quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Conseguirei ler livros?

 

Uma das consequências secundárias do sofrimento devido à paixonite - (já lá vão três anos!) foi inesperado e incompreensível: deixei de ler livros


Não sei como uma coisa pode estar ligada à outra e jamais, em toda a minha vida, achei que podia cair nessa categoria. Mas aconteceu. Durante a "doença do P" (chamemos-lhe assim) continuei a pegar nos livros mas não os conseguia ler. Lia linhas, frases, parágrafos, páginas e capítulos de livros mas a história não conseguia se sobrepor à narrativa que não abandonava o meu pensamento. Insistência causava-me súbitos picos de dor, por existirem palavras e descrições que reavivavam memórias. 

Tive de os colocar de lado. 

Desde então já tentei pegar neles mas não é mais o mesmo. Algo desapareceu. Coloco-os de lado com intenção de regressar e nunca regresso. Considero esta realidade uma significativa perda para a minha pessoa. Mais ainda sendo sozinha. Gosto de ler desde menina, desde que aprendi a juntar as letras e descobrir seu significado. Ficava deitada de barriga no chão, com uma pilha de livros à esquerda e outra à direita. Passava horas a ler, por vezes o dia inteiro, e foram momentos muito bem passados. O prazer que os livros me proporcionam foi algo que sempre surpreendeu quem me rodeava. (Já estão a ver o tipo de pessoas que me rodeiam). Incluindo o P. Ficou muito surpreso. Mas gostou. Admirou. 

E agora não os leio mais!

Não consigo entender porquê. Mas não quero ir contra. O que quer que seja que se perdeu, quero que volte naturalmente, sem ser forçado. 

Tenho outra explicação que poderá influenciar esta realidade. Parece-me que, para esta específica necessidade que é a leitura em papel, já não consigo usar os olhos tão bem quanto antes. Sei que preciso de óculos com alguma graduação mas quando os tentei usar pareceram-me terríveis e não usá-los pareceu-me melhor. Para quem usou óculos todos os dias da sua vida desde a infância até a maturidade dos 25 anos, também me surpreende essa rejeição. Se fosse novamente miopia talvez conseguisse lidar bem com isso, porque me foi tão familiar. Mas é outra coisa, que requer lentes bi-focais e é uma chatice. Contudo, o que me aborrece com a minha visão não é nem miopia nem vista cansada ou má visão. É a "névoa" e os "mosquitos". Sempre tive uma visão do mundo através de um astigmatismo. Por vezes gostava de lavar a vista para ver se, como acontece quando se lava um vidro ou uma lente, a sujidade sai e fica-se a ver bem. Mas para esta específica condição ocular - todos os especialistas me dizem, não há "nada a fazer". 

E eu a achar que hoje em dia, em que se faz de tudo em medicina, implantes inclusive, já não houvesse nada que não tivesse arranjo. 

Talvez esta mudança na visão seja a razão pela qual os livros, anteriormente muito apreciados, lidos e relidos, são agora duas pilhas de papel que guardo a um canto.

Nem sabia mas, há três anos, estava a perder não um, mas dois amores



4 comentários:

  1. Revi-me nas tuas palavras e hoje com tanta procupação vou lendo mas nada parecido com o passado.
    Uso óculos desde os seis anos e o astigmatismo vai piorando com a idade.
    As linhas e ou mosquitos como dizes, no meu caso acontece quando há muito sol e sobretudo quando vejo o mar. Dito pelo oftalmologista que é normal por ter os olhos claros castanhos esverdeados. Faço sempre a revisão e uso óculos com as três graduações. Em breve irei porque faz cinco anos e as malditas máscaras embaciavam sempre a lente do olho direito obrigado a mais esforço. Andei sem ela e a coisa melhorou. Quando vou ao hospital e ou clinica volta a máscara e sucede-me o mesmo. Algo que previne uma coisa,faz mal a outra. Nunca usei máscara a conduzir!
    Isso passa porque a PDI é tramada:))))
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que disse uma verdade que se aplica a muita coisa: o que previne uma coisa, faz mal a outra.

      Pensamos sempre que só faz bem. Mas a verdade é que transforma. E essas transformações podem-se dar a muitos níveis.

      Vem-me agora à lembrança as vacinas para o Covid. Tomei duas. Nunca tomei reforços. Porque algumas consequências de algo cujo efeito nem sei se existe, foram desagradáveis e podem ter afectado o meu organismo de forma definitiva.
      Obrigada por comentares!
      Fica bem.
      Bjs

      Eliminar
  2. A minha mãe melhorou do estigmatismo não usando sempre óculos e um seu primo que os usava sempre piorou; uma das minhas irmãs que também adora ler passou para os audio-books

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!