho de ir propositadamente descobrir quando vou trabalhar... 

E como havia pedido para a semana começar com um dia de folga - coisa que foi rejeitada, ela logo deduziu que eu estava a mentir. "Tu pediste este dia e agora telefonas a dizer que estás doente".

PAGA O JUSTO PELO PECADOR - disse-me uma pessoa ao telefone, após lhe contar a história. Acho que acertou na muche. Como já contei aqui várias vezes, eu já fiquei doente noutras ocasiões e sempre optei por ir trabalhar à mesma. Até que o meu corpo não aguentou mais a falta de descanso e meteu-me na cama à força.

Mas agora, além de mais velha, o que significa uma saúde mais fragilizada, mais sábia e, espero, a aprender com os erros do passado, estou também sozinha. O trabalho que faço é puramente físico. E os meus joelhos nem tinham forças para descer os degraus das escadas cá de casa... Como aqui valorizam (ou dizem que valorizam) a saúde e o bem estar dos empregados, não contava que a reacção da «chefe» fosse suspeitar que estou a mentir.

Nunca minto quando se trata de saúde. Sou péssima a mentir, acho que isso vê-se na minha cara, por isso não sou grande praticante. A razão porque lhe pedi o dia, foi porque este seguia-se à folga e eu precisava descansar. Porquê? Porque meteram-me a trabalhar 11 dias seguidos, sem folgas, e nas anteriores, deram-me apenas UM dia para folgar. Após uma semana de mais de 9h de trabalho diário. Ou seja: andam a sobrecarregar-me e o meu corpo começou a dar sinais de que precisava descansar....

Por isso pedi o dia. Ela recusou mas deu-me 2 dias de folga a meio da semana, o que achei ainda melhor, pois a minha prioridade antes mesmo de ficar doente, é usar um desses dias de folga para tratar de descobrir como ir a um médico aqui no UK.

Todos dizem que é super fácil e que conseguem tudo sem grandes despesas.Mas não foi isso que encontrei no meu caso. A primeira ida ao centro médico local deparei-me com um cenário pior que em portugal. NÃO ESTAMOS A ACEITAR MAIS PACIENTES- diziam os cartazes espalhados por toda a parte. AS RECEPCIONISTAS NÃO SÃO CULPADAS PELA FALTA DE MÉDICOS, QUALQUER PESSOA QUE CAUSAR DISTÚRBIOS SERÁ EXPULSA - diziam outros tantos.

E como não estavam a aceitar mais pessoas, deram-me um nº de telefone para ligar e me inscrever, depois disso enviaram-me uma carta dizendo qual era o outro centro de saúde ao qual podia ir. Um que fica a UMA HORA de distância de autocarro de pouca frequência!| Numa outra localidade, bem longe. Ora, para isso prefiro ir a londres, que também fica a uma hora daqui!

No aspecto da saúde, dei-me muito mal por cá. Fui logo parar a um sítio sem nada para oferecer. 
Preciso urgentemente de fazer análises ao sangue. Só isso... tirem-me sangue e mandem analizar. E para tal tenho de me enfiar num bus e viajar uma hora??

Mas estou no UK ou na china??

PS: Ninguém gosta desta chefe, que é francesa de nacionalidade, porque ela fala de uma maneira que faz com que os outros pareçam estar sempre em falta. Além disso, ela não resolve a maioria dos assuntos de sua competência, diz que são transferíveis para os seus «subalternos», não é pontual com os próprios horários, combina coisas e deixa as pessoas penduradas ou combina a contar que outra faça o trabalho e nem a avisa. Portanto não me preocupa assim tanto que ela possa ter deduzido o que deduziu. Provavelmente, como é sempre o caso, estava a falar por experiência própria... 

10 comentários:

  1. Costuma-se dizer que o bom julgador por si se julga.
    Um abraço e rápidas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha ouvido essa expressão, Elvira. Mas foi o que quis dizer. E explica também o facto de eu estar quase sempre a descobrir, com espanto, que algumas pessoas não agem como eu agiria eheheh.
      Obrigada pelos votos de melhoras, já estou a melhorar :)

      Eliminar
  2. Espero que consigas resolver todas essas situações da melhor maneira possível e principalmente que esteja tudo bem com a tua saúde! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a melhorar, obrigada. Já descobri a origem do problema: correntes de ar frias no interior do quarto. Ao entrar senti algo frio atingir-me nas costas e comecei logo a tossir... Que sina a minha, constipar-me dentro de casa. lol. Mas tal talvez não tivesse acontecido se não estivesse já algo fragilizada.

      Mas já encontrei uma solução/desenrasque. Irei pendurar cortinados.

      Eliminar
  3. Estive vários anos a trabalhar em Inglaterra (Norwich) e o que descreves não me surpreende mesmo nada...

    ResponderEliminar
  4. Que situação tão desagradável!...
    As melhoras rápidas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até fiz um video a contar que estava doente para poderem ver a minha cara e escutar a tosse... Porque sei que há pessoas que ligam e se fazem passar por doentes ao telefone com muita classe. vai uma pessoa realmente doente avisar e recebem a notícia com desconfiança. Paga o justo pelo pecador eheh. Daqui a algumas horas (5h lol) já vou ter de estar de pé rumo ao emprego. Só lamento ter recuperado um bom bocado pelas 21h, pois as pálpebras dos meus olhos pareciam ter o triplo do tamanho! Não dá para fingir uma cara inchada, pois não??

      Obrigada! Abraços.

      Eliminar
  5. A dar razão ao que se diz - "Os chefes são como as nuvens. Quando desaparecem o dia fica lindo!"
    Bom Ano de 2017!

    ResponderEliminar
  6. Que porcaria isso... :(
    As melhoras.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!