quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Será que sei comer?

 

Quando era criança lembro-me perfeitamente da minha mae a tirar-me o garfo da mao e a ser ela a empurrar com o garfo grandes pedaços de comida no prato e a enfiar-me na boca.

-"Vá. Despacha-te! Demoras tanto tempo!"

-"Va. mastiga! Engole!"- e empurrava mais comida pela minha goela a baixo.

- " Mas mãe, eu já tenho a boca cheia. Da-me tempo para mastigar!"

- "come e cala-te".

Mais tarde o criticismo evoluiu para: "és sempre a ultima! Todos os outros ja acabaram de comer so tu é que ainda estas aí.  Vá! Despacha-te. Estamos todos à tua espera!". Em adulta o comportamento alterou-se para: "não esperamos por ti". Ainda eu estava a saborear a refeição, ja eles iam para a sobremesa e depois levantavam-se e deixavam-me sozinha. 

Não me considero lenta a comer. Acho que eles é que eram capazes de ser rápidos demais. Se hoje sofro de ar no intestino, li que tal pode dever-se a uma prática errada de mastigação. Como por exemplo, não mastigar o número de vezes suficiente. Visto que fui educada "mastigar rápido, engolir e calar" - percebo agora que posso ter crescido sem ter realmente aprendido a comer como se deve.


6 comentários:

  1. Detesto comer em correria.
    Degustar a comida é o oposto.
    Bfds

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que disse é comum a milhões de pessoas que, em bebés, eram assim tratados. Eu fui um deles.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A percentagem é assim tão elevada? Desconhecia. Pobres de nós... nossos pais vinham dessa educação e reproduziam-na.

      Eliminar
  3. Sinceramente também não sei comer... Lool e, sou muito assim!:))
    .
    Um medo que assombra a alma
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Nunca pratiquei com as filhas o que fizeram comigo e muito menos com as netas. Eu como rápido:) e como porque tenho de viver já que não é um prazer estar a saborear lentamente etc, etc.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Partilhe as suas experiências e sinta-se aliviado!