sábado, 22 de outubro de 2022

Palavras que tocam emoções

 

Pensei que já estava imune às palavras. Ao efeito que me causam. 

Eram tantas no vocabulário. A doença de à três anos deixou-me sensível a uma lista enorme delas. Tais como Denim, pêssego. Avistar certas coisas também gerava igual sofrimento: barras energéticas de cereais, aquela tira plástica que se descola das embalagens de frutos secos para que voltem a selar, vozes graves, um certo nome - coisas. Os meus cinco sentidos estavam todos fragilizados, por terem sido todos despertos ao rubo e sofrido um genocídio emocional. 

Pela visão, pela audição, cheiro, tacto e paladar - tudo, a qualquer instante, podia despoletar emoções. 

Há uns meses vinha aqui escrever uma lista enorme de palavras que já podia ouvir pronunciar sem que me trouxessem lembranças ou emoções. Ah, que é tão bom, estar "curada!". "Só" demorou uns três anos... coisa pouca. Ou, se calhar, como não foi pouco, não foi embora depressa.

Mas talvez existam sempre resíduos. Que ficam sempre para trás. E despertam quando bem lhes apetece. Um desses foi este, ontem. 



Mas já não dói... quase nada. 

3 comentários:

  1. Há quem diga que o tempo é um excelente médico. Cura tudo.
    Abraço saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
  2. Uma amiga disse-me que era preciso desmistificar palavras e lugares, indo lá, que a 1ª vez seria mais difícil, a 2ª um pouco menos e por ai adiante...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto. É preciso lhes dar novos significados. Basicamente, fazer como diz a rlvira: dar tempo ao tempo.

      Eliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!